O Cape Point surpreende e arrebata, embora o Cabo da Boa Esperança seja o nome mais conhecido naquele finalzinho de península em Cape Town.
Quando o viajante planeja sua primeira visita à Cidade do Cabo, é normal que ele inclua o Cabo da Boa Esperança no roteiro. Afinal, trata-se de um nome bem conhecido: está nos livros de história e até numa expressão popular.
Por outro lado, ninguém fala do outro cabo fora dos guias de viagem ou sites e blogs especializados. Não há uma expressão tipo “dobrar o Cape Point”. No meu caso, eu só o conheci em 2011, durante a minha primeira viagem, apenas quando entrei naquela parte do Table Mountain National Park.
Desde então, sempre incluí o parque nas minhas viagens a Cape Town. Acho curioso que, nessas cinco visitas, encontrei cinco condições de tempo diferentes: céu limpo e vento forte, tempo fechando do nada, uma área quente e outra fria… Sempre há uma surpresa. Mais um motivo para considerar aquele como um dos meus lugares preferidos do planeta.
Cape Point: Índice
- Cape Point: o que é isso?
- Diferença Cape Point x Cabo da Boa Esperança
- Como incluir o Cape Point no seu roteiro
- Como chegar ao parque
- Por onde começar
- O que fazer no Cape Point
- A trilha à prova de grupos de turistas
- Como chegar ao Cabo da Boa Esperança
- O vento
- Posts úteis
- Serviço
Cape Point: o que é isso?
O Cape Point é um pontal localizado no final da Península do Cabo, em Cape Town. Fica a poucos quilômetros do famoso Cabo da Boa Esperança. Ambos se localizam dentro da seção mais ao sul do Table Mountain National Park.
Apesar do nome, aquela parte do parque fica a cerca de 70 km da Table Mountain. Os dois cabos marcam o final de uma sequência de formações rochosas que vêm da região central da cidade.
Diferença entre Cape Point e Cabo da Boa Esperança
Numa comparação bem básica entre os vizinhos Cape Point e Cabo da Boa Esperança, o primeiro fica no alto e último, mais embaixo.
Mais elevado, o Cape Point é a parte do parque que oferece melhor estrutura: há restaurantes, banheiros e lojas. De lá, partem caminhos em direção a dois faróis, além de uma trilha que dá no Cabo da Boa Esperança.
Por sua vez, o “Good Hope” é o ponto mais ao sudoeste do continente africano. Essa é a informação que aparece numa grande placa, na qual formam-se filas de turistas.
Como incluir o Cape Point no seu roteiro
Para quem pretende conhecê-lo por conta própria, com um carro alugado, o ideal é reservar um dia para o passeio. É comum emendar com a praia dos pinguins, a estrada Chapman’s Peak Drive e mais algum lugar banhado pela False Bay, como Kalk Bay.
Já quem não dirige pode contratar um motorista ou guia local. Nas agências, o nome do passeio que inclui Cabo da Boa Esperança e Cape Point é chamado de Cape Peninsula Tour.
Veja também: Roteiro para o Cabo da Boa Esperança
Como chegar ao parque
Se você estiver de carro, recomendo descer por Hout Bay e pegar a Chapman’s Peak Drive. É um caminho mais longo, porém, muito mais bonito. Saia cedo para dirigir com calma e parar em quantos mirantes quiser.
Na sequência, já em Noordhoek, você passará por um hipermercado Checkers e verá um sinal (semáforo). Nele, vire à direita e, dali em diante, basta seguir as placas para Simon’s Town.
Quando chegar ao outro lado da península, as águas da False Bay estarão à sua esquerda. Aí, é só seguir em frente, não há como errar o caminho para a entrada do Table Mountain National Park.
Por onde começar
No Table Mountain National Park, o ideal é que você passe pelo Cape Point antes do Cabo da Boa Esperança. A grande razão para isso é a presença de banheiros e opções de alimentação. Depois de umas 2h de estrada, é tudo que o corpo pede. Aquela área ainda conta com três lojinhas de souvenir.
