Construída por um bilionário inglês, a Delaire Graff é uma vinícola-ostentação que recebe bem até que não está acostumado com tanto luxo.
O luxo e o atendimento espetacular são marcas da Delaire Graff
(post atualizado em 25/6/2024)
O que Oprah Winfrey, o sultão de Brunei e você têm em comum? A chance de ser cliente do inglês Laurence Graff. A diferença é que os dois primeiros são fregueses da loja Graff Diamonds. Já quem viaja para a África do Sul pode fazer uma degustação de vinhos na Delaire Graff, em Stellenbosch.
A vinícola é mais um dos empreendimentos do 949º colocado no ranking de bilionários da Forbes em 2023 (era o 321º na data original de publicação deste post). Localizada a cerca de 1h da Cidade do Cabo, a propriedade ainda conta com dois restaurantes e um hotel boutique.
Como é
Cheguei lá na manhã de Natal de 2015, quando voltava de Franschhoek para Cape Town. Antes, tentara a Tokara, mas ela estava fechada. Voltei pra estrada e achei a Delaire Graff do outro lado da pista. Entrei por curiosidade e, quando vi, estava dirigindo por um caminho bem arborizado, cercado de plantas milimetricamente podadas. Um cenário extremamente Amaury Jr.. Novidade pra mim. Decidi ficar.

Fundada em 2009, a sua arquitetura moderninha contrasta com a de outras vinícolas centenárias da região. Além disso, entre o estacionamento e a entrada do saguão, você vê várias esculturas. Elas fazem parte da coleção de arte moderna e contemporânea de Graff, avaliada em mais de US$ 600 milhões.
Por sinal, o magnata inglês também parece ter investido parte de sua fortuna de US$ 5,6 bilhões na contratação de pessoas extremamente gentis. Logo na entrada, uma hostess nos recebeu muito bem, como se estivéssemos de traje esporte fino. Aliás, o atendimento todo na Delaire Graff é excelente.

Degustação
Optei pela degustação mais simples. Não tenho certeza, mas acho que foram uns três vinhos. Também pedi uma porção de “belisquetes” que incluía biscoitos e dried wors, uma espécie de linguiça ressecada e bem temperada.
Se não bastassem a linda vista da montanha Botmaskop e os comes e bebes, ainda recebemos mimos: pequenos embrulhos com chocolates porque era Natal. Se já tratam assim os “mortais”, imagine os hóspedes.

Restaurantes
O magnata inglês também investiu na construção de dois restaurantes naquele espaço. O Delaire Graff Restaurant é focado na culinária local e decorado com ítens da coleção de obras de arte de Lawrence Graff. O cliente pode escolher entre os pratos-assinatura do chef ou o menu da estação.
O outro restaurante dali é o Hoseki. O nome – jóia, em japonês – é uma referência ao ramo de atuação do dono da Delaire Graff. O estabelecimento ocupa o espaço do antigo Indochine, que tinha pratos inspirados na Ásia. Agora, os visitantes clientes têm à sua disposição um menu de “pratos japoneses contemporâneos”. O que não mudou é o comando da cozinha: ela segue com o renomado chef Virgil Kahn, que tem passagens pelo Westin Grand de Cape Town, Nobu e o Maze do One&Only Cape Town.

Relendo aqui a publicação própria que entregaram na entrada em 2015, descobri uma curiosidade sobre esses estabelecimentos. Uma pequena parte da conta que você paga é destinada à Fundação Facet, iniciativa lançada por Graff na última década. Ela apoia projetos de educação, saúde e bem-estar para crianças de Lesoto, Botsuana e África do Sul.
Hotel
Luxo é o que não falta nos lodges da Delaire Graff. Preços a partir de 27.500 rand/noite.
Serviço
Degustação de vinhos: De segunda a sábado, 10h-17:30 (entrada até 17h). Domingo, 10h-17h (entrada até 16:30). Preços a partir de 120 rand (em junho/2024).
Delaire Graff Restaurant: Aberto para almoço diariamente (12h-16h, entrada até 14h); para jantar, entre quarta e sábado, de 18:30 às 23h (entrada até 19:30). Reservas através do e-mail reservations@delaire.co.za.
Hoseki: Aberto diariamente. Almoço: 12h-16h (entrada até 14h). Jantar: 18h-23h (entrada até 20h). Reservas pelo e-mail restaurant.bookings@delaire.co.za.
Como chegar: A Delaire Graff se localiza na Helshoogte Rd, a uns 10 minutos do Centro de Stellenbosch e a 1h da Cidade do Cabo. A entrada fica em frente à vinícola Tokara.
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
- Cartão de débito internacional: Wise
- Guia de viagem: Guia Se Lança para África do Sul
- Emissão de passagens internacionais: Mari Magalhães (asmelhorestarifas@gmail.com)
- Seguro Viagem: Real
- Aluguel de carros: Rentcars
- Reservas de passeios: GetYourGuide
Saiba mais sobre as parcerias do Bastante Sotaque.





Olá, vou com meu esposo para Cidade do Cabo e pensamos em passar o Natal na região das vinícolas e nos hospedar em algum dos Hotéis Vinícolas no dia 24/09, você sabe se as vinícolas ficam abertas nos dias 24 e 25 de dezembro? Quais vocês foram? Obrigada
Aliny, é difícil saber quais abrem, pois são centenas de vinícolas. Lá em cima, no menu, você encontra as vinícolas que visitei.
Gostaria de fazer uma reserva para degustação e almoço no dia 04/11/2019; vamos dormir em Stellenbosch e votaremos para Johanesburgo no início da noite do dia 04/11/2019; qual o valor por pessoa para degustação e almoço ?
Acho que você pode confirmar essas informações com a própria vinícola.