Com o letreiro do Waterfront, Cape Town ganhou monumento de Instagram à moda daquele famoso de Amsterdã.
O letreiro de Cape Town no complexo do V&A Watefront foi inaugurado em 21 de novembro de 2023 em um evento. O CEO do centro comercial, David Green, e o prefeito, Geordin Hill-Lewis, foram os responsáveis por tirar os panos pretos que cobriam as oito letras que formam o nome da cidade em inglês.
Índice:
Como é o letreiro do Waterfront
O letreiro é formado por itens com 1,65m, que representam montanhas da Cidade do Cabo e arredores. O projeto foi uma iniciativa do Waterfront, que teve o Thingking Studio como parceiro.
Cada letra conta com representação topográfica em 3D, semelhante a uma impressão digital, na parte da frente. Já o outro lado apresenta uma pintura com referência a aspectos como fauna, flora e cultura do local correspondente.
De dia, as letras aparecem na cor original, um turquesa mais claro. Já na parte da noite, ela se ilumina com LED e os relevos em 3D ficam mais destacados.

Como chegar ao letreiro do Waterfront
O letreiro de Cape Town fica na Alfred Square. Admito que só descobri o nome daquele pedaço ao pesquisar sobre o monumento. Por isso, é mais fácil usar o Victoria & Alfred Hotel como referência. Por ali, também ficam a loja da NBA e o Union Castle Building, que abrigava alguns bancos e passava por uma grande obra em março de 2024.
Não tenho certeza se aquele é o local ideal para esse letreiro. Afinal, ele fica bem no local de embarque e desembarque dos visitantes do Waterfront e hóspedes do hotel. A pessoa que vai fotografar precisa ficar atenta ao movimento dos veículos.
O outro motivo de estranheza foi o fato de ele fazer referências a montanhas e o lugar não ter vista para nenhuma.
Os artistas
A característica que mais curti nesse letreiro do Waterfront foi o toque de artistas locais, cujo trabalho aparece na parte de trás de cada ítem. Essa tarefa ficou a cargo de Wayne BKS, Wes Leal e Adele van Heerden, além de jovens integrantes do projeto Lalela, uma entidade sem fins lucrativos.
As letras e suas referências
C: Hout Bay Mountain
Essa montanha fica em Hout Bay, perto do acesso norte da Chapman’s Peak Drive e se localiza a cerca de 20 minutos do Centro de Cape Town.
Uma das formas de se chegar a Hout Bay é através do passeio do City Sightseeing, o ônibus vermelho. Ele é a parada 24 do roteiro Mini Peninsula.
Outra atração dali é o Bay Harbour Market, mercado que reúne gastronomia, música e compras. Funciona as sextas (17h-21h) e finais de semana (9:30-16h).
Artista: Wayne BKS
A: Montanhas Hottentots-Holland
Elas ficam na Hottentots Holland Nature Reserve, a mais ou menos 1h de Cape Town. Uma das atrações dessa reserva é a tirolesa (zipline) da Canopy Tours.
Artista: Wes Leal

P: Paarl Mountain
Paarl faz parte da região dos vinhos da província de Western Cape. É lá que se localiza a vinícola Fairview, na qual destaco a qualidade e os ótimos preços.
Veja também: Post sobre a vinícola Fairview
Arte: Projeto Lalela
E: Stellenbosch Mountains
A cidade de Stellenbosch é uma das líderes quando se fala em produção de vinhos na África do Sul.
Veja também: Vinícolas de Cape Town e arredores
Artista: Adele van Heerden
T: Atlantis Bobbenjaanberg
Atlantis fica no noroeste de Cape Town e pode entrar no roteiro do viajante com perfil mais aventureiro. Entre as atrações mais conhecida da região, estão os passeios de quadriciclo e o sandboarding nas dunas.
Artista: Wayne BKS
O: Lion’s Head
Essa é uma das montanhas mais populares de Cape Town. Com uma trilha de 2 km, a Lion’s Head oferece como recompensa uma das melhores vistas da cidade.
Veja também: Post sobre a Lion’s Head
Arte: Projeto Lalela
W: Table Mountain
A Table é um ícone da Cidade do Cabo e da África do Sul, além de fazer parte da Novas Maravilhas Naturais do Mundo. Avistada de diversos cantos de Cape Town, pode ser visitada via trilha ou teleférico.
Veja também: Post sobre a Table Mountain
Artista: Adele van Heerden

N: Cape Point Funicular Upper
Essa letra faz referência ao pico no qual se localiza o farol mais antigo do Cape Point. Vizinho do Cabo da Boa Esperança, o local tem vista privilegiada para o Oceano Atlântico e a False Bay.
Veja também: Visitando o Cape Point
Artista: Wes Leal
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
- Cartão de débito internacional: Wise
- Guia de viagem: Guia Se Lança para África do Sul
- Emissão de passagens internacionais: Mari Magalhães (asmelhorestarifas@gmail.com)
- Seguro Viagem: Real
- Aluguel de carros: Rentcars
- Reservas de passeios: GetYourGuide
Saiba mais sobre as parcerias do Bastante Sotaque.