Brasil sobe no ranking do turismo internacional na África do Sul

O Brasil superou a Itália e fechou 2025 em nono lugar no ranking de turismo internacional na África do Sul.

O último boletim mensal do Departamento de Estatísticas do Governo da África do Sul (Stats SA) mostrou que o Brasil foi o nono país que mais levou turistas ao território sul-africano em 2025.

Segundo o documento publicado nesta terça-feira (27), o Brasil ultrapassou a Itália e subiu uma posição em relação a 2024.

Esse ranking de turismo internacional leva em consideração apenas os países de fora da África. Há uma outra tabela exclusiva para os viajantes do continente.

Melhor resultado pós-pandemia

O resultado no ranking de turismo internacional na África do Sul marca a reconquista de uma posição que pertencia ao Brasil antes da pandemia. Em 2018 e 2019, também ficamos em nono lugar. Já em 2024, primeiro ano completo pós-retomada dos voos entre os dois países, terminamos na décima colocação.

A Itália era a nossa “rival” na disputa pelo nono lugar. Embora os italianos também tenham aumentado seus números em 2025, o crescimento entre os viajantes brasileiros foi maior.

Total de viajantes em 2024

  • Itália: 50.780
  • Brasil: 49.855

Total de viajantes em 2025

  • Itália: 55.947
  • Brasil: 63.848

Por que cresceu?

Além de todo o trabalho de divulgação do escritório brasileiro da South African Tourism, o aumento na frequência de voos tem sido fundamental no crescimento no número de viajantes.

Em dezembro, a South African Airways (SAA) ampliou a operação no trecho entre Guarulhos e Joanesburgo e o resultado apareceu no relatório da Stats SA. Foram registradas 4.989 chegadas de brasileiros no Aeroporto Internacional O.R. Tambo no último mês de 2025, um aumento de 27,4% em relação ao mesmo período de 2024.

Embarque para a África do Sul - Aeroporto de Guarulhos

Um ano de boas notícias

Essa subida no ranking anual de turismo internacional confirma a tendência de crescimento entre os viajantes brasileiros na África do Sul. Tanto que 2025 ficou marcado por ótimas notícias.

Uma das mais relevantes veio com o relatório de outubro da Stats SA. Aquele mês marcou o ponto em que o número de visitantes do Brasil superou o total do ano de 2024. Os aeroportos sul-africanos receberam 51.682 brasileiros nos primeiros dez meses de 2025, enquanto 2024 teve um total de 49.855 chegadas.

Agosto foi outro destaque. Naquele mês, 1.201 brasileiros desembarcaram no Aeroporto da Cidade do Cabo. Isso representou um aumento de 245% em relação aos 490 passageiros do mesmo período em 2024.

Além disso, o Brasil foi o país que apresentou o maior crescimento no número de chegadas nos meses de maio, junho e agosto e outubro.

Ranking de 2025

turismo internacional africa do sul 2025

Como chegar à África do Sul

SAA e Latam oferecem voos diretos entre Brasil e África do Sul. Ambas operam o trecho Guarulhos-Joanesburgo, mas apenas a empresa sul-africana liga São Paulo à Cidade do Cabo.

A partir de julho de 2026, a Latam também passará a voar para a Cidade do Cabo.

Veja também:

Guia de viagem - África do Sul

Calendário de voos entre Brasil e África do Sul

Joanesburgo (JNB)-Guarulhos (GRU)

SAA:

  • GRU-JNB: Domingo*, segunda, quarta* e quinta
  • JNB-GRU: Domingo*, segunda, quarta* e quinta

*Voos operados entre 8/12/2025 e 11/2/2026

Latam:

  • GRU-JNB: Segunda, quarta, quinta, sábado
  • JNB-GRU: Terça, quinta, sexta, domingo

Cidade do Cabo (CPT)-Guarulhos (GRU)

SAA:

  • GRU-CPT: Terça e sábado
  • CPT-GRU: Terça e sábado

Latam**:

  • GRU-CPT: Quarta, sexta e domingo
  • CPT-GRU: Segunda, quinta e sábado

**A partir de julho/2026

Documentos para entrar na África do Sul

Brasileiros não precisam de visto caso fiquem na África do Sul por até 90 dias. Tudo o que você precisa para entrar no país é um passaporte e o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) contra a febre amarela.

Passaporte:

  • DUAS páginas em branco
  • Validade mínima de 30 dias a contar da data de retorno

CIVP:


Pedro Leonardo
Pedro Leonardo

Carioca, jornalista, SA Specialist certificado pela South African Tourism.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.