Onde comer em Knysna: 34 South, a casa das ostras

O restaurante 34 South, em Knysna, estava minha lista. Além de corresponder às expectativas, me marcou por ser o lugar no qual comi ostras pela primeira vez na vida.

Boa parte dos bons restaurantes de Knysna estão no Waterfront, um shopping a céu aberto na beira da lagoa. E o 34 South foi o lugar no qual jantei durante minha passagem pela cidade em 2015.

Tutorial de ostra

Até então, eu não havia comido ostras na vida. Inicialmente, meu objetivo era ficar só no prato “normal” mesmo. No entanto, a experiência naquele restaurante foi tão positiva, que acabei me animando a provar algo novo.

Depois de comer um calamari com fritas, senti que aquele era o dia. Perguntei pra Amanda – que também nunca comera ostras – se toparia experimentar comigo. Com uma companhia garantida para embarcar naquilo, chamei o garçom e pedi um tutorial.

“Cara, não sei nada sobre ostras. Queremos experimentar uma. Como se come isso?”, perguntei.

Onde comer na Garden Route

O garçom, muito atencioso e paciente, nos explicou tudo. Disse que elas são servidas logo depois de tiradas da água, e devem ser comidas ainda vivas. E que era só descolar com o garfo, tacar limão e, SCHLUPT!, matar tudo de uma vez só.

Pedi duas: uma pra mim, outra pra ela. Acho que cada uma custava 10 rand.

Só ficou difícil saber se gostei ou não. Exagerei no limão, e só senti o gosto dele. Porém, fiquei feliz por ter experimentado algo novo. Um pequeno prato para um ser humano, mas um grande passo para um filho único criado com Nescau e requeijão.

O jantar

A ostra foi o último prato. Àquela altura, já estava satisfeito. Havia matado a fome com um prato de calamaris da Patagônia.

Antes de escolher o que comeria, perguntei a diferença desses calamaris para os outros. O garçom me explicou que tinham um tamanho maior.

Pra ser sincero, achei bem pequenos, mas o prato, acompanhado de fritas e um molho de queijo à parte, teve competência para matar minha fome.

Chamados de Grilled Calamari Tubes no cardápio, eles são fritos no azeite e bem saborosos. O preço, 155 rand, está acima do que se costuma pagar na África do Sul. Entretanto, não sei se encontro algo similar no Brasil por R$ 34.

Onde comer na Garden Route

Já a minha companhia pediu Quayside Prawns: 16 camarões + batata frita. Ele ainda vinha com 3 molhos à parte: peri-peri, um com alho e outro com ervas.

Onde comer na Garden Route

Quanto ao preço, vale a opinião que dei sobre os calamaris. Os 148 rand estão mais salgados que o normal, mas não comeria tanto (e tão bem), no Brasil, pagando R$ 32.

Atendimento

Além de dar show na explicação das ostras, o nosso garçom mostrou estar bem atento. Ao perceber a cagada que estávamos fazendo ao comer os camarões com as mãos, trouxe uma vasilha com água morna e limão.

Onde comer na Garden Route

A ostra de Knysna

“A casa da ostra de Knysna”. O 34 South faz um barulho danado com isso. O motivo é a espécie selvagem que eles servem. É colhida apenas entre o Cabo das Agulhas e a região do Transkei, na Costa Leste. Áreas com latitude 34. Daí, o nome do restaurante.

Seu diferencial está no aspecto mais brilhante, além da crosta bem irregular.

No site do 34 South, aliás, há uma explicação detalhada sobre as ostras. Eles relatam a sua importância para o “desenvolvimento do cérebro humano moderno”. Mérito da quantidade de Ômega-3 presente nelas.

“Pesquisadores do Mossel Bay Archaeology Project descobriram que frutos do mar foram colhidos de forma sistemática, pela primeira vez, na região do paralelo 34 há 165 mil anos”, explicou o restaurante.

Como chegar

O 34 South fica no Knysna Waterfront, na beira da lagoa e não muito longe da estrada N2, a principal da Garden Route.

Se você for com carro, há um amplo estacionamento.

Veja também

Onde comer em Mossel Bay: Café Gannet

O guia da Garden Route: o que fazer e onde se hospedar

O que fazer em Port Elizabeth?


O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

A Melhores Tarifas é comandada pela Mari Magalhães, que sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.

Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.

Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.

Dicas da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.

Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.