- A reserva Moditlo fica em Hoedspruit e tem os “Big 5”
- Ela fica na cidade de Hoedspruit, a 6h de carro de Joanesburgo
- A experiência numa reserva privada é diferente de um parque como o Kruger
Depois de alguns anos sem fazer safári na África do Sul, voltei à vida de passeios pela savana na minha viagem de março de 2024. Quase um mês depois dos game drives na reserva Moditlo, as imagens que eu vi por lá seguem frescas na minha cabeça. Por isso, acho que dá pra dizer que esse lugar é uma ótima opção.
Como é a reserva Moditlo
Essa foi a primeira vez que visitei a cidade de Hoedspruit. Deu pra perceber que ela é meio que a capital das reservas privadas. Por sinal, é lá que se localiza, por exemplo, a Kapama, bem conhecida dos brasileiros. E pertinho dela fica a Moditlo.
Ambas ficam a mais ou menos 1h de um dos portões do famoso Kruger National Park. Logo, não são uma daquelas reservas que têm fronteiras sem grades para o parque. E isso não é nenhum demérito: elas são enormes e estão muito de longe de ser um cercadinho, um mero zoológico sem jaulas.
No caso da reserva Moditlo, são 145 km². Não é um Kruger, que tem o tamanho de Sergipe, entretanto, é coisa pra caramba. Dentro dela, há alguns lodges em que você pode se hospedar, como o Vuyani e o Moditlo River Logde. E, embora eu estivesse hospedado fora dali, o pacote que contratei previa dois game drives por lá.
Diferenças para o Kruger
Quando você passa da guarita da reserva Moditlo, ainda é tudo muito semelhante a um parque nacional. As estradas e a vegetação são parecidas e, de quebra, alguns animais já dão as caras, como impalas e zebras. A diferença está no tráfego e nas permissões que o ranger (o guia que dirige o veículo 4×4) possui.
Num parque como o Kruger, o acesso é permitido a qualquer um que pague a entrada. Por outro lado, numa reserva privada, o acesso é bem mais restrito. Não há, por exemplo, turistas fazendo safári por conta própria. Sendo assim, você não verá uma pista tomada por 15 carros quando um casal de leões for avistado perto da estrada.
Outra diferença importante é que, em reservas privadas, o ranger pode sair da pista e dirigir até no meio dos arbustos, se for o caso.
Safári na reserva Moditlo: 1º dia
Chegamos a Hoedspruit num sábado, na hora do almoço e, por volta de 15h, uma van da agência Moafrika nos buscou no Safari Moon. O motorista Eddie nos levou para o Vuyani, dentro da reserva Moditlo. Ali, entendi que nossos game drives seriam operados por rangers desse lodge.
Veja também: Safari Moon, o “lodge do Tom Cruise”
Antes mesmo do safári propriamente dito, já havíamos avistado um elefante na estrada. Ele estava dentro da reserva Kapama, perto da cerca. Além disso, encontramos algumas zebras logo após o portão da Moditlo.
Naquela tarde, o game drive acabou virando um passeio privativo para minha namorada e eu, já que acabamos não dividindo o veículo com outros hóspedes do Vuyani. Então, subimos num Land Rover sem teto, vidros ou portas, que tinha o ranger Goodman no volante e o tracker Derrick no assento à frente do capô.
Os rangers se comunicam bastante via rádio. Por isso, sempre é possível saber onde estão os animais. É menos uma questão de sorte ou acaso do que no Kruger, por exemplo. Tanto que o primeiro bicho que vimos foi um elegantíssimo guepardo (ou cheetah) – o primeiro que vi na vida.
Protagonistas do dia: leões
Rinocerontes iluminados pelos raios de sol, girafas, dezenas de búfalos, fora a vista das montanhas de Drakensberg. Já tava tudo lindo, divino e maravilhoso até o momento em que o rádio trouxe a localização de uma dupla de leões. Eram dois irmãos que, momentos antes, pegaram duas zebras e estava dando pinta na estrada.
Quando chegamos, vimos um deles deitado na pista de terra batida. A zebra estava mais adiante, toda esparramada em meio à vegetação e fedendo demais. Quando eu via essas cenas de caça nos documentários, não pensava na catinga que dominava o ambiente.
“Eles pegaram as zebras, mas as deixaram de lado por enquanto”, explicou Goodman.
