- Veja o que fazer em Sea Point e entenda por que aquele bairro faz tanto sucesso entre os turistas e intercambistas brasileiros
- Localizado entre a Signal Hill e o mar, Sea Point é o bairro queridinho dos estudantes brasileiros
(post atualizado em 4/12/2024)
Devolvi a bicicleta na estação da Up Cycles e fui até a mureta para tirar fotos das ondas arrebentando junto à piscina pública. Nos momentos de calmaria, reparei que havia alguém ali perto conversando em português. Normal, é Sea Point. Um dos mais flagrantes pedacinhos de Brasil na Cidade do Cabo. Uma das explicações é a presença de uma escola de inglês popular entre nossos compatriotas.
Além de brasileiros, o bairro localizado a cerca de 10 minutos do Centro reúne opções de lazer ao ar livre, transporte (várias paradas do ônibus MyCiti), comércio, gastronomia e um dos melhores pores do sol da cidade.
Índice
O que fazer em Sea Point: Lazer
Sea Point Promenade
Para quem gosta de atividades ao ar livre, a boa é partir para o Sea Point Promenade. O calçadão se estende até Three Anchor Bay e Mouille Point, quase no V&A Waterfront.
É possível caminhar, correr, passear de bicicleta. Nos dias de mar bravo, cuidado para não tomar um banho. Ou não. E não se esqueça de contemplar a Lion’s Head.
Se quiser ficar pelo gramado, é bom checar se você está na área de pouso da turma do paragliding. Eles costumam chegar na altura do hotel Winchester Mansions. Caso se interesse pela aventura, é possível contratar o passeio ali mesmo.


Aluguel de bicicleta
Você pode alugar sua bicicleta com a Up Cycles e devolvê-la em qualquer estação da empresa. Ela tem três bases naquela região: piscina pública de Sea Point, Mouille Point e Waterfront.
Veja também: Alugando bicicletas da Up Cycles

Piscina pública/Sea Point Pavilion
A faixa de areia ali por Sea Point não é tão legal para banhistas. Para compensar, o bairro tem um complexo de piscinas públicas junto ao calçadão. O acesso é pago e o local conta com banheiros e vestiários.

Fotografando
Outra marca de Sea Point é a presença de obras de arte espalhadas pelo calçadão. A instalação mais conhecida é a “Perceiving Freedom”, conhecida pelos brasileiros como os “óculos do Mandela”. Trata-se de um Ray-Ban virado para a Robben Island, onde ficava a prisão na qual o ex-presidente cumpriu parte de sua pena.
A autoria é do artista e arquiteto Michael Elion, mesmo criador do “coração de Camps Bay”, localizado em frente ao Café Caprice.
Essa obra recebeu muitas críticas na época de sua inauguração e o artista se envolveu em bate-bocas virtuais. Ele chegou ao ponto de prestar queixa na delegacia. Conto os detalhes dessa história no episódio 23 do podcast.


Pôr do sol em Sea Point
O fim de tarde em Sea Point é especial. Tanto que as embarcações dos sunset cruises se posicionam perto daquele trecho da orla durante o pôr do sol.
Veja também: Passeio de barco no pôr do sol



