Tsitsikamma National Park, um dos sucessos da Garden Route

Confira o que fazer, onde se hospedar e como visitar o Tsitsikamma National Park, o lindo parque de nome difícil na África do Sul.

Índice

O que é o Tsitsikamma

O Tsitsikamma National Park é um parque localizado na província de Eastern Cape. Dá pra dizer que é uma das atrações mais populares da Garden Route.

Este é mais um post em que me vejo escrevendo sobre um lugar marcado pela abundância na África do Sul. Afinal, trata-se de um lugar que encanta ao combinar floresta, montanha, rio e mar.

O parque

Ele é uma das três seções que formam o Garden Route National Park, um parque nacional que abrange uma grande área da costa banhada pelo Oceano Índico. As outras áreas ficam em Wilderness e Knysna.

Seu nome vem de uma das línguas nativas da África do Sul e significa “lugar de água abundante”. Além do parque, Tsitsikamma batiza um rio da região e uma cadeia de montanhas.

Tsitsikamma National Park

O que fazer no Tsitsikamma National Park

Imagino que esse parque caia bem no roteiro de quem se sente confortável ao entrar em contato com a natureza. Gosta de trilha? Você vai curtir. Olhar para o mar e as ondas é suficiente? Também vai gostar.

Em relação à duração da sua visita, acho que reservar pelo menos 2h para o passeio garante que você conheça o básico com calma.

Pontes suspensas

A visita “padrão” normalmente inclui uma trilha de 900m até as pontes suspensas sobre o rio Storms. Elas formam uma das imagens mais conhecidas de toda a Garden Route.

Esse percurso passa pela floresta e é todo feito sobre uma passarela de madeira. Prepare o fôlego, pois há algumas subidas.

Pontes suspensas - Garden Route - Storms River
Pontes suspensas - Garden Route, África do Sul
Kayak & lilo

Uma das atividades mais conhecidas no Tsitsikamma é o passeio de caiaque que sobe o rio Storms. Chamado de Kayak & Lilo, é operado pela Untouched Adventures, que tem uma base perto do estacionamento.

O tour começa no oceano e você entra remando no Storms River. Caso as condições do mar estejam difíceis, o passeio começa em um ponto mais calmo do rio.

No trecho em que as águas são rasas, há uma troca para o lilo, um flutuador.

Caiaque - Tsitsikamma National Park
Mergulho com snorkel

Para quem quiser se aventurar no Índico, há a possibilidade de fazer snorkeling no Tsitsikamma National Park. Esse passeio também é operado pela Untouched Adventures.

Descrita pela empresa como um “safári no mar”, a atividade está disponível durante todo o ano e todas as idades.

Trilhas

O site da SAN Parks lista 15 trilhas no Tsitsikamma. Elas vão desde a Loerie Trail (1 km) à famosa Otter Trail. Essa “Trilha da Lontra” começa no parque e segue por 42 km até o Nature’s Valley.

Estrutura

A base do Tsitsikamma tem um estacionamento e uma loja de souvenirs. O ponto fraco é a ausência de banheiros públicos. Durante minha visita em março de 2025, não achei nenhum. Se havia, faltaram placas indicativas.

Em relação à alimentação, há um restaurante temporário perto do estacionamento. Tentei comer algo por ali, mas a garçonete demorou muito e acabei desistindo.

Esse lugar opera enquanto constroem o novo restaurante do parque. O antigo foi destruído por um incêndio há alguns anos.

Hospedagem

O Tsitsikamma National Park faz parte do conjunto de atrações localizadas a menos de 2h de Plettenberg Bay e Knysna. Essas são suas cidades que recomendo para se adotar como base na Garden Route.

Já se você quiser mais do que uma visita de algumas horas, considere se hospedar no parque.

Hospedagem - Garden Route
Hospedagem dentro do parque Tsitsikamma

O parque oferece algumas opções de hospedagem. A mais em conta é o espaço para acampar. Também há uma área reservada para trailers e motorhomes.

Para quem quiser um pouco mais de conforto, há cabanas e chalés, além do open plan, que parece ter flats com vista para o oceano.

Todas as modalidades de hospedagem devem ser reservadas através do site da SANParks, a administradora dos parques nacionais do país.

Preços

  • Tent site/acampamento: A partir de 457 rand/noite
  • Caravan site: A partir de 468 rand/noite
  • Cabana na floresta: A partir de 997 rand/noite
  • Cabana de frente pro mar: A partir de 1.890 rand/noite
  • Chalé (vista pro mar): A partir de 2.292 rand/noite
  • Open plan: A partir de 1.890 rand/noite

*Essa tabela de preços é válida até 31/10/2026. Os valores não incluem o ingresso do parque.

Hospedagem fora do parque Tsitsikamma

Plettenberg Bay e Knysna são ótimas opções de base para a Garden Route. Você fica a menos de 2h das principais atrações desse roteiro pela costa sul-africana.

“Plett” fica a 1h de carro do parque, enquanto Knysna está a 1h30.

Outra alternativa é o vilarejo de Storms River, que fica a 13km do parque. Para hospedagem por lá, recomendo o Tube N Axe, onde fiquei em 2014.

Veja também:

Hospedagem - Garden Route

Como chegar ao Tsitsikamma National Park

De carro

Para quem estiver de carro, o caminho é bem fácil. Siga pela N2, a estrada principal. Placas indicam a saída para a estradinha que vai até a guarita do parque.

Como o Tsitsikamma fica a 615 km da Cidade do Cabo, o ideal é incluí-lo no roteiro da Garden Route, hospedando-se em cidades próximas.

Distâncias:

  • Storms River: 13 km
  • Bloukrans (ponte do bungee jump): 25 km
  • Plettenberg Bay: 62 km
  • Knysna: 94 km
  • Jeffreys Bay: 111 km
  • Wilderness: 136 km
  • Aeroporto de Gqeberha/Port Elizabeth: 195 km

Uma opção para se alugar um carro na África do Sul é a Rentcars, parceira do Bastante Sotaque. Fazendo sua reserva através desse meu link, você ajuda o site a se manter.

Entrada do parque de Tsitsikamma
Viajando com agências

Ao contratar um pacote da Garden Route com agências, certifique-se de que o Tsitsikamma está no roteiro. Normalmente, esse parque e a ponte do bungee jump estão incluídos na viagem.

Listei abaixo algumas opções de pacotes da Garden Route a partir da Cidade do Cabo e que incluem Tsitsikamma. Eles estão disponíveis na plataforma Get Your Guide, parceira do Bastante Sotaque.

Contratando seu passeio através desses meus links, você ajuda o site a se manter.

Sem carro

Se você estiver viajando, por exemplo, com o Baz Bus, pode consultar a recepção de seu hostel. Verifique se eles oferecem ou indicam algum passeio de 1 dia pelo parque.

O Tube N Axe, de Storms River, é um dos hostels que oferecem transporte de ida e volta ao Tsitsikamma.

Serviço/informações

Preços do ingresso no parque:

  • Tarifa convencional: 367 rand
  • 2 a 11 anos: 183 rand

*Valores válidos até 31/10/2026

Para saber mais sobre a Garden Route

Chamada de Rota Jardim em alguns guias, a Garden Route é um conjunto de cidades das províncias de Western Cape – onde fica a Cidade do Cabo – e Eastern Cape.

É nesse roteiro que ficam atrações como o bungee jump da Bloukrans Bridge e o Knysna Elephant Park.

Aqui no site, você encontra um resumão da Garden Route. Além disso, ele tem links para os posts com detalhes sobre cidades e atrações.


O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com nossos parceiros, utilizando os links aqui do site, você ajuda a mantê-lo.

Saiba mais sobre as parcerias do Bastante Sotaque.

Pedro Leonardo
Pedro Leonardo

Carioca, jornalista, SA Specialist certificado pela South African Tourism.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.