- Veja o que fazer em Sea Point e entenda por que aquele bairro faz tanto sucesso entre os turistas e intercambistas brasileiros
- Localizado entre a Signal Hill e o mar, Sea Point é o bairro queridinho dos estudantes brasileiros
Devolvi a bicicleta na estação da Up Cycles e fui até a mureta para tirar fotos das ondas arrebentando junto à piscina pública. Nos momentos de calmaria, reparei que havia alguém ali perto conversando em português. Normal, é Sea Point. Um dos mais flagrantes pedacinhos de Brasil na Cidade do Cabo.
A presença de uma escola de inglês bem popular entre nossos compatriotas ajuda a explicar esse tanto de verde e amarelo no bairro localizado a 10 minutos do Centro. Aquela região reúne opções de lazer ao ar livre, transporte (várias paradas do ônibus MyCiti), comércio, gastronomia e um dos melhores pores do sol da cidade.
O que fazer em Sea Point: Lazer
Sea Point Promenade
Para quem gosta de atividades ao ar livre, a boa é partir para o Sea Point Promenade. O calçadão se estende até Three Anchor Bay e Mouille Point, quase no V&A Waterfront.
É possível caminhar, correr, passear de bicicleta. Nos dias de mar bravo, cuidado para não tomar um banho. Ou não. E não se esqueça de contemplar a Lion’s Head.
Se quiser ficar pelo gramado, é bom checar se você está na área de pouso da turma do paragliding. Eles costumam chegar na altura do hotel Winchester Mansions. Caso se interesse pela aventura, é possível contratar o passeio ali mesmo.
Aluguel de bicicleta
A Up Cycles conta com uma base junto à piscina pública de Sea Point. Você pode alugar sua bicicleta e devolvê-la ali ou em qualquer estação da empresa.
Para detalhes como preços do aluguel, confira o post sobre o aluguel de bicicletas na Cidade do Cabo
Piscina pública/Sea Point Pavilion
A faixa de areia ali por Sea Point não é lá tão legal para banhistas. Para compensar, o bairro tem um complexo de piscinas públicas junto ao calçadão. O acesso é pago e o local conta com banheiros e vestiários.
Fotografando
Outra marca de Sea Point é a presença de obras de arte espalhadas pelo calçadão. A instalação mais conhecida é a “Perceiving Freedom”, conhecida pelos brasileiros como os “óculos do Mandela”. Trata-se de uma espécie de Ray-Ban virado para a Robben Island, onde ficava a prisão na qual o ex-presidente cumpriu parte de sua pena.
A autoria é do artista e arquiteto Michael Elion, mesmo criador do “coração de Camps Bay”, localizado em frente ao Café Caprice.
Pôr do sol em Sea Point
O fim de tarde em Sea Point é especial. Tanto que as embarcações dos sunset cruises se posicionam perto daquele trecho da orla durante o pôr do sol.
Golfinhos
Sim, o passeio de caiaque da Atlantic Outlook parte do Waterfront, mas leia pacientemente o resto do parágrafo, caro(a) leitor(a). O Instagram dessa empresa fundada por um ex-atleta olímpico inglês é repleto de imagens de encontros com golfinhos perto de Sea Point. Por isso, será uma prioridade numa próxima viagem. Estava nos planos em novembro/2018, mas não deu tempo.
O que fazer em Sea Point: Compras
O comércio é um dos pontos fortes de Sea Point. A Main Road e a Regent Road são repletos de vendinhas, supermercados e lojas de bebidas (as liquor stores). Os principais mercados são Shoprite, Pick n Pay e Checkers. No último, por sinal, há uma central de venda de ingressos para eventos. E ele fica em um minishopping que conta com estacionamento e uma loja da Cellucity, onde compro acessórios de celular (já que sempre perco cabos e carregadores).
Além das compras do dia a dia, supermercados podem ser úteis para quem precisa comprar adaptadores de tomada ou créditos de celular para o chip local.
O que fazer em Sea Point: Gastronomia
Se você morasse em Sea Point por um mês e quisesse comer em um lugar diferente do bairro todo dia, isso seria possível. Claro que esse é um cenário absolutamente hipotético, pois esse tipo de prática pesaria demais no orçamento de qualquer viagem. Mas, você pegou a ideia.
A Main Road e a Regend Road contam com inúmeros bares, padarias, hamburguerias e pizzarias, incluindo filiais de Debonairs, McDonalds e Primi.
Na viagem de 2018, meu primeiro café da manhã foi no The Press. É uma hamburgueria, mas seu waffle Plain Jane estava delicioso. Por outro lado, me enrolei na hora de comer uma espécie de sanduíche de sorvete e cookies na colorida Crumbs & Cream. Se tiver dentes sensíveis, recomendo cautela. Numa próxima vez, pedirei algo mais simples.
Mojo Market
Esse merece um tópico, pois é o destaque daquela região nos quesitos gastronomia e entretenimento. Localizado abaixo do hotel homônimo, o Mojo Market foi inaugurado há uns sete anos. Ali, você compra sua comida ou bebida em um dos quiosques e se senta nas mesas espalhadas pelo salão.
Veja também: Post sobre o Mojo Market
Tive a chance de ir apenas durante a tarde, quando o movimento era bem tranquilo. Nesse período do dia, recomendo ficar perto das janelas com vista para o mar. À noite, o mercado enche mais, e é quando rolam apresentações de música ao vivo.
O que fazer em Sea Point: Noite
Nunca saí à noite por Sea Point, mas a Main Road conta com o a baladinha Lost Angels Lounge. Ele fica em frente ao Mojo. Para quem é da antiga, a casa ocupa o espaço onde ficava o pub Stones.
O que fazer em Sea Point: Beleza
O Brazilliance Beauty Spa, da brasileira Patrícia de Souza, é um tradicional pedacinho verde e amarelo no Cabo. O local oferece serviços como manicure/pedicure, depilação e drenagem linfática. Confira o site e o Instagram do estabelecimento para ficar por dentro das promoções.
O salão fica no edifício Equinox (154 Main Road), o mesmo da nova sede da escola de inglês Lal.
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
Passagens
A Mari Magalhães sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.
Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.
Cartão Wise
Na minha viagem de 2024, usei o cartão Wise pela primeira vez e achei a experiência excelente. Uma das vantagens que mais curti foi a integração com a carteira virtual do Google. Fazendo seu cartão Wise através deste meu link, o blog ganha uma comissão e você não paga nenhum valor a mais. Conheça algumas vantagens de se usar o cartão Wise na sua viagem para a África do Sul:
- Enviar dinheiro e fazer pagamentos em rand e em mais de 40 moedas diferentes
- Pagar no máximo 1,1% de IOF em todas as transações
- Usar um cartão aceito em lojas e restaurantes do mundo todo
- Sacar até R$ 1.400 gratuitatemente por mês em mais de 2 milhões de caixas eletrônicos em todo o mundo
- Depositar, converter em tempo real, consultar saldos e transações de forma descomplicada no aplicativo da Wise
Seguro viagem
A Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.
Guia da África do Sul
As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.
Aluguel de carros
O Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.
GetYourGuide
Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.
Tenho 45a e quero inglês voltado para negócios. O pessoal da EF tem uma argumentação muito forte a favor deles, mas em vários sites que entro, recomendando instituições, eles não aparecem. Vc têm mais infos sobre a escola?
Eu não tenho como te falar sobre a questão do ensino, já que estudei em outra escola em 2011. O que sei mesmo sobre a EF é que sua localização é ótima, na Kloof St, minha rua preferida na cidade, numa região onde prefiro me hospedar.