- Durante a press trip de maio, passei alguns dias no Rhino Ridge. É um lodge de luxo localizado dentro do Hluhluwe iMfolozi Park, a cerca de 3h de Durban.
- O Rhino Ridge é um dos mais novos lodges da África do Sul; e isso é bom e ruim.
(post atualizado em 24/6/2024)
Cheguei ao Rhino Ridge animado. Gostei muito do que vi nos posts do Instagram do Viver a Viagem, que estivera lá semanas antes. Entretanto, a experiência foi um pouco complicada para o nosso grupo.
Veja também: Safári perto de Durban: Hluhluwe iMfolozi Park
Quartos do Rhino Ridge
O primeiro impacto foi muito positivo. Da minha varanda, eu vi um grupo de girafas se alimentando numa árvore. E também as avistava do meu box, já que ele tinha uma porta para o deck. Que upgrade para quem já dormiu num quarto de 40 camas em Munique…
Além da vista, o destaque é o conforto. A decoração estava de acordo com as suas quatro estrelas.
Já no segundo dia, tive alguns problemas. Na volta do bush walk, o “safári a pé”, o chuveiro não tinha água gelada. Só que eu estava tão sujo de lama, que precisava do banho de qualquer forma.
À noite, quando enchi a banheira, a água estava turva, quase um cappuccino. Fuén.
Segurança
Você é orientado a não andar sozinho, à noite, pelas áreas externas. O motivo é a proximidade com os animais. Para fazer o caminho entre a casinha principal (onde ficam recepção e restaurante) e os quartos, o hóspede precisa da companhia de um vigia.
Spa, o gerente, nos disse durante o check-in: “Se precisarem sair do quarto, disquem 9 e enviaremos alguém para buscar”.
Refeições
Ao menos nas refeições, foi tudo bem. Achei curioso eles não servirem um almoço convencional. Se você quiser comer por volta do meio-dia, pode solicitar um dos pratos do menu de Light Lunch – cobrados à parte.
Desse cardápio, comi o Nutting Fancy. É um combinado com batata chips, mix de castanhas e dried wors, uma espécie de linguiça ressecada e bem temperada.
Se você aguentar esperar, pode aproveitar o high tea, refeição servida antes de os hóspedes saírem para o game drive da tarde (14h30, no verão; 15h30, no inverno). Trata-se de um buffet com comidas leves.
Nos jantares, o cardápio mudava a cada noite, e não oferecia muitas opções. Geralmente, estava tudo muito bom.
Instalações
O Rhino Ridge conta com 18 quartos, sendo dois exclusivos para lua de mel. Entre as “facilities”, há uma piscina e um spa. Já o wi-fi é bem limitado, restrito ao prédio principal. Mais um motivo para ter um chip de operadora local.
Por sua vez, a varanda é um point interessante para a noite. Sente-se ao redor da fogueira e curta o céu – o mais estrelado que já vi.
Pode melhorar
A água pode ser um problema. Por ser um lugar isolado, o abastecimento não é como nas grandes cidades sul-africanas, onde você pode até beber da torneira.
Enquanto a recepção do meu chip da Vodacom estava ok, o mesmo não pode ser dito do sistema do cartão de crédito. Algumas pessoas do nosso grupo tiveram problemas ao pagar.
Acredito que os veículos dos game drives também poderiam ser melhores. Afinal, é um lodge de luxo, quatro estrelas. Se eles têm piscina e spa, podem bancar modelos melhores que os velhos Toyotas Land Cruiser, modelo igual ao Bandeirante, que está fora de linha há muitos anos aqui no Brasil.
Como chegar ao Rhino Ridge
Do portão do Hluhluwe iMfolozi Park ao Rhino Ridge são uns 40 minutos. O legal é que você pode encontrar elefantes, búfalos e girafas pelo caminho.
Caso você se hospede nesse lodge, sugiro que contrate um transfer para ir ao parque. Carros normais até chegam lá no lodge, mas vão sofrer nas irregulares estradas de terra que o cercam.
O Rhino Ridge também oferece transfer a partir do aeroporto de Durban. Veja mais detalhes no site do lodge.
Preços do Rhino Ridge (valor por noite)
Safari room: 4.690 rand (ago/2024-abr/2025); 4.060 rand (maio/2025-junho/2025)
Villas de luxo: 6.290 rand (ago/2024-abr/2025); 5.780 rand (maio/2025-junho/2025)
Villas de lua de mel: 6.970 rand (ago/2024-abr/2025); 6.550 rand (maio/2025-junho/2025)
Crianças
O lodge disponibiliza duas suítes para famílias, os family rooms.
De 3 a 6 anos: Há um “kiddies drive” entre 10h-12, sem custos adicionais. É preciso que um responsável acompanhe a criança.
Até 6 anos: Só podem ir nos game drives da manhã. É preciso reservar um game drive com veículo exclusivo.
Babysitting: Cobrado por hora, duração mínima de 4h. Deve ser reservado com 24h de antecedência.
O blog viajou em maio/2017 a convite do Turismo Oficial da África do Sul e da South African Airways
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
Passagens
A Mari Magalhães sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.
Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.
Cartão Wise
Na minha viagem de 2024, usei o cartão Wise pela primeira vez e achei a experiência excelente. Uma das vantagens que mais curti foi a integração com a carteira virtual do Google. Fazendo seu cartão Wise através deste meu link, o blog ganha uma comissão e você não paga nenhum valor a mais. Conheça algumas vantagens de se usar o cartão Wise na sua viagem para a África do Sul:
- Enviar dinheiro e fazer pagamentos em rand e em mais de 40 moedas diferentes
- Pagar no máximo 1,1% de IOF em todas as transações
- Usar um cartão aceito em lojas e restaurantes do mundo todo
- Sacar até R$ 1.400 gratuitatemente por mês em mais de 2 milhões de caixas eletrônicos em todo o mundo
- Depositar, converter em tempo real, consultar saldos e transações de forma descomplicada no aplicativo da Wise
Seguro viagem
A Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.
Guia da África do Sul
As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.
Aluguel de carros
O Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.
GetYourGuide
Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.