Lugares pouco conhecidos da África do Sul: Port St. Johns

  • Port St. Johns é meu lugar preferido da Wild Coast, uma região localizada a mais de 1000 km de Cape Town e pouco explorada por brasileiros na África do Sul.
  • Passei três dias em Port St. Johns durante a viagem de 2014 (veja como foi) e isso já a colocou no meu top 3 de cidades sul-africanas.

Qual é a de Port St. Johns?

Na verdade, só conheci um trechinho do seu litoral. Afinal, fiquei o tempo todo no Amapondo Backpackers, localizado entre a praia e a montanha. A cidade até tem um centrinho, mas só passei por lá na ida e na volta.

Embora não tenha a mesma fama que a “vizinha” Coffee Bay, Port St. Johns é meio que o ponto principal da Sardine Run, fenômeno que reúne milhões de sardinhas e atrai baleias, tubarões, golfinhos, aves marinhas. Ele acontece entre maio e julho, e representa a alta temporada na região.

Dicas de Port St. Johns

Durante a Indaba 2017, tive a chance de conversar com o Tebu Mosothoane. Ele trabalha no Amapondo e ficou feliz por encontrar um brasileiro que gostava tanto daquele hostel.

Aproveitei nossa rápida reunião em Durban para gravar um vídeo para o Bastante Sotaque, que já está disponível no YouTube. No papo, Tebs respondeu algumas dúvidas de meus seguidores no Instagram e deu algumas dicas sobre Port St. Johns.

Melhor época para visitar Port St. Johns

“Há diferentes lugares e climas pela África do Sul. E Port St. Johns se situa praticamente no meio. Durante o ano todo, o tempo é muito bom. Então, não importa muito a época. Porém, dezembro é o melhor mês.”

Por que Port St. Johns não é modinha

“Port St. Johns é um tesouro escondido, uma paraíso que poucas pessoas conhecem. Por ser um lugar difícil de se chegar, não é muito conhecido. E, como o acesso é mais difícil, poucas pessoas vão pra lá. Mas, quando chegar em Port St. Johns – e nós podemos buscá-lo(a) -, você irá se apaixonar pelo lugar”

Para chegar à cidade, o normal é viajar de ônibus ou Baz Bus até Mthatha, a cerca de 100 km do litoral. Lá, uma van busca o(a) hóspede e o(a) deixa no Amapondo. A viagem costuma durar 2h.

A África do Sul “raiz”

“A melhor coisa sobre Port St. Johns e a Wild Coast é a sua autenticidade. É a África de verdade. Se você for ao Sun City ou algo do tipo, vê africanos usando roupas típicas, fazendo performances ou dançando.

Entretanto, em Port St. Johns, eles fazem aquilo no seu dia a dia. Eles vivem como seus ancestrais. Moram em pequenas casas feitas de fezes de vaca e lama. As mulheres cozinham de forma tradicional. E há lindas colinas, um belíssimo oceano. Nas áreas abertas, vivem vacas e porcos, que depois são preparados e comidos. É a África autêntica. Ninguém vai fingir nada.”

O que fazer em Port St. Johns

“Há muitas atrações, trilhas… O Pedro já foi e conhece bem. Tem cachoeira, passeios à cavalo, praias lindas e também pequenos vilarejos que são tão sublimes. E alguns de nossos tours passam por esses lugares.”

Veja também:

Port St. Johns: o que fazer e onde se hospedar

A viagem até Port St. Johns em 2014

Vídeo: Dicas sobre Port St. Johns, um tesouro escondido da África do Sul

O blog viajou em maio/2017 para a Indaba a convite do Turismo Oficial da África do Sul e da South African Airways


O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

A Mari Magalhães sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.

Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.

Na minha viagem de 2024, usei o cartão Wise pela primeira vez e achei a experiência excelente. Uma das vantagens que mais curti foi a integração com a carteira virtual do Google. Fazendo seu cartão Wise através deste meu link, o blog ganha uma comissão e você não paga nenhum valor a mais. Conheça algumas vantagens de se usar o cartão Wise na sua viagem para a África do Sul:

  • Enviar dinheiro e fazer pagamentos em rand e em mais de 40 moedas diferentes
  • Pagar no máximo 1,1% de IOF em todas as transações
  • Usar um cartão aceito em lojas e restaurantes do mundo todo
  • Sacar até R$ 1.400 gratuitatemente por mês em mais de 2 milhões de caixas eletrônicos em todo o mundo
  • Depositar, converter em tempo real, consultar saldos e transações de forma descomplicada no aplicativo da Wise

Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.

Dicas da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.

Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.