Como levar dinheiro para a África do Sul: minha experiência com o cartão Wise

Com o aumento de estabelecimentos que aceitam apenas cartão, opções como o Wise se tornaram a melhor opção para o turista levar dinheiro para a África do Sul.

Índice:

Como levar dinheiro para a África do Sul: Introdução

O tópico “como levar dinheiro para a África do Sul” aparece no topo do ranking de dúvidas pré-viagem, junto com o padrão de tomadas e a compra de chips de telefone.

Começando pelo começo: a moeda sul-africana é o rand. Na data de publicação deste post, R$ 1 equivale a 3,25 rand.

Opções

No caso da grana, hoje em dia acredito que cartões de débito internacional sejam a alternativa mais prática.

Levando em conta minhas viagens mais recentes, o dinheiro em espécie pode ser útil como uma reserva de emergência. Até porque todos os lugares que fui na Cidade do Cabo e na Garden Route aceitam cartão.

Nas últimas viagens, também levei meu cartão de crédito internacional, mas apenas como backup. Afinal, você paga o IOF a cada uso.

Usando o Wise nas viagens de 2024 e 2025

Fiz meu cartão Wise no início de 2024 e o usei nas minhas viagens daquele ano e de 2025 para a África do Sul. Não tive nenhum problema com o pagamento em nenhuma maquininha.

Antes de embarcar, comprei meus rand pelo aplicativo, pagando em pix. A partir daí, como pagaria em moeda local, não haveria a taxa do IOF a cada uso, por exemplo.

Nessas duas viagens, fiz apenas um saque em caixa eletrônico: foi no aeroporto da Cidade do Cabo, antes de embarcar para o Brasil em 2024.

Precisei fazer isso para pagar o quiosque que embala bagagens – na época, ainda não aceitavam cartão. Isso mudou em 2025 e, agora, eles são “cashless”.

Uber

Na última viagem, uma medida fez muita diferença no bolso: incluir o Wise como método de pagamento principal no Uber. Como paga-se com os rand que você adquiriu previamente, não tem IOF. Se fosse com o cartão de crédito aqui do Brasil, você pagaria uma taxinha a cada uso.

Onde o Wise é aceito

O Wise é aceito em todo lugar, de lojas a restaurantes, passando por supermercados e feiras gastronômicas.

Em lugares como o Time Out Market, na Cidade do Cabo, os stands contam até com uma maquininha azul que permite selecionar o valor da gorjeta na tela.

Também já usei o Wise para comprar um ingresso de jogo de rugby. Na época, a venda das entradas nas partidas do Stormers era feita pela plataforma Ticketpro.

Restituição de imposto nas compras

Sim, o post é sobre como levar dinheiro para a África do Sul. Entretanto, parte do valor gasto pode retornar para seu bolso após a viagem. Tudo por causa da restituição do Value-Added Tax (VAT).

Esse é o imposto de valor agregado que incide sobre todos os produtos no país, com alíquota de 15%.

Confira o passo a passo no post sobre a restituição do VAT.

Vantagens do Wise

  • Pagar em moeda local
  • Transparência nas taxas
  • Fazer tudo pelo aplicativo

A grande diferença para o cartão de crédito internacional é o fato de não pagar taxas a cada uso. Um Visa ou Mastercard vai cobrar algo a mais a cada corrida de Uber, por exemplo.

No caso do Wise, você pagaria esse Uber com os rand adquiridos previamente. Ou seja, pagando em moeda local. Logo, sem IOF.

Taxas do Wise

Você paga o IOF de 3,5% a cada vez que compra de moeda estrangeira na Wise. O que acho interessante é todas as taxas aparecerem discriminadas no momento da conversão.

Além disso, o cliente direito a dois saques gratuitos por mês, desde que a soma total seja até R$ 1.400.

Aplicativo

Algo que facilitou minha vida foi poder comprar os rand diretamente pelo aplicativo da Wise. Isso simplifica muito a forma de se levar dinheiro para a África do Sul.

Uma funcionalidade que me agradou muito foi a integração com a carteira do Google. Assim, fiz alguns pagamentos com o celular, sem precisar do cartão físico. Essse recurso também está disponível no Apple Pay.

O app da Wise

Ao se inscrever na Wise, você pode usar o cartão físico e também o virtual, adicionando-o às carteiras do Google ou Apple.

Em relação à segurança, destaco a funcionalidade que permite o bloqueio apenas do cartão físico.

Esse recurso foi testado e aprovado na viagem de 2024. Minha namorada perdeu o cartão dela e o desativou rapidamente, usando o virtual até a volta para o Brasil.

Custos: quanto dinheiro levar para a África do Sul

A África do Sul é um destino que contempla viajantes de todos os gostos e bolsos. Acho difícil estipular um número, já que são inúmeras possibilidades e estilos de viagem.

Por isso, quando o assunto é gastos na África do Sul, recomendo a planilha da Mama Africa English. É uma ótima referência.

Como levar dinheiro para a África do Sul: fazendo o cartão da Wise

O passo a passo para fazer o seu cartão de débito internacional da Wise:

  1. Criar a conta pelo site ou aplicativo da Wise
  2. Enviar reais para sua conta da Wise (aceitam pix)
  3. Consulte os gráficos da cotação do rand e faça a conversão no momento mais favorável

Crie sua conta na Wise clicando aqui. Adquirindo seu cartão através desse link, você ajuda o Bastante Sotaque a se manter.


O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com nossos parceiros, utilizando os links aqui do site, você ajuda a mantê-lo.

Saiba mais sobre as parcerias do Bastante Sotaque.

Pedro Leonardo
Pedro Leonardo

Carioca, jornalista, SA Specialist certificado pela South African Tourism.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.