- Principal cartão postal de Cape Town, a Table Mountain pode ser vista de quase todos os pontos da cidade. Meu lugar favorito para observá-la é Bloubergstrand, do outro lado da Table Bay.
Eleita uma das Novas Sete Maravilhas Naturais do Mundo, a Table Mountain aparece no roteiro de quase todo mundo que visita Cape Town. Ela não está presente apenas no roteiro, mas também em fotos tiradas em diversos pontos da cidade. Já que não se pode (nem se quer) evitá-la, o jeito é admirá-la. E um dos melhores lugares para contemplar a mesa mais bonita do mundo é Bloubergstrand.
A praia (“strand”, em afrikaans) de Blouberg fica do outro lado da Table Bay e tem a minha vista preferida do ícone capetoniano. Ok, é um ângulo parecido com a da Robben Island, mas considerei a facilidade de acesso como critério de desempate.
Índice
- Como é Bloubergstrand
- Vista
- O vento
- Encaixando no roteiro
- Moldura amarela
- Onde comer
- Hospedagem em Bloubergstrand
- Como chegar em Bloubergstrand

Como é Bloubergstrand
Bloubergstrand é um bairro localizado do outro lado da Table Bay. Quando falo sobre esse lugar, brinco dizendo que lembra a cidade de Niterói, pois também está do outro lado de uma baía e tem uma vista privilegiada para montanhas famosas.
A vista espetacular é o grande motivo para se visitar essa praia. A água gelada e o vento fazem dela um lugar não tão interessante para banhistas. Entretanto, as condições são perfeitas para a prática de esportes radicais: a região é um famoso pico de kitesurf e windsurf.

Vista
A Table Mountain fica a cerca de 15 km – em linha reta – da praia, e continua gigante. Blouberg é um lugar de onde se pode ter noção da grandeza dessa montanha.
Vale lembrar que a Table tem um quê de temperamental. É sempre um mistério: difícil saber se ela estará encoberta. A presença de nuvens no seu topo tem até um nome: table cloth ou “toalha de mesa”, na tradução livre do inglês.
Mesmo com a “cachoeira de nuvens”, a vista continua sendo um grande atrativo. Além da Table, você consegue ver as coadjuvantes de luxo Lion’s Head, Signal Hill, e até parte das montanhas dos Doze Apóstolos.
Outra atração que pode ser avistada da praia é a Robben Island. Você pode usá-la como referência para ver onde o sol se põe.

O vento
Quem planeja visitar essa praia precisa ter em mente que há chance de encontrar ventos mais fortes por ali. Mesmo no verão, é legal levar um casaco. Quando estive lá em março de 2025, por exemplo, fazia calor na região central de Cape Town, mas passei frio em Blouberg.
Naquele dia, começou a ventar bastante na Cidade do Cabo durante minha ida para Blouberg. Quando estava chegando no terminal Table View, dava para ver a quantidade de velas de kitesurf na água. Já pude imaginar como estaria a situação na areia.

Como fui lá pela vista, não classifiquei aquela tarde como “perrengue chique”. Ainda vi uma quantidade impressionante de velas na água, muito mais do que nas minhas visitas anteriores. Eram, no mínimo, 300. Isso ajudou muito nos meus vídeos e fotos.
Não à toa, a região é palco do evento King of the Air, que reúne os grandes nomes do kitesurf.
Encaixando no roteiro
Eu sugiro que você encaixe Blouberg no seu roteiro como um passeio durante o dia. Mesmo fazendo parte da Cape Town, a região tem um ar de cidade do interior, com o comércio fechando cedo.
Acho interessante começar por Bloubergstrand e, na sequência, dar um pulinho em Big Bay, a praia seguinte. Além dos bares e restaurantes de frente para o mar, é lá que se localiza uma das molduras amarelas que enquadram a Table Mountain.
Pôr do sol
Minha sugestão é curtir o pôr do sol em Big Bay. Para ter uma experiência diferente, você pode passar no supermercado Pick n Pay do shopping Eden on the Bay, comprar algo para comer – vendem até sushi – e uma bebida (não-alcoólica!), e sentar no gramado ou na areia.
Só tenha atenção ao horário: o mercado fecha às 18h em dias úteis, às 17h no sábado e 15h no domingo.