Golfinhos
O passeio de caiaque da Atlantic Outlook parte do Waterfront, e o trajeto costuma incluir Sea Point. O Instagram dessa empresa fundada por um ex-atleta olímpico inglês é repleto de imagens de encontros com golfinhos perto do calçadão. Por isso, será uma prioridade numa próxima viagem. Estava nos planos em novembro/2018, mas não deu tempo.
O que fazer em Sea Point: Compras
O comércio é um dos pontos fortes de Sea Point. A Main Road e a Regent Road são repletos de vendinhas, supermercados e lojas de bebidas (as liquor stores). Os principais mercados do país têm filiais por lá: Pick n Pay, Spar, Woolworths e Checkers. No último, por sinal, há uma central de venda de ingressos para eventos. E ele fica em um minishopping que conta com estacionamento e uma loja da Cellucity, onde compro acessórios de celular (já que sempre perco cabos e carregadores).
Além das compras do dia a dia, supermercados podem ser úteis para quem precisa sacar dinheiro em caixa eletrônico, comprar adaptadores de tomada ou créditos de celular para o chip local.
Sea Point também conta com filiais de lojas como a Mr Price, conhecida pelos preços mais baixos e – na minha experiência – roupas duráveis.
Supermercados:
- Spar: 94 Regent Road (shopping Piazza da Luz)
- Checkers: 16 Regent Road (shopping The Point)
- Pick n Pay: 127 Main Road (shopping Adelphi)
- Woolworths: 30 Main Road
Lojas, farmácias e mais:
- Mr Price: 235 Main Road
- Farmácia Clicks: 2 Main Road (quase em Green Point); 16 Regent Road (shopping The Point)
O que fazer em Sea Point: Gastronomia
Se você morasse em Sea Point por um mês e quisesse comer em um lugar diferente do bairro todo dia, isso seria possível. Claro que esse é um cenário absolutamente hipotético, pois esse tipo de prática pesaria demais no orçamento de qualquer viagem. Mas, você pegou a ideia.
A Main Road e a Regend Road contam com inúmeros bares, padarias, hamburguerias e pizzarias, incluindo filiais de Debonairs, McDonalds e Primi.
Na viagem de 2018, meu primeiro café da manhã foi no The Press. É uma hamburgueria, mas seu waffle Plain Jane estava delicioso. Por outro lado, me enrolei na hora de comer uma espécie de sanduíche de sorvete e cookies na colorida Crumbs & Cream. Se tiver dentes sensíveis, recomendo cautela. Numa próxima vez, pedirei algo mais simples.



Mojo Market
Esse merece um tópico, pois é o destaque daquela região nos quesitos gastronomia e entretenimento. Localizado abaixo do hotel homônimo, o Mojo Market foi inaugurado há uns sete anos. Ali, você compra sua comida ou bebida em um dos quiosques e se senta nas mesas espalhadas pelo salão.
Veja também: Post sobre o Mojo Market
Tive a chance de ir apenas durante a tarde, quando o movimento era bem tranquilo. Nesse período do dia, recomendo ficar perto das janelas com vista para o mar. À noite, o mercado enche mais, e é quando rolam apresentações de música ao vivo.


O que fazer em Sea Point: Noite
Nunca saí à noite por Sea Point, mas a Main Road conta com o a baladinha Lost Angels Lounge. Ele fica em frente ao Mojo. Para quem é da antiga, a casa ocupa o espaço onde ficava o pub Stones.
O que fazer em Sea Point: Beleza
O Brazilliance Beauty Spa, da brasileira Patrícia de Souza, é um tradicional pedacinho verde e amarelo no Cabo. O local oferece serviços como manicure/pedicure, depilação e drenagem linfática. Confira o site e o Instagram do estabelecimento para ficar por dentro das promoções.
O salão fica no edifício Equinox (154 Main Road), o mesmo da nova sede da escola de inglês Lal.
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
- Cartão de débito internacional: Wise
- Guia de viagem: Guia Se Lança para África do Sul
- Emissão de passagens internacionais: Mari Magalhães (asmelhorestarifas@gmail.com)
- Seguro Viagem: Real
- Aluguel de carros: Rentcars
- Reservas de passeios: GetYourGuide
Saiba mais sobre as parcerias do Bastante Sotaque.





Tenho 45a e quero inglês voltado para negócios. O pessoal da EF tem uma argumentação muito forte a favor deles, mas em vários sites que entro, recomendando instituições, eles não aparecem. Vc têm mais infos sobre a escola?
Eu não tenho como te falar sobre a questão do ensino, já que estudei em outra escola em 2011. O que sei mesmo sobre a EF é que sua localização é ótima, na Kloof St, minha rua preferida na cidade, numa região onde prefiro me hospedar.
É seguro hospedar ? Estamos indo em junho e adorei suas dicas ! Algum hotel legal para indicar ?
Sim.
Curiocity de Green Point.