Minutos depois, passamos por ali novamente e, dessa vez, o leão estava no meu lado. Eu me emocionei quando consegui ouvir a sua respiração. Não sei se isso seria possível no Kruger devido ao barulho dos carros que se juntariam ao nosso redor.
Sundowner: o lanche mais bonito do mundo
Normalmente, os game drives realizados na parte da tarde têm uma parada para lanche na hora do pôr do sol. Esse da Moditlo foi bem especial, pois o sol se pôs atrás das montanhas de Drakensberg. Já a trilha sonora ficou por conta dos rugidos de um dos leões, que chamava o irmão. O cardápio deles era bem diferente dos nossos petiscos.
Veio a noite e, no caminho de volta para o Vuyani, conseguimos avistar os dois leões juntos, um deitado em cada canto da pista. Fiquei um pouco tenso quando um deles se mostrou um pouco agitado antes de nosso carro passar – justamente, o que estava do meu lado. Entretanto, sobrevivi e tô aqui pra escrever sobre essa história.
Safári na reserva Moditlo: foco no leopardo
O último game drive na reserva Moditlo foi na segunda-feira. Depois de uma tarde de sábado perfeita e um dia inteiro no Kruger na véspera, dedicamos aquela manhã à busca pelo raríssimo leopardo. Difícil de ser avistado, esse felino é a grande estrela dos safáris.
Rodamos por partes do parque por onde não circulam muitos veículos e chegamos na área em que um dos felinos fora avistado. De acordo com um ranger que passara por ali momentos antes, um leopardo estava subindo e descendo árvores naquele trecho.
Pausa na busca, hora de um lanche na savana. Direct, nosso tracker do dia, deu uma palestra sobre pegadas e… fezes. Sim, elas são pistas importantes para localizar animais selvagens. Foi assim que descobri que a área em que paramos havia sido visitada por girafas, rinocerontes e hipopótamos na noite anterior.
Voltamos, então, ao cantinho do leopardo. E fui eu quem o localizei, antes mesmo de Goodman e Direct. Vi sua carinha no meio da vegetação, olhando na nossa direção. O carro parou e o danado se escondeu antes mesmo que eu conseguisse fazer um clique. Caminhou na direção de uma árvore, se deitou e sumiu. Não deu pra registrar com a câmera, mas garanto que a foto que tirei com a mente está espetacular.
Naquela manhã, também vimos hienas e girafas, além de conferir o desfecho da história dos leões. Passamos pelo que sobrou de uma das zebras, bem no meio da estrada. O cheiro estava ainda pior, enquanto as árvores ao redor ficaram repleta de abutres. É o ciclo da vida.
Serviço
Moditlo Private Game Reserve
Como reservar: Os game drives nessa reserva faziam parte do meu pacote de três dias e duas noites contratado junto à agência Moafrika. Normalmente, você contrata passeios na savana antes da viagem, junto às agências ou com o seu hotel/lodge (também é possível resolver isso na recepção).
Localização: Os acessos para a reserva ficam na estrada R40, em Hoedspruit.
Como chegar: É possível chegar em Hoedspruit de carro (6h a partir de Joanesburgo), vans de agências ou avião. A cidade conta com um aeroporto.
Meu transporte já estava incluído no pacote da Moafrika. A van nos buscou no terminal de ônibus do aeroporto de Joanesburgo e, na volta, nos deixou no mesmo local. Confira o post sobre o aeroporto de Joanesburgo e veja como encontrar o ponto das vans.
Sites úteis:
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
Passagens
A Mari Magalhães sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.
Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.
Cartão Wise
Na minha viagem de 2024, usei o cartão Wise pela primeira vez e achei a experiência excelente. Uma das vantagens que mais curti foi a integração com a carteira virtual do Google. Fazendo seu cartão Wise através deste meu link, o blog ganha uma comissão e você não paga nenhum valor a mais. Conheça algumas vantagens de se usar o cartão Wise na sua viagem para a África do Sul:
- Enviar dinheiro e fazer pagamentos em rand e em mais de 40 moedas diferentes
- Pagar no máximo 1,1% de IOF em todas as transações
- Usar um cartão aceito em lojas e restaurantes do mundo todo
- Sacar até R$ 1.400 gratuitatemente por mês em mais de 2 milhões de caixas eletrônicos em todo o mundo
- Depositar, converter em tempo real, consultar saldos e transações de forma descomplicada no aplicativo da Wise
Seguro viagem
A Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.
Guia da África do Sul
As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.
Aluguel de carros
O Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.
GetYourGuide
Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.