Pé na estrada
Quem viaja para a West Coast pode fazer uma parada em Bloubergstrand ou Big Bay tanto na ida como na volta.
Para mais informações sobre essa região, confira o post sobre Langebaan e o West Coast National Park.

Moldura amarela
Quando a Table Mountain foi eleita uma das Novas Sete Maravilhas Naturais, o ícone de Cape Town foi celebrado com a instalação de várias molduras amarelas pela cidade. Uma delas fica em frente ao shopping Eden on the Bay, colado no gramado.
Além de Big Bay, você as encontra no Waterfront, Signal Hill, Harrington Square (perto da Charly’s Bakery) e Lookout Hill, em Khayelitsha.

Onde comer em Bloubergstrand e Big Bay
Na orla de Bloubergstrand, o lugar com mais opções gastronômicas fica na altura do posto de gasolina Total. Por ali, você encontra a hamburgueria Jerry’s, os cafés Mugg & Bean e Bootlegger, e até um KFC.
Já em Big Bay, você pode comer nos bares e restaurantes localizados no shopping Eden on the Bay. Eles ficam de frente para o mar, colados no gramado. Na viagem de março de 2025, jantei no Mozambik. Gostei tanto que acabei indo na filial de Camps Bay dias depois.

Hospedagem em Bloubergstrand
Embora não seja exatamente uma região das mais procuradas para hospedagem, cogitei passar alguns dias por ali durante minha viagem de março de 2025. Avaliei a possibilidade de ficar umas duas noites em Bloubergstrand antes de partir para a Garden Route. O lugar também poderia ser uma parada numa eventual ida para a West Coast.
Antes de viajar, dei uma olhada em alguns AirBnbs da área. Acabei abrindo mão desse plano porque não encontrei nada que seguisse todos os meus critérios:
- localização na orla ou perto da praia;
- vista para a Table Mountain;
- cabendo no meu orçamento;
Entre as opções de hospedagem em Bloubergstrand, há dois lugares que pertencem à rede Curiocity: o hostel Salty Crax e o hotel boutique Salt, que são vizinhos.
Eles ficam a 700m da praia. A dois quarteirões dali, você tem um ponto do ônibus MyCiti. Os arredores ainda contam com supermercados como Spar, Checkers e Pick N Pay.
- Salty Crax: Diárias a partir de 400 rand*
- Salt: Quartos a partir de 1.100 rand/noite*
- Site da rede Curiocity
*valores em março/2025
Como chegar na praia de Bloubergstrand
Ônibus MyCiti
Para quem sai da região central, a melhor opção é a linha T01 (Waterfront-Table View). A maior parte do trajeto é feita em uma faixa exclusiva.
No terminal Table View, faça a transferência para os ônibus das linhas 214b e 214c. Ambas seguem em direção à orla e passam pelas praias e Blouberg e Big Bay.

Carro
O caminho é fácil. Geralmente, o Waze manda pegar a estrada N1. Em Bloubergstrand, há diversos bolsões de estacionamento na orla. Já em Big Bay, o melhor lugar para deixar o carro é o Eden on the Bay.
Aplicativos Uber ou Bolt
Quando fui a Bloubergstrand/Big Bay em março de 2025, fui de ônibus e voltei de Uber. A viagem entre o Eden on the Bay e meu hotel em Green Point deu 212 rand.
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
Passagens
A Mari Magalhães sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.
Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.
Cartão Wise
Na minha viagem de 2024, usei o cartão Wise pela primeira vez e achei a experiência excelente. Uma das vantagens que mais curti foi a integração com a carteira virtual do Google. Fazendo seu cartão Wise através deste meu link, o blog ganha uma comissão e você não paga nenhum valor a mais. Conheça algumas vantagens de se usar o cartão Wise na sua viagem para a África do Sul:
- Enviar dinheiro e fazer pagamentos em rand e em mais de 40 moedas diferentes
- Pagar no máximo 1,1% de IOF em todas as transações
- Usar um cartão aceito em lojas e restaurantes do mundo todo
- Sacar até R$ 1.400 gratuitatemente por mês em mais de 2 milhões de caixas eletrônicos em todo o mundo
- Depositar, converter em tempo real, consultar saldos e transações de forma descomplicada no aplicativo da Wise
Seguro viagem
A Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.
Guia da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.
Aluguel de carros
O Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.
GetYourGuide
Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.