Bate-volta de Cape Town/Cidade do Cabo à West Coast

  • Fazer um bate-volta até a West Coast da África do Sul é uma bela pedida para seu roteiro, caso esteja de carro em Cape Town.
  • As paisagens espetaculares da West Coast e a distância (menos de 2h) fazem dela um destino interessante para um bate-volta

(post atualizado em 28/6/2024)

A Garden Route e as Winelands costumam figurar em quase todos os roteiros de brasileiros que viajam para a Cidade do Cabo. Por isso, quando eles fazem uma pesquisa, o natural é olhar mais para a área do mapa que fica à direita da Mother City. O que quase nenhum de nossos compatriotas faz é explorar o que está à esquerda de Cape Town, subindo pela costa. É lá que fica a região chamada de West Coast, localizada a menos de 2h de carro e cuja paisagem mais marcante é a da lagoa de cores “caribenhas” de Langebaan.

Desde a minha primeira ida à Costa Oeste, no fim de 2015, costumo recomendar uma permanência de pelo menos uma noite no lugar. No entanto, não é absurdo pensar nele como um destino de bate-volta. A dificuldade em achar acomodações na hora pode fazer com que seja mais sensato voltar para o Cabo no mesmo dia.

Shark Bay - Langebaan, África do Sul

Qual é a graça dessa West Coast?

Para mim, a graça da West Coast em paisagens como a do parque, e o destaque é sua lagoa com vários tons de azul (ou verde?). Já Langebaan lembra um pouco as cidades de praia brasileiras, com aquela ausência de formalidades – o pessoal vai descalço ao supermercado.

Por sua vez, Paternoster é ainda mais bucólica e suas casinhas brancas perto da praia ajudam a justificar a presença da África do Sul no top 5 dos países com paisagens mais fotografáveis.

Quando ir

O ano todo, seja ficando uma noite ou fazendo um bate-volta. O West Coast National Park é uma boa para o verão, só que sua alta temporada é a primavera. Na chamada “flower season”, entre setembro e outubro, a vegetação é tomada pelo colorido das flores.

Bate-volta Cape Town – Langebaan: Roteiro mais cheio (e corrido)

Do que conheci na West Coast, acredito que pelo menos três lugares valham a pena: Paternoster, Langebaan e o West Coast National Park. Pode ser muito corrido passar pelos três locais em um dia só, mas é possível.

Minha sugestão seria sair cedo de Cape Town, começar por Paternoster e almoçar por lá. Na sequência, descer para o parque e passar o resto da tarde em Langebaan.

Mapa West Coast, África do Sul

Bate-volta Cape Town – Langebaan: Roteiro enxuto e menos corrido

Para um bate-volta curtido num ritmo mais tranquilo, sugiro eliminar Paternoster da jogada. Comece pelo West Coast National Park, entrando pelo primeiro acesso para quem vem de Cape Town (portão West Coast). Se o tempo estiver bom, curta uma de suas praias de água calma e transparente, como Kraalbaai.

Praia de Kraalbaai - Langebaan, África do Sul
Shark Bay - Langebaan, África do Sul

Saindo do parque pelo outro portão (o mais próximo de Langebaan), você dá de cara com a praia de Shark Bay, que é igual às do parque e fica na mesma lagoa.

O centrinho da cidade oferece boas opções para almoçar na Bree St. Já o restaurante mais procurado pelos turistas é Die Strandlooper.

Veja também: Langebaan e West Coast National Park


West Coast National Park

Além de ser um belo pretexto para fazer a viagem de carro, esse parque é lar das imagens icônicas da Costa Oeste: as água azuis (ou turquesas?) da lagoa de Langebaan e os campos coloridos da flower season (entre setembro e outubro).

A praia de Kraalbaai conta com boa estrutura – banheiros, estacionamento e churrasqueiras – e, na minha visita ao West Coast National Park em 2015, foi onde passei toda a manhã.

Praia de Kraalbaai - Langebaan, África do Sul

Para quem curte atividades físicas, dá pra fazer trilhas e praticar mountain bike no parque.

Já entre agosto e setembro, é possível observar baleias em Tsaarsbank, depois de Kraalbaai, no lado que dá para o oceano.

Shark Bay

Descobri essa praia por acaso, já que ela fica junto ao portão norte do West Coast National Park. É mais um ponto para curtir aquelas águas calmas, fazer belas fotos e observar o balé do pessoal do kitesurf.

Importante: Dirija devagar. Na minha passagem por lá em 2018, vi várias tartarugas atravessando a pista.

Shark Bay - Langebaan, África do Sul

Langebaan

Langebaan parece muito as cidadezinhas de praia que vi pela Garden Route, como Wilderness e Plettenberg Bay. Cheia de cruzamentos sem sinal, conta com uma boa estrutura. Há vários mercados (Spar e Pick n Pay) e postos de gasolina.

Se você chegar lá e decidir ficar, pode encontrar dificuldades ao buscar opções de hospedagem no improviso. Quando acontece essa mudança de planos, o viajante certamente precisa recorrer a Saldanha, a cidade vizinha e muito menos charmosa.

Para comer, gostava do Driftwoods, localizado no fim da Bree St, de frente para a praia. Infelizmente, ele fechou após um incêndio em 2019 e deu lugar ao Buffalo Bill’s, que ainda não visitei.

A 3 km desse restaurante fica o concorrido Die Strandloper, onde é servida uma refeição de 10 etapas com preço único (395 rand, valor em maio/2024). É necessário fazer reserva. Confira outras informações no site do estabelecimento. Ah, e eles não aceitam cartão de crédito.

Langebaan, África do Sul

Paternoster

Conheci Paternoster na viagem que fiz à África do Sul em 2018. Pense num lugar PARADO. O movimento que vi na cidade naquela tarde de sábado se resumiu a poucos carros passando, crianças oferecendo colares de conchas e vendedores de crustáceos circulando pelas ruas ou parados em cruzamentos.

O casario monocromático é útil na hora de encontrar o restaurante em que almocei: o Voorstrandt. Afinal, ele fica localizado na praia é o único lugar pintado de verde por ali.

Paternoster, África do Sul
Restaurante Voorstrandt - Paternoster, África do Sul

Serviço

Como chegar à West Coast da África do Sul

A opção mais cômoda é de carro. O Waze leva você até lá sem sustos. Tome cuidado na estrada principal, onde o radar leva em conta a velocidade média dos veículos.

Distâncias a partir de Cape Town:

West Coast National Park: 87 km (portão West Coast)

Centrinho de Langebaan: 125 km

Paternoster: 149 km

West Coast National Park

Valores da entrada no parque até 31/10/2024: 116 rand (adultos), 58 rand (2 a 11 anos).

Valores da entrada em agosto e setembro (temporada das flores): 247 rand (adultos), 124 (2 a 11 anos).

Para mais detalhes, visite o site oficial do parque

Hospedagem

Masada Guest House (site) – Endereço: 18 Loop Street – Langebaan

Saldanha Bay Inn – Endereço: 98 Van Riebeeck Street – Saldanha


O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

A Mari Magalhães sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.

Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.

Na minha viagem de 2024, usei o cartão Wise pela primeira vez e achei a experiência excelente. Uma das vantagens que mais curti foi a integração com a carteira virtual do Google. Fazendo seu cartão Wise através deste meu link, o blog ganha uma comissão e você não paga nenhum valor a mais. Conheça algumas vantagens de se usar o cartão Wise na sua viagem para a África do Sul:

  • Enviar dinheiro e fazer pagamentos em rand e em mais de 40 moedas diferentes
  • Pagar no máximo 1,1% de IOF em todas as transações
  • Usar um cartão aceito em lojas e restaurantes do mundo todo
  • Sacar até R$ 1.400 gratuitatemente por mês em mais de 2 milhões de caixas eletrônicos em todo o mundo
  • Depositar, converter em tempo real, consultar saldos e transações de forma descomplicada no aplicativo da Wise

Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.

Dicas da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.

Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.