SAA: Números mostram brasileiro “olhando diferente para a África do Sul”

  • South African Airways faz balanço positivo do primeiro ano de seu retorno ao Brasil
  • Empresa sul-africana estuda aumento de frequências para São Paulo/Guarulhos

O retorno da South African Airways (SAA) ao Brasil está perto de completar um ano e a companhia aérea sul-africana avalia que o mercado brasileiro respondeu bem à volta dos voos diretos para Joanesburgo e, especialmente, à nova rota ligando a Cidade do Cabo ao Aeroporto de Guarulhos.

De acordo com Kadu Lucas, gerente de vendas e marketing da SAA no Brasil, os números da baixa temporada no primeiro semestre de 2024 surpreenderam a empresa.

“O balanço desse primeiro ano é muito positivo. A SAA acreditou no mercado brasileiro por ser a primeira rota internacional a ser retomada. A gente acreditou e o mercado respondeu muito bem. Inclusive o período de baixa temporada, que, historicamente não é lotado, foi muito bom. Então, a gente vê que o mercado está olhando diferente para a África do Sul”, revelou Kadu, em entrevista o Bastante Sotaque, durante o Trade Show do Turismo Oficial da África do Sul.

Brasil no top 10

O Brasil fechou julho de 2024 como o sétimo país com mais turistas na África do Sul – levando em conta os viajantes de fora da África. Embora seja uma presença esperada no top 10, a sétima posição é um lugar mais alto que o normal. Para saber mais sobre o assunto, ouça o episódio 21 do podcast Bastante Sotaque, que destaca os números dos brasileiros nesse ranking de turismo internacional do Departamento de Estatísticas sul-africano.

Ainda durante a conversa no evento realizado no dia 12 em São Paulo, Kadu afirmou que há estudos para o aumento da frequência de voos entre Brasil e África do Sul: “(O crecimento de frequência) é esperado. Por enquanto, a gente está indo com bastante calma, porque tem problemas de entrega de aeronave, que é um problema do mundo inteiro. Não tem aeronave no mercado. Mas, a SAA está, sim, estudando o crescimento de frequências entre Brasil e África do Sul a médio prazo”.

Atualmente, a empresa sul-africana opera quatro frequências semanais entre São Paulo e aeroportos sul-africanos: são dois voos para Joanesburgo e outros dois para a Cidade do Cabo.

Veja também:
Como se virar no aeroporto de Joanesburgo

A SAA está há 54 anos no Brasil e fez uma pausa em março de 2020. O início do processo de reestruturação da empresa coincidiu com agravamento da pandemia de Covid-19. Já o retorno ao país veio no final de outubro de 2023, oferecendo voos diretos para a Cidade do Cabo e Joanesburgo.


O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

Saiba mais sobre as parcerias do Bastante Sotaque.

Pedro Leonardo
Pedro Leonardo

Carioca, jornalista, SA Specialist certificado pela South African Tourism.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.