SAA: Números mostram brasileiro “olhando diferente para a África do Sul”

  • South African Airways faz balanço positivo do primeiro ano de seu retorno ao Brasil
  • Empresa sul-africana estuda aumento de frequências para São Paulo/Guarulhos

O retorno da South African Airways (SAA) ao Brasil está perto de completar um ano e a companhia aérea sul-africana avalia que o mercado brasileiro respondeu bem à volta dos voos diretos para Joanesburgo e, especialmente, à nova rota ligando a Cidade do Cabo ao Aeroporto de Guarulhos.

De acordo com Kadu Lucas, gerente de vendas e marketing da SAA no Brasil, os números da baixa temporada no primeiro semestre de 2024 surpreenderam a empresa.

“O balanço desse primeiro ano é muito positivo. A SAA acreditou no mercado brasileiro por ser a primeira rota internacional a ser retomada. A gente acreditou e o mercado respondeu muito bem. Inclusive o período de baixa temporada, que, historicamente não é lotado, foi muito bom. Então, a gente vê que o mercado está olhando diferente para a África do Sul”, revelou Kadu, em entrevista o Bastante Sotaque, durante o Trade Show do Turismo Oficial da África do Sul.

Brasil no top 10

O Brasil fechou julho de 2024 como o sétimo país com mais turistas na África do Sul – levando em conta os viajantes de fora da África. Embora seja uma presença esperada no top 10, a sétima posição é um lugar mais alto que o normal. Para saber mais sobre o assunto, ouça o episódio 21 do podcast Bastante Sotaque, que destaca os números dos brasileiros nesse ranking de turismo internacional do Departamento de Estatísticas sul-africano.

Ainda durante a conversa no evento realizado no dia 12 em São Paulo, Kadu afirmou que há estudos para o aumento da frequência de voos entre Brasil e África do Sul: “(O crecimento de frequência) é esperado. Por enquanto, a gente está indo com bastante calma, porque tem problemas de entrega de aeronave, que é um problema do mundo inteiro. Não tem aeronave no mercado. Mas, a SAA está, sim, estudando o crescimento de frequências entre Brasil e África do Sul a médio prazo”.

Atualmente, a empresa sul-africana opera quatro frequências semanais entre São Paulo e aeroportos sul-africanos: são dois voos para Joanesburgo e outros dois para a Cidade do Cabo.

Veja também:
Como se virar no aeroporto de Joanesburgo

A SAA está há 54 anos no Brasil e fez uma pausa em março de 2020. O início do processo de reestruturação da empresa coincidiu com agravamento da pandemia de Covid-19. Já o retorno ao país veio no final de outubro de 2023, oferecendo voos diretos para a Cidade do Cabo e Joanesburgo.


O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

A Melhores Tarifas é comandada pela Mari Magalhães, que sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.

Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.

Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.

Dicas da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.

Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.

Pedro Leonardo
Pedro Leonardo

Carioca, jornalista, SA Specialist certificado pela South African Tourism.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.