- Quando me pedem dicas de Cape Town, a feira gastronômica realizada aos sábados no Old Biscuit Mill é a que ganha mais ênfase.
- O Neighbourgoods Market, no Old Biscuit Mill, é garantia de comer bem e de uma manhã de sábado agradável.
(post atualizado em 14/11/2024)
Índice:
O que é o Neighbourgoods Market
Comecei a me apaixonar por Cape Town no momento em que descobri o Neighbourgoods Market lá em agosto de 2011. Trata-se de uma feira gastronômica que funciona todos finais de semana no terreno de uma antiga fábrica do bairro-sensação Woodstock. O complexo do Old Biscuit Mill ainda abriga uma tenda voltada à moda, além de galerias de arte, lojas e restaurantes.
O NGM foi fundado em 2006 e conta com mais de 100 profissionais que oferecem comida boa, fresca e quase sempre barata. Com tanta coisa boa para comer, meu conselho é chegar lá cedo e em jejum.
Costumo emendar café da manhã com o almoço. Nos “intervalos”, passeio pelas outras áreas do Old Biscuit Mill.
O que tem para comer
O Neighbourgoods Market impressiona pela quantidade de boas opções. São dois galpões repletos de barracas com comidas de várias partes do mundo, opções que agradam a gregos e veganos. Você pode escolher entre sanduíches, chás gelados, cafés, cervejas, espetinhos e muito mais. Depois, é só achar um lugar nas grandes mesas ou banquinhos.
Entre as barracas que estão lá desde a minha primeira viagem, destaco a Piroschka’s Kitchen, que vende um prato alemão chamado flammkuchen. Há diversas opções de “toppings”, incluindo uma vegetariana.
Infelizmente, não encontrei mais a barraca do argentino com a camisa do Messi. Nascido em Buenos Aires, já teve namorada brasileira e falava um ótimo português.
“Gosto muito do Rio e do Brasil. Menos o futebol, né?”, brincou.
Ambiente
A feira do Old Biscuit Mill é um dos lugares com atmosfera mais agradável em Cape Town. Vejo muito a população local e, embora não apareça com tanto destaque nos guias, o Neighbourgoods Market recebe um número razoável de turistas. O legal é que todo mundo fica misturado, e a principal área de convivência é o espaço ao ar livre em frente à entrada. As pessoas sentam nas escadas, muretas e até no chão.
A partir da viagem de 2018, notei que alguns corredores ficaram mais largos, facilitando a circulação nos galpões.
Antigamente, a trilha sonora local ficava por conta de uma playlist bem aleatória. Uma amiga dizia que a combinação da música com o ambiente fazia o mercado parecer “cenário do filme da Amélie Poulain”.
Atualmente, a música fica com DJ’s que se apresentam na entrada do galpão. Preciso voltar lá durante o verão para confirmar se o italiano Riccardo Moretti e seu projeto Tribal Need ainda aparecem por lá.
Festas no verão
O Neighbourgoods Late Saturdays é uma novidade para o verão 2024/2025. A partir de 16 de novembro, quando acabar a feira gastronômica de sábado, o galpão dará lugar a uma “after party”.
- O Instagram do Neighbourgoods Market não especifica datas, só fala em sábados de verão. Por isso, creio que vá até março. O horário: 17h até “tarde” (também não falam a hora exata que termina).
- Onde: 375 Albert Road.
- Como chegar: Uber.
- Entrada gratuita.
Serviço
- Funcionamento: Sábados, 9h-16h; domingos, 10h-16h.
- Endereço: 373 Albert Rd, Woodstock (The Old Biscuit Mill). Prefira ir de Uber ou ônibus MyCiti.
- Ônibus MyCiti: Para quem está pelo Centro, pode pegar a linha 261 na Adderley St e descer na parada Biscuit Mill. Outra opção é a linha 102, que sai do Civic Centre e passa pelas ruas Adderley e Darling. Ela te deixa a 100m do Neighbourgoods Market, é só descer na parada Kent.
- Onde estacionar: Há um estacionamento no College of Cape Town, que fica quase em frente ao Old Biscuit Mill. Entretanto, a entrada para carros é na Kent Street, paralela à Albert Road.
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
Passagens
A Mari Magalhães sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.
Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.
Cartão Wise
Na minha viagem de 2024, usei o cartão Wise pela primeira vez e achei a experiência excelente. Uma das vantagens que mais curti foi a integração com a carteira virtual do Google. Fazendo seu cartão Wise através deste meu link, o blog ganha uma comissão e você não paga nenhum valor a mais. Conheça algumas vantagens de se usar o cartão Wise na sua viagem para a África do Sul:
- Enviar dinheiro e fazer pagamentos em rand e em mais de 40 moedas diferentes
- Pagar no máximo 1,1% de IOF em todas as transações
- Usar um cartão aceito em lojas e restaurantes do mundo todo
- Sacar até R$ 1.400 gratuitatemente por mês em mais de 2 milhões de caixas eletrônicos em todo o mundo
- Depositar, converter em tempo real, consultar saldos e transações de forma descomplicada no aplicativo da Wise
Seguro viagem
A Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.
Guia da África do Sul
As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.
Aluguel de carros
O Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.
GetYourGuide
Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.
Cenário de Amélie Poulain? Tô indo a-go-ra!
Adorei o post, parabéns! Agora vou passear mais pelo teu blog!
Oi! Estivemos em Old Biscuit Mills pelo segundo fds. Aproveitamos a dica do estacionamento que foi top ten!!! Pagamos 20 rands pelo estacionamento. Aproveito para dividir uma dica: quem gosta de gin, tem uma loja/bar super charmoso pertinho. Fazem degustação de gin e vendem uns super diferentes! O atendimento foi nota dez e o dono arranha nosso idioma! Woodstock Gin é o nome do lugar