Jogos de futebol em Cape Town em 2025 e 2026

  • Confira as datas dos jogos de futebol em Cape Town.

(post atualizado em 7/8/2025)

Índice

Quais são os times de futebol em Cape Town?

Stellenbosch FC

O Stellenbosch surgiu em agosto de 2016, quando os donos do então Vasco de Cape Town anunciaram as mudanças de nome e de cidade do clube.

Normalmente, o “Stellies” manda suas partidas no Danie Craven Stadium, em Stellenbosch, localizada a 40 minutos da Cidade do Cabo. Na temporada 2025/2026, será o único time da primeira divisão a mandar partidas em Cape Town: há alguns jogos do Campeonato Sul-Africano programados para o Athlone Stadium.

Por ter ficado em terceiro lugar no último Sul-Africano, o Stellenbosch garantiu uma vaga na Copa das Confederações da África, segundo torneio mais importante do continente. A tendência é que o Stellies mande suas partidas dessa competição no DHL Stadium, o principal da Cidade do Cabo.

Cape Town City FC

O Cape Town City FC é um dos caçulas da África do Sul. Em 2016, o empresário John Comitis comprou o Mpumalanga Black Aces e realocou a franquia na Cidade do Cabo. A distância da Mother City para a antiga sede, em Witbank, é de cerca de 1.500 km. Por isso, um dos desafios é construir uma nova base de torcedores.

Com um desempenho sofrível na temporada 2024/2025, os “Citizens” caíram para a segunda divisão, deixando a Cidade do Cabo sem representantes na elite futebol sul-africano.

Cape Town Spurs (ex-Ajax Cape Town)

A equipe que era conhecida como Ajax Cape Town foi fundada em 1999 a partir da fusão dos times Seven Stars e Spurs (guarde este nome). O Ajax de Amsterdã assumiu 51% de participação desse novo clube. A ideia era implantar seus conceitos de treinamento e desenvolvimento de atletas.

Após a queda para a segunda divisão em 2018, o Ajax Cape Town não conseguiu voltar à elite. Além disso, segundo a imprensa local, a relação entre a diretoria dos Urban Warriors e a matriz do clube de Amsterdã começou a se deteriorar. A ruptura chegou em setembro de 2020, quando os holandeses anunciaram a venda de sua participação de 51%.

“O futebol sul-africano não produziu talentos o suficiente nos últimos anos e o Ajax não vê potencial suficiente para o futuro”, disse a nota divulgada clube da capital dos Países Baixos.

Já o Cape Town Stars era o sócio-minoritário do Ajax CT e adquiriu os outros 51% em 2020. A partir daí, o clube passou a se chamar Cape Town Spurs. Trata-se do nome original do time fundado em 1970 e que ajudou a formar o Ajax em 1999.

Depois de bater na trave algumas vezes, o Spurs finalmente retornou à elite em 2023, mas caiu novamente para a Segundona em 2024. O desempenho foi ainda pior em 2025, e a temporada terminou com mais um rebaixamento.

Agora, resta ao Spurs disputar a terceira divisão como clube amador – na África do Sul, quem cai da Segundona perde o status de time profissional.

UWC

O time da University of Western Cape foi o primeiro representante da cidade no Campeonato Sul-africano feminino. A equipe manda suas partidas no estádio da universidade.

A histórica campanha da África do Sul na Copa do Mundo de 2023 teve quatro representantes do UWC: a zagueira Fikile Magama, as meias Sibulele Holweni e Sibulele Holweni, além da volante Bongeka Gamede. A última foi a líder de desarmes na primeira fase do Mundial.

UCT

O time da University of Cape Town (UCT) é uma das novidades na edição de 2025 do Campeonato Sul-africano. Recém-promovido, manda suas partidas no estádio Kopano Astroturf.

Estádios

DHL Stadium

Com capacidade para 55 mil torcedores, o DHL Stadium (atual nome do Cape Town Stadium) fica no bairro de Green Point e é o palco principal do futebol na cidade. O local também recebeu jogos da Copa do Mundo de 2010.

Hoje em dia, ele recebe mais partidas de rugby do que de futebol. Isso porque a arena virou a casa do Stormers em 2021.

Na temporada 2025/2026, a tendência é que o Stellenbosch dispute partidas das copas nacionais e da Copa das Confederações no DHL Stadium.

Athlone Stadium

Localizado a 10 km do Centro, o Athlone tem espaço para 34 mil espectadores. Trata-se do segundo estádio mais importante da Cidade do Cabo. Na temporada 2025/2026, será a casa do Cape Town City FC na segunda divisão, além de receber alguns jogos do Stellenbosch.

UWC Stadium

O UWC atua no UWC Stadium, que fica no bairro de Bellville, próximo ao aeroporto.

Kopano Astroturf

O estádio da Universidade de Cape Town é a casa do UCT no Campeonato Sul-africano.

Danie Craven Stadium, Stellenbosch

O Danie Craven não fica em Cape Town, mas entra nessa lista porque receberá a maioria das partidas do Stellenbosch pelo Sul-Africano.

Ingressos

Stellenbosch FC

As partidas pelo Campeonato Sul-Africano – e, provavelmente, da Copa das Confederações – terão seus ingressos comercializados no site Webtickets e nos supermercados Pick n Pay.

Na Copa MTN 8, as entradas são vendidas pelo Open Tickets. Ainda não se sabe como será o esquema de ingressos na Copa Nedbank.

Cape Town City

As partidas do City têm ingressos vendidos pelo site Webtickets. Entretanto, alguns jogos nesta temporada foram de graça. Quando é assim, as entradas são disponibilizadas, no dia do evento, em um quiosque na entrada do Athlone Stadium.

Cape Town Spurs

Agora que caiu para a terceira divisão, é preciso aguardar como será o esquema de venda de ingressos.

UWC

No caso do UWC, a venda de ingressos é feita na hora do jogo. Para o público geral, o valor costuma ser de 20 rand.

UCT

Os canais oficiais da equipe não informam sobre a venda de ingressos em todos as publicações sobre as partidas. Quando há alguma informação, falam em entrada gratuita.

Veja também: Eventos programados para Cape Town

Agenda

Campeonato Sul-Africano masculino (1ª e 2ª divisões) e copas
Campeonato Sul-Africano (1ª divisão)
  • 5/5/2026 – Stellenbosch x Orlando Pirates – Athlone
Campeonato Sul-Africano (2ª divisão)
  • 25/10/25 – City x The Bees – Athlone
  • 28/10/25 – City x Lerumo Lions – Athlone
  • 22/11/25 – City x Upington – Athlone
  • 6/12/25 – City x Highbury – Athlone
  • 27/1/26 – City x Univ. of Pretoria – Athlone
  • 15/2/26 – City x Midlands – Athlone
  • 7/3/26 – City x Milford – Athlone
  • 7/4/26 – City x Black Leopards – Athlone
  • 19/4/26 – City x Hungry Lions – Athlone
  • 3/5/26 – City x Gomora – Athlone
  • 10/5/26 – City x Baroka – Athlone

**Sempre confira as datas, horários e locais no site da liga. Já perdi um jogo do antigo Vasco de Cape Town em 2014 por causa de mudança repentina na tabela. Também entre nessa página para saber quando o time joga por uma das copas nacionais, que têm datas definidas em cima da hora.

Como chegar aos jogos em Cape Town

DHL Stadium

Ônibus MyCiti (há uma estação na frente), Uber ou a pé, caso você esteja no Centro, Sea Point, Green Point e, vá lá, Bo-Kaap.

  • Terminal Stadium – Linhas D 05 e T 01 e T 01X
  • Paradas Wigtown e Upper Portswood – Linhas 108, 109, 119 e T 02X

Em dias de shows e jogos de futebol ou rugby, há um serviço de transporte gratuito até ao terminal Stadium. O embarque é feito nos terminais Civic Centre ou Thibault Square. Basta apresentar o ingresso antes de passar na catraca e se dirigir aos ônibus especiais.

Athlone Stadium, UWC Stadium, Kopano Astroturf e Parow Park:

Ainda não fui nesses estádios, mas recomendo os aplicativos Uber e Bolt. Sobre os táxis: utilize apenas os de empresas, aqueles que você pode chamar por telefone. Nunca pegue os que ficam parados em pontos. Chame apenas por telefone ou pelos aplicativos próprios de companhias como Unicab e Excite.

Danie Craven:

Nunca fui a esse estádio. Se você estiver em Stellenbosch, imagino que seja tranquilo chegar lá de Uber. Já para quem estiver na Cidade do Cabo e quiser se aventurar, pode ser mais trabalhoso, já que não há uma grande oferta de transportes para Stellies. Creio que as melhores opções sejam carro alugado e apps (Uber e Bolt).



O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

Saiba mais sobre as parcerias do Bastante Sotaque.

Pedro Leonardo
Pedro Leonardo

Carioca, jornalista, SA Specialist certificado pela South African Tourism.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.