Chapman’s Peak Drive, a estrada mais bonita de Cape Town

Em um país cheio de rotas cênicas, a minha preferida é a Chapman’s Peak Drive, em Cape Town. Além de ser o caminho mais bonito para o Cabo da Boa Esperança, é um dos melhores lugares da Cidade do Cabo para curtir o pôr do sol.

A “Chappies” começa no bairro de Hout Bay e segue rumo ao sul, pela Península do Cabo. Ela passa pelo Chapman’s Peak propriamente dito e termina perto da belíssima praia de Noordhoek. Seus 9 km e 114 curvas são repletos de mirantes. A beleza do local, o trajeto sinuoso e a presença de muitos ciclistas fazem dela uma estrada para quem não tem pressa. Devagar, sempre!

Chapman's Peak Drive - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Sua característica mais forte é a presença do paredão de pedras e túnel com vista para o mar. Cariocas poderão até fazer uma comparação com o Elevado do Joá. Certo mesmo é que a combinação do azul da água com os tons pastéis das rochas garante imagens espetaculares.

Acho curiosa uma placa logo no início do trajeto. Ela diz algo como “continue por sua conta e risco”, alertando para o risco de pedras rolarem. Não é motivo de desespero. Por toda a estrada, são vistas redes de proteção na rocha.

Quando há um risco maior de deslizamento – especialmente, durante temporais – a Chapman’s Peak Drive pode ser interditada.

Chapman's Peak Drive - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

O Chapman’s Peak

Naqueles 9 km, há vários recuos de pista nos quais você pode parar e admirar a paisagem. O principal fica junto ao Chapman’s Peak, pico que dá nome à estrada.

Dali, praticamente tudo para onde a câmera aponta é bonito: as rochas, as curvas, o mar. A vista inclui Hout Bay, a montanha chamada de sentinela e um pouquinho da Duiker Island, lar da Cape fur seals. Alguns até se arriscam na área abaixo das grades do mirante, mas aquilo já é aventura demais para mim.

Chapman's Peak Drive - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul
Chapman's Peak Drive - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Pedágio

A Chapman’s Peak Drive conta com pedágio em ambos os sentidos. Ao menos no sentido Noordhoek, há uma espécie de checkpoint depois da cabine, onde você deve mostrar o recibo.

Em fevereiro de 2019, os valores são 47 rand para carros e 31 rand para motos.

Chapman's Peak Drive - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Encaixando no roteiro: com carro

Para quem está de carro, sugiro três opções:

– incluir a Chappies no dia do Cabo da Boa Esperança. Passando por ela na ida e/ou volta. Veja mais detalhes no post sobre este passeio.

– pegar a Chapman’s Peak Drive quando for a algum vilarejo banhado pela False Bay, do outro lado da Península do Cabo. Exemplos: Simon’s Town, Fish Hoek e Kalk Bay.

– dirigir até um de seus mirantes só para curtir o pôr do sol e jantar no Mariner’s Wharf de Hout Bay.

Veja também: O que fazer com um carro alugado na Cidade do Cabo

Chapman's Peak Drive - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Encaixando no roteiro: sem carro

Caso você vá com algum tour fechado de agência ou com guia local, é natural que o Chapman’s Peak esteja no chamado Peninsula Tour.

Uma opção é o pacote oferecido pelo site Get Your Guide que inclui, além da Chappies, paradas no Cabo da Boa Esperança e Boulders Beach (a praia dos pinguins), e a opção de escolher um guia que fale português.

Veja também: Conhecendo Cape Town sem carro


O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

A Mari Magalhães sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.

Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.

Na minha viagem de 2024, usei o cartão Wise pela primeira vez e achei a experiência excelente. Uma das vantagens que mais curti foi a integração com a carteira virtual do Google. Fazendo seu cartão Wise através deste meu link, o blog ganha uma comissão e você não paga nenhum valor a mais. Conheça algumas vantagens de se usar o cartão Wise na sua viagem para a África do Sul:

  • Enviar dinheiro e fazer pagamentos em rand e em mais de 40 moedas diferentes
  • Pagar no máximo 1,1% de IOF em todas as transações
  • Usar um cartão aceito em lojas e restaurantes do mundo todo
  • Sacar até R$ 1.400 gratuitatemente por mês em mais de 2 milhões de caixas eletrônicos em todo o mundo
  • Depositar, converter em tempo real, consultar saldos e transações de forma descomplicada no aplicativo da Wise

Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.

Dicas da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.

Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Legal você dar dicas sem carro. A maioria dos blogs sempre dá dica de itinerários somente pra quem dirige ou aluga carro, que não é meu caso.

    Gratidão,