Tomada na África do Sul: padrão e adaptadores

Há menos peixinhos a nadar no mar do que perguntas sobre tomada na África do Sul em grupos de Facebook e WhatsApp dedicados a viagens para aquele país. Para ir direto ao ponto: não há motivo para pânico. O adaptador é facílimo de se encontrar e costuma ser barato.

(post atualizado em 11/4/2025)

Índice

Supermercado da África do Sul

Voltagem e tomada na África do Sul

Na África do Sul, a voltagem é 220/230 volts, enquanto o padrão de tomada é o tipo D, com três pinos, mais grossos que os utilizados no Brasil e dispostos de forma triangular.

Outro detalhe importante é que, normalmente, há um interruptor junto às tomadas na parede.

Sobre o novo padrão brasileiro: o plug do meu antigo notebook tinha três pinos e, por isso, eu levava o meu adaptador simplíssimo de dois pinos.

Tomada de parede no padrão da África do Sul. Curiocity Cape Town, Green Point, Cidade do Cabo.

Onde comprar o adaptador de tomada na África do Sul

A compra de um adaptador não precisa ser uma preocupação em sua ida para a África do Sul. Na minha viagem de 2025, o adaptador de tomada mais simples saía por 39,99 rand no supermercado Pick n Pay. O valor é equivalente a cerca de R$ 12 pela cotação de 11/4/2025.

Esse acessório é encontrado facilmente em vendinhas e supermercados de qualquer cidade. Lembro que, em 2014, esqueci o meu no hostel de Jeffreys Bay e comprei outro na bucólica Storms River, parada seguinte do meu roteiro.

Para quem fala pouco ou nenhum inglês, também é fácil pedir na loja: é só falar um “I’M LOOKING FOR AN ADAPTOR, PLEASE”.

Só deixe para comprar nas lojas dos aeroportos em ÚLTIMO CASO. Afinal, o preço costuma ser mais salgado. E atenção: se o valor do modelo mais simples for muito maior que 40 rand, é uma cilada.

Adaptador de tomada da África do Sul
Supermercado da África do Sul: Pick n Pay

Vale a pena comprar o adaptador de tomada no aeroporto?

Na minha viagem de março de 2024, cheguei na África do Sul pelo aeroporto de Joanesburgo. Ao comprar meu chip de telefone na loja da Vodacom, notei que os vendedores tentavam empurrar para os clientes um adaptador de tomada universal. Não consegui reparar se era um modelo compatível com o padrão brasileiro.

Veja também: Dicas para encontrar passagens mais baratas para a África do Sul

A única condição em que recomendo a compra no aeroporto é se a bateria do seu telefone estiver com pouquíssima ou nenhuma carga e você realmente precisar utilizar o aparelho imediatamente. Até porque vi pouquíssimas tomadas no aeroporto de Joanesburgo, e as que existem estavam no padrão sul-africano.

Uma forma de evitar esse perrengue com o celular é fazer a recarga da bateria durante o voo. No caso da South African Airways, há uma tomada abaixo do assento, e ela sustentou o carregamento super-rápido do meu aparelho.

Tomada - Aeroporto de Joanesburgo

Veja também:

Por que não se estressar com adaptador

Insisto: não torne a questão do adaptador de tomada na África do Sul uma dor de cabeça nos preparativos de viagem. Por exemplo: os últimos locais nos quais me hospedei por lá disponibilizavam a entrada convencional de dois pinos. No caso do Never at Home, na Cidade do Cabo, há até entradas USB junto às camas.


O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

Saiba mais sobre as parcerias do Bastante Sotaque.

Pedro Leonardo
Pedro Leonardo

Carioca, jornalista, SA Specialist certificado pela South African Tourism.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.