Dicas de Cape Town: Boulders, a praia dos pinguins

A colônia de pinguins da praia de Boulders, em Cape Town, é um dos lugares mais famosos da África do Sul.

É normal encaixar a praia dos pinguins no mesmo dia do Cabo da Boa Esperança

(post atualizado em 18/6/2024)

Veja também: Como chegar na praia dos pinguins de Cape Town (2024)

Uma das atrações mais procuradas por brasileiros que atravessam o Atlântico é Boulders, a praia dos pinguins. Ela é o local mais acessível para quem está em Cape Town e deseja chegar perto dessas aves marinhas.

Essa colônia fica no vilarejo de Simon’s Town, a cerca de 1h do Centro da Cidade do Cabo. O parque no qual se localiza o Cabo da Boa Esperança não fica muito longe dali e, por isso, é normal visitar os dois lugares no mesmo dia.

Boulders, a praia dos pinguins

Visitando os pinguins de Cape Town

A praia se divide em várias partes, algumas pagas e outras gratuitas. A área paga com uma grande passarela de madeira oferece as melhores condições para se avistar as aves. Não à toa, é a mais popular entre os viajantes.

Nessa passarela localizada entre a areia e a vegetação, você vê os pinguins por todo o trajeto. O destaque é o fim do caminho, um grande deck do qual o visitante avista um tapete preto e branco formado por centenas de aves.

Prefiro essa opção porque consigo ver os animais, tiro minhas fotos e não os incomodo. Ali, eles ficam mais protegidos de abordagens mais sem-noção. Cada um no seu quadrado.

Se você não quiser pagar, pode caminhar por outra passarela, do lado de fora. No entanto, é um pouco mais difícil encontrar os Jackass Penguins, pois eles ficam escondidos na vegetação.

Lado a lado com os pinguins?

Segundo alguns blogs locais, há duas praias públicas naquela área, vizinhas aos limites do parque. Nelas, é possível dividir areia, pedras e a água com as aves marinhas. Entretanto, nas minhas últimas visitas, não vi nenhum pinguim junto de banhistas.

Como chegar na praia dos pinguins

CARRO: Se você fizer o passeio do Cabo da Boa Esperança com um carro alugado, recomendo incluir uma parada em Boulders na ida ou volta. Veja mais na sugestão de roteiro do Cape of Good Hope que preparei.

TREM: Outra forma de se chegar lá por conta própria é pegando um trem para Simon’s Town. A praia dos pinguins fica a uns 3 km da estação. Se não quiser andar isso tudo, pegue um táxi ou van na rua principal.

Na bilheteria, peça um return ticket, Metroplus, Simon’s Town. É o ingresso de ida e volta na categoria Metroplus no ramal Simon’s Town. Em dezembro/2015, esse bilhete custava 33 rand na estação central de Cape Town.

Outra opção é a passagem que permite embarcar e desembarcar livremente nas estações da False Bay, como Muizenberg, Kalk Bay, Fish Hoek e Simon’s Town. Peça pelo bilhete hop-on hop-off, Simon’s Town.

AGÊNCIAS: Várias agências locais oferecem um tour pela Península do Cabo, chamado por lá de Cape Peninsula Tour. Ele costuma incluir Hout Bay, Cabo da Boa Esperança, Chapman’s Peak e Boulders.

Uma das empresas que contam com esse passeio é a City Sightseeing, a do Red Bus – mas não tem o Chapman’s Peak.

GUIAS/MOTORISTAS LOCAIS: Outra prática comum entre os viajantes é contratar um guia ou motorista local.

Veja também: Como chegar na praia dos pinguins de Cape Town (2024)

Serviço

Preços da praia dos pinguins de Cape Town:

Adultos: 190 rand.

De 2 a 11 anos: 95 rand.

As bilheterias aceitam apenas cartões.

Horários do acesso à área paga:

Abril-Setembro: 8h-17h.

Outubro-Novembro: 8h-18:30.

Dezembro-Janeiro: 7h-19:30.

Fevereiro-Março: 8h-18:30.


O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

A Mari Magalhães sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.

Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.

Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.

Dicas da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.

Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.

7 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Boa tarde Pedro, tudo bem? Vc teria indicação de agencias em Cape Town para fazer o Cape Peninsula Tour? Estou indo agora em agosto fazer intercabio e queria ter uma noção de indicação de agencias locais para esses passeios.
    Obrigada!
    E parabéns pelas postagens!!!

    • Oi, Laysi!
      Nunca fiz esse passeio com esses tours, mas sei que o Baz Bus o oferece. A agência com a qual fiz o shark diving, Detour, também deve ter. Isso é fácil achar por lá.
      Mas deixe pra resolver quando estiver em Cape Town, e, chegando lá, não feche com pressa. São gigantes as chances de você conhecer gente disposta a dividir o aluguel de um carro para ir ao Cabo da Boa Esperança.

  2. Olá, Pedro!
    Quanto a janeiro, é uma boa época para ir à região de Simon’s Town?
    Qual seria a sua sugestão (de períodos /épocas do ano)?
    A propósito, parabéns por seus relatos, fotos e ótimas experiências!