Com o aumento de estabelecimentos que aceitam apenas cartão, opções como o Wise se tornaram a melhor opção para o turista levar dinheiro para a África do Sul.
Índice:
- Introdução
- Usando o Wise nas minhas viagens
- Onde o cartão Wise é aceito
- Vantagens do cartão Wise
- O app da Wise
- Custos: quanto dinheiro levar para a África do Sul
- Como fazer o cartão da Wise
Como levar dinheiro para a África do Sul: Introdução
O tópico “como levar dinheiro para a África do Sul” aparece no topo do ranking de dúvidas pré-viagem, junto com o padrão de tomadas e a compra de chips de telefone.
Começando pelo começo: a moeda sul-africana é o rand. Na data de publicação deste post, R$ 1 equivale a 3,25 rand.
Opções
No caso da grana, hoje em dia acredito que cartões de débito internacional sejam a alternativa mais prática.
Levando em conta minhas viagens mais recentes, o dinheiro em espécie pode ser útil como uma reserva de emergência. Até porque todos os lugares que fui na Cidade do Cabo e na Garden Route aceitam cartão.
Nas últimas viagens, também levei meu cartão de crédito internacional, mas apenas como backup. Afinal, você paga o IOF a cada uso.
Usando o Wise nas viagens de 2024 e 2025
Fiz meu cartão Wise no início de 2024 e o usei nas minhas viagens daquele ano e de 2025 para a África do Sul. Não tive nenhum problema com o pagamento em nenhuma maquininha.
Antes de embarcar, comprei meus rand pelo aplicativo, pagando em pix. A partir daí, como pagaria em moeda local, não haveria a taxa do IOF a cada uso, por exemplo.
Nessas duas viagens, fiz apenas um saque em caixa eletrônico: foi no aeroporto da Cidade do Cabo, antes de embarcar para o Brasil em 2024.
Precisei fazer isso para pagar o quiosque que embala bagagens – na época, ainda não aceitavam cartão. Isso mudou em 2025 e, agora, eles são “cashless”.
Uber
Na última viagem, uma medida fez muita diferença no bolso: incluir o Wise como método de pagamento principal no Uber. Como paga-se com os rand que você adquiriu previamente, não tem IOF. Se fosse com o cartão de crédito aqui do Brasil, você pagaria uma taxinha a cada uso.

Onde o Wise é aceito
O Wise é aceito em todo lugar, de lojas a restaurantes, passando por supermercados e feiras gastronômicas.
Em lugares como o Time Out Market, na Cidade do Cabo, os stands contam até com uma maquininha azul que permite selecionar o valor da gorjeta na tela.
Também já usei o Wise para comprar um ingresso de jogo de rugby. Na época, a venda das entradas nas partidas do Stormers era feita pela plataforma Ticketpro.
Restituição de imposto nas compras
Sim, o post é sobre como levar dinheiro para a África do Sul. Entretanto, parte do valor gasto pode retornar para seu bolso após a viagem. Tudo por causa da restituição do Value-Added Tax (VAT).
Esse é o imposto de valor agregado que incide sobre todos os produtos no país, com alíquota de 15%.
Confira o passo a passo no post sobre a restituição do VAT.
Vantagens do Wise
- Pagar em moeda local
- Transparência nas taxas
- Fazer tudo pelo aplicativo
A grande diferença para o cartão de crédito internacional é o fato de não pagar taxas a cada uso. Um Visa ou Mastercard vai cobrar algo a mais a cada corrida de Uber, por exemplo.
No caso do Wise, você pagaria esse Uber com os rand adquiridos previamente. Ou seja, pagando em moeda local. Logo, sem IOF.
- Clique aqui para abrir sua conta na Wise. Adquirindo seu cartão através desse meu link, você ajuda o Bastante Sotaque a se manter.
Taxas do Wise
Você paga o IOF de 3,5% a cada vez que compra de moeda estrangeira na Wise. O que acho interessante é todas as taxas aparecerem discriminadas no momento da conversão.
Além disso, o cliente direito a dois saques gratuitos por mês, desde que a soma total seja até R$ 1.400.
Aplicativo
Algo que facilitou minha vida foi poder comprar os rand diretamente pelo aplicativo da Wise. Isso simplifica muito a forma de se levar dinheiro para a África do Sul.
Uma funcionalidade que me agradou muito foi a integração com a carteira do Google. Assim, fiz alguns pagamentos com o celular, sem precisar do cartão físico. Essse recurso também está disponível no Apple Pay.
O app da Wise
Ao se inscrever na Wise, você pode usar o cartão físico e também o virtual, adicionando-o às carteiras do Google ou Apple.
Em relação à segurança, destaco a funcionalidade que permite o bloqueio apenas do cartão físico.
Esse recurso foi testado e aprovado na viagem de 2024. Minha namorada perdeu o cartão dela e o desativou rapidamente, usando o virtual até a volta para o Brasil.
Custos: quanto dinheiro levar para a África do Sul
A África do Sul é um destino que contempla viajantes de todos os gostos e bolsos. Acho difícil estipular um número, já que são inúmeras possibilidades e estilos de viagem.
Por isso, quando o assunto é gastos na África do Sul, recomendo a planilha da Mama Africa English. É uma ótima referência.
Como levar dinheiro para a África do Sul: fazendo o cartão da Wise
O passo a passo para fazer o seu cartão de débito internacional da Wise:
- Criar a conta pelo site ou aplicativo da Wise
- Enviar reais para sua conta da Wise (aceitam pix)
- Consulte os gráficos da cotação do rand e faça a conversão no momento mais favorável
Crie sua conta na Wise clicando aqui. Adquirindo seu cartão através desse link, você ajuda o Bastante Sotaque a se manter.
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com nossos parceiros, utilizando os links aqui do site, você ajuda a mantê-lo.
- Reservas de passeios: GetYourGuide
- Guia de viagem: Guia Se Lança para África do Sul
- Emissão de passagens internacionais: Mari Magalhães (asmelhorestarifas@gmail.com)
- Cartão de débito internacional: Wise
- Seguro Viagem: Real
- Aluguel de carros: Rentcars
Saiba mais sobre as parcerias do Bastante Sotaque.




