A exposição de estátuas de bronze na Cidade do Cabo

A Long March to Freedom é um espaço que celebra a democracia da África do Sul através de 100 estátuas de bronze na Cidade do Cabo.

A viagem de fevereiro e março de 2025 marcou minha sexta passagem pela Cidade do Cabo, e um dos lugares novos que descobri dessa vez foi a Long March to Freedom.

Índice

O que é a Long March to Freedom

A Long March to Freedom é uma exposição permanente que homenageia personalidades que ajudaram a construir a democracia sul-africana durante cerca de 350 anos.

Esse tributo é feito através de 100 estátuas de bronze que vão desde Autshumato – líder dos Goringhaikonas – ao vencedor do Nobel da Paz Desmond Tutu.

O local ainda conta com uma coadjuvante de luxo: a Table Mountain, que aparece atrás das esculturas.

Long March to Freedom - Century City, Cidade do Cabo, África do Sul

Curiosidades

Entre as curiosidades reveladas por um dos guias, a que mais chamou a minha atenção foi o fato de as estátuas de bronze serem posicionadas intencionalmente no chão, sem pedestais ou nada que as eleve, como é comum em monumentos. O objetivo é passar uma ideia de igualdade.

O espaço ainda tem um programa para receber escolas locais. Quando fui nesse lugar em março de 2025, havia um animado grupo de estudantes por lá e isso tornou aquela visita mais especial.

Dica para os dias de sol

Por ser um local aberto e sem sombras, o visitante pode pegar uma das sombrinhas disponibilizadas perto da recepção. Só descobri isso na hora de ir embora, e elas fizeram falta naquela tarde de muito sol na Cