Brasil teve o maior crescimento entre os turistas internacionais na África do Sul em outubro.
O Brasil levou 5.879 turistas para a África do Sul em outubro, segundo o relatório divulgado nesta terça-feira (25) pelo Departamento de Estatísticas do Governo local (Stats SA).
Com isso, o número de visitantes brasileiros já supera todo o ano de 2024. Os aeroportos sul-africanos receberam 51.682 brasileiros nos primeiros dez meses de 2025, enquanto 2024 teve um total de 49.855 chegadas.
- Veja também: Como se virar no aeroporto da Cidade do Cabo
O país que mais cresce
Os 5.879 visitantes brasileiros de outubro de 2025 representam uma alta de 42,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse foi o maior crescimento entre os turistas de países de fora da África.
Com isso, o Brasil chegou ao “tetra”: também foi o país que mais cresceu em maio, junho e agosto.

Brasil no top 10
Outra novidade desse relatório é a volta do Brasil ao top 10 mensal que leva em conta os viajantes de fora do continente africano. O país ficou em nono lugar em outubro, um resultado que não era visto nesse período nem nos últimos anos pré-pandemia.
O Brasil no ranking de outubro:
- 2018: 11º
- 2019: 10º
- 2024: 11º
- 2025: 9º
Levando em conta o ranking anual do turismo internacional, o Brasil ocupa a nona posição, logo atrás do Canadá (52.756) e à frente da Itália (46.375). Em 2024, os brasileiros fecharam o ano no décimo lugar, com apenas 925 chegadas a menos que os italianos.
Considerando os bons números do Brasil em 2025 e o aumento da frequência de voos da South African Airways (SAA) a partir de dezembro, a disputa pelo nono lugar geral promete ser acirrada. O resultado será conhecido no relatório da Stats SA em janeiro.
Como chegar à África do Sul
SAA e Latam oferecem voos diretos entre Brasil e África do Sul. Ambas operam o trecho Guarulhos-Joanesburgo, mas apenas a empresa sul-africana liga São Paulo à Cidade do Cabo.
A partir de julho de 2026, a Latam também voará para o aeroporto internacional da Cidade do Cabo.
Veja também:
Documentos para entrar na África do Sul
Brasileiros não precisam de visto caso fiquem na África do Sul por até 90 dias. Tudo o que você precisa para entrar no país é um passaporte e o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) contra a febre amarela.
Passaporte:
- DUAS páginas em branco
- Validade de 30 dias a contar da data de retorno
CIVP:
O documento é emitido pela Anvisa e a vacina deve ser tomada pelo menos DEZ DIAS antes da viagem. O CIVP é emitido pelo serviço Meu SUS Digital.
Planeje sua viagem
- Reserva de passeios: GetYourGuide
- Cartão de débito global: Wise
- Seguro viagem: Real
- Aluguel de carros: Rentcars
- Guia de viagem em pdf:
Se Lança para África do Sul - Emissão de passagens internacionais:
Mari Magalhães
Saiba mais sobre as parcerias do Bastante Sotaque.