O que fazer no Cape Point
Farol desativado
O farol mais antigo foi inaugurado em 1859 e fica 238m acima do nível do mar. Ele foi desativado porque era facilmente encoberto por nevoeiros, algo que causou diversos naufrágios na região.
Hoje, aquele ponto oferece uma belíssima vista do Cabo da Boa Esperança, e de todos os tons de azul do Atlântico e da False Bay. É possível chegar lá através da escadaria ou de um funicular.
Para quem tem problemas com atrações turísticas muito movimentadas, atenção: esse farol faz parte do roteiro padrão das grandes excursões e grupos de turistas.
Trilha para o Cabo da Boa Esperança
Essa trilha começa perto dos banheiros do Cape Point e dura cerca de 2h. É possível descer para a praia Dias, que não é adequada para mergulhos.
Comer e beber
Há dois restaurantes: o Food Shop, mais barato, e o chique Two Oceans, com vista para a False Bay.
Attenzione pickpocket: Costumo comer as pizzas e sanduíches do Food Shop, mas recomendo que você se alimente na parte de dentro. O estorninho de asas vermelhas pode dar um rasante e morder o lanche que está na sua mão.
Já as muretas que dão para o mar são tentadoras. Parece a paisagem perfeita para uma refeição rápida. Entretanto, um babuíno pode sair da vegetação e pegar sua comida.
Compras
Há três lojas de souvenirs na base do Cape Point. Elas ficam perto da estação do funicular.
Respirar bem fundo
Cada um sabe de seu roteiro, mas considero obrigatório respirar fundo no Cape Point para aproveitar um dos ares mais puros do planeta. É uma consequência da corrente de ar que vem da Antártida.
A trilha à prova de grupos de turistas
Um de meus orgulhos é ter ajudado a campeã olímpica Ana Marcela Cunha a encontrar a trilha que chega perto do farol mais novo.
Para chegar lá, siga pelo caminho do farol do alto, o mais movimentado. Pare quando encontrar a antena da estação de análise da qualidade do ar da Global Atmosphere Watch (GAW).
Olhando de frente para ela, você tem duas opções: virando à direita, sobe-se pela escadaria do velho farol; virando à esquerda, inicia-se a trilha Lighthouse Keepers, que fica fora dos tours de agência e grandes excursões.
Menos movimentada, ela vai descendo pelo lado da False Bay. Com sorte, é possível avistar baleias por ali. O caminho passa por alguns mirantes e até uma estação de radar usada na Segunda Guerra. Só não é possível se aproximar do farol.
Segundo uma placa perto da antena, dá pra ir e voltar em cerca de 1h30min.
Como chegar ao Cabo da Boa Esperança
Para quem estiver de carro, o caminho para o Cabo da Boa Esperança é bem fácil. Ao deixar o Cape Point, basta virar na primeira esquerda.
Vá devagar. Além de haver chances de encontrar animais como bonteboks nem meio à vegetação, babuínos e avestruzes podem pintar na pista.
O vento
Mesmo em um dia de sol, calor e céu sem nuvens é preciso ter um casaco ou jaqueta à tiracolo. Afinal, o Cape Point é o local com maior ocorrência de ventos na África do Sul.
Condições calmas são vistas em apenas “2% de todas as horas de um ano”, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente do país.
Posts úteis
Serviço
- Para entrar no parque, adultos pagam 400 rand; crianças (2 a 11 anos): 200 rand. Valores válidos até 31/10/2024. Apenas cartões de débito e crédito são aceitos.
- Abertura e fechamento do portão do parque: 7h-17h (abril a setembro); 6h-18h (outubro a março). Fonte: SANParks. Esses horários variam conforme o nascer e o pôr do sol; há uma placa com as horas exatas ao lado da guarita.
- Como chegar sem carro: Contratar um guia ou motorista local; tour Cape Point & Penguins do Red Bus; ir com agências como Awol Tours e Baz Bus; contratar um tour pelo Get Your Guide.
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
Passagens
A Melhores Tarifas é comandada pela Mari Magalhães, que sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.
Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.
Seguro viagem
A Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.
Guia da África do Sul
As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.
Aluguel de carros
O Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.
GetYourGuide
Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.