Se você pretende dirigir durante a viagem para a África do Sul, aqui vão algumas sugestões de passeios de carro em Cape Town e arredores.
Índice
- Introdução
- Dirigindo na mão inglesa
- CNH ou PID na África do Sul?
- Como alugar um carro em Cape Town
- Passeios de carro em Cape Town: Praias
- Cabo da Boa Esperança
- Signal Hill
- Rotas cênicas
- Bate-voltas
Introdução
Este post vai reunir dicas de lugares em Cape Town nos quais a experiência pode ficar melhor se você estiver de carro. Não incluí, por exemplo, vinícolas. Afinal, direção e álcool não combinam. Além disso, as autoridades da província de Western Cape costumam fazer operações estilo “Lei Seca”.
Para saber mais sobre como se locomover sem carro na Cidade do Cabo, confira esses posts:
Dirigindo na mão inglesa
Até agora, dirigi em cinco das minhas viagens para a África do Sul. A adaptação à mão inglesa sempre foi tranquila. Quanto ao tráfego, não há muito mistério. Alguns cruzamentos e conversões podem parecer desafiadores, mas basta manter a calma que tudo dá certo.
Adaptação
Falando dos veículos, sempre tive uma adaptação tranquila. Entretanto, algumas características podem ter um impacto maior no início. Por exemplo: estranho a falta de espaço à minha direita. Acabo batendo com o cotovelo na porta algumas vezes.
Nas duas últimas viagens, custei a me adaptar aos comandos invertidos nas laterais do volante. Não foram poucas oportunidades em que pisquei o farol quando queria acionar o esguicho do para-brisa.
CNH ou PID na África do Sul?
Recomendo que você faça uma Permissão Internacional para Dirigir (PID) antes de viajar para a África do Sul. É um gasto a mais no “pré-viagem”, mas compensa pela tranquilidade.
Quando dirijo por lá, sempre levo na minha mochila uma pastinha com a PID e o passaporte.
Vale lembrar que nunca tive problemas ao alugar um carro com minha habilitação brasileira. As locadoras sempre aceitaram minha CNH. Entretanto, optei pela PID a partir da viagem de 2024.
Como alugar um carro em Cape Town
A minha dica é alugar um carro em Cape Town através da plataforma Rentcars, que é parceira do site há muitos anos. Aliás, foi nela que fiz a reserva do Hyundai que dirigi na minha Garden Route de 2025.
Na África do Sul, ela trabalha com locadoras como Hertz, Sixt, First, além da Europcar, com quem aluguei nas duas últimas viagens.
O Rentcars reúne as ofertas das principais locadoras sul-africanas e você tem a oportunidade de pagar em real, parcelar em até 12 vezes nos cartões Visa e Mastercard e conta com atendimento ao cliente 7 dias por semana.
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com nossos parceiros, clicando em seus links aqui no site, você ajuda a mantê-lo.
Atenção
Ao fazer sua reserva, seja no Rentcars ou em qualquer locadora, tenha atenção à presença de limitação de quilometragem. Nas empresas da África do Sul, esse limite costuma ser de 200 km por dia. No meu caso, sempre opto pelas opções com “km livre”.
Outro ponto é a caução, a quantia que fica bloqueada no cartão de crédito durante a locação. Normalmente, escolho a tarifa light, quando disponível no Rentcars. Essa opção costuma mostrar o valor da caução, o que ajuda no planejamento dos gastos.
Passeios de carro em Cape Town: Praias
Camps Bay
Camps Bay é uma ótima opção para se incluir entre seus passeios de carro em Cape Town. Além de ser uma das praias mais famosas da cidade, tem várias opções de bares e restaurantes. De quebra, o lugar conta com um dos pores do sol mais bonitos do mundo.
Destaco também a estrutura para os banhistas: você encontra banheiros públicos gratuitos, além de chuveiros perto da areia.
O que fazer
- Curtir a praia
- Comer em lugares como o Mozambik
- Pôr do sol
Para detalhes e outras dicas, confira o post sobre a praia de Camps Bay.

Como chegar
Para quem sai de Bo-Kaap, Centro ou Gardens, o mais fácil é pegar a Kloof Nek Road, como se fosse para a Table Mountain. Depois da rotatória lá do alto, a via passa a se chamar Camps Bay Drive.
Já quem está para os lados de Green Point e Sea Point, o melhor é seguir pela Victoria Road. Caso o trânsito esteja ruim, você pode ir por cima, pegando a Kloof Road (não confunda com a Kloof Nek Road).
ONDE ESTACIONAR: Recomendo parar no estacionamento rotativo do Promenade. A entrada é ao lado do Paranga. Lugar seguro e barato.

Bloubergstrand
A praia (“strand”, em afrikaans) de Blouberg fica do outro lado da Table Bay e tem a minha vista preferida do ícone capetoniano.
A água gelada e o vento fazem dela um lugar não tão interessante para banhistas. Entretanto, as condições são perfeitas para a prática de esportes radicais: a região é um famoso pico de kitesurf e windsurf.
No roteiro
Acho interessante começar por Bloubergstrand e, na sequência, dar um pulinho em Big Bay, a praia seguinte. Além dos bares e restaurantes de frente para o mar, é lá que se localiza uma das molduras amarelas que enquadram a Table Mountain.
Veja também: Post sobre Bloubergstrand
Como chegar
O caminho é fácil. Geralmente, o Waze manda pegar a estrada N1. Em Bloubergstrand, há diversos bolsões de estacionamento na orla. Já em Big Bay, deixe o carro é o Eden on the Bay.

Cabo da Boa Esperança e praia dos pinguins
A visita ao Cabo da Boa Esperança está entre os melhores passeios de carro em Cape Town. A grande vantagem é não ter a preocupação excessiva com o relógio, algo comum em excursões.
Minha sugestão de roteiro:
- Estrada Chapman’s Peak Drive
- Cabo da Boa Esperança/Cape Point
- Boulders, a praia dos pinguins
Para detalhes e outras informações, confira o post que tem uma sugestão de roteiro para o Cabo da Boa Esperança.

Signal Hill
Essa colina oferece vistas espetaculares da região central de Cape Town, já que ela é cercada pelas outras três montanhas da área: Lion’s Head, Table Mountain e Devil’s Peak.
Do alto, você avista o Atlântico, a orla de Sea Point, o bairro de Green Point e o DHL Stadium. Além disso, a Signal Hill conta com uma das molduras amarelas que enquadram a Table Mountain.
Veja os detalhes no post sobre a Signal Hill.
Por que ir de carro para a Signal Hill
Dirigir é o jeito mais cômodo de se chegar na Signal Hill. Sobretudo, no final da tarde, quando se forma um pequeno caos no acanhado estacionamento.
PÔR DO SOL: Recomendo checar no Google o horário em que o sol se põe e chegar na Signal Hill com antecedência de 1h: assim, dá para fazer suas fotos com calma e arrumar um lugar bom para se sentar.
Na minha última visita, estacionei perto do topo. Aproveitei e já deixei o carro virado para o sentido da volta.

Como chegar
Vindo do Centro, é só seguir como se você fosse para Camps Bay. Suba a Kloof Nek Rd até a rotatória, onde é preciso virar à direita. Por ali, é tranquilo, pois há placas para a Signal.
Já se você vem de Camps Bay, suba pela Camps Bay Drive, virando à esquerda na rotatória.
Rotas cênicas
A combinação de mar e montanha ajuda a Cidade do Cabo a ter rotas cênicas e paisagens exuberantes.
Chapman’s Peak Drive
Essa estrada liga Hout Bay a Noordhoek e é famosa pelos túneis com abertura para o lado do mar. A “Chappies” pode, por exemplo, ser incluída no dia da ida ao Cabo da Boa Esperança.
Confira os detalhes no post sobre a Chapman’s Peak Drive.

Camps Bay Drive
Entre seus passeios de carro em Cape Town, você pode incluir um mirante nessa estradinha que liga o Centro a Camps Bay. Dele, você vê a praia homônima e ainda tem a montanha Lion’s Head à sua direita.
Como chegar
Se você sai da orla, é só seguir as placas para a Table Mountain.
Já para quem vem da região central, o caminho também é simples. Afinal, a Camps Bay Drive é a continuação da Kloof Nek Rd. Só que, após a rotatória na altura da Table Mountain, ela muda de nome.

Victoria Road
Repleto de mirantes, o trecho da Victoria Road entre Camps Bay e Hout Bay tem abundância de beleza. De um lado, ficam as montanhas dos Doze Apóstolos. Do outro, o Atlântico. E, com sorte, baleias.
Como chegar
Para quem sai de Sea Point, é só seguir para o norte, no sentido Hout Bay. Já para quem vem do Centro, é só pegar a Kloof Nek Rd/Camps Bay Dr.

Clarence Drive
Essa estrada acrescenta alguns quilômetros no caminho para a cidade de Hermanus e a Garden Route. No entanto, a beleza do trecho do litoral faz essa alternativa valer a pena.
Veja também: Post sobre a Clarence Drive
Como chegar
SAINDO DE CAPE TOWN: Pegue a estrada N2. Na altura de Somerset West, saia para a R44/Clarence Drive, seguindo as placas para Gordon’s Bay e Kleinmond.
INDO PARA CAPE TOWN: Para quem vem de Hermanus ou da Garden Route pela estrada N2, há um acesso para o litoral na altura de Bot River. Você deverá pegar a R43 e logo verá a saída para a R44/Clarence Drive.

Bate-voltas
Uma das qualidades da Cidade do Cabo é ser repleta de atrações e ter diversas opções interessantes nos arredores.
Hermanus
A charmosa Hermanus cabe num bate-volta ou em uma viagem no final de semana. Localizada a cerca de 2h de Cape Town, é conhecida como a capital mundial das baleias. Por sinal, a temporada delas é entre junho e novembro.
Como chegar
São duas opções de caminho: o mais tradicional é pela estrada N2; a outra, mais longa e divertida, é a Clarence Drive.

West Coast
Se você quiser incluir um bate-volta entre seus passeios de carro em Cape Town, recomendo fortemente uma passadinha pela West Coast. Famosa pela cor turquesa da lagoa de Langebaan, a região ainda não merece a atenção merecida dos viajantes brasileiros.
Você pode incluir no roteiro o West Coast National Park e até um pulinho na bucólica Paternoster.
Caso queira ficar lá por uma noite, o ideal é se hospedar na cidade de Langebaan. Evite Saldanha a todo custo.

Como chegar
Confie no Waze. E cuidado com a estrada, já que o radar fiscaliza a média de velocidade.
Para detalhes, veja o post com dicas para um bate-volta até a West Coast da África do Sul.
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
Passagens
A Mari Magalhães sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens das minhas viagens de março/2024 e fevereiro/2025.
Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.
Cartão Wise
Na minha viagem de 2024, usei o cartão Wise pela primeira vez e achei a experiência excelente. Uma das vantagens que mais curti foi a integração com a carteira virtual do Google. Fazendo seu cartão Wise através deste meu link, o blog ganha uma comissão e você não paga nenhum valor a mais. Conheça algumas vantagens de se usar o cartão Wise na sua viagem para a África do Sul:
- Enviar dinheiro e fazer pagamentos em rand e em mais de 40 moedas diferentes
- Usar um cartão aceito em lojas e restaurantes do mundo todo
- Sacar até R$ 1.400 gratuitatemente por mês em mais de 2 milhões de caixas eletrônicos em todo o mundo
- Depositar, converter em tempo real, consultar saldos e transações de forma descomplicada no aplicativo da Wise
Seguro viagem
A Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.
Guia da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.
Aluguel de carros
O Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.
GetYourGuide
Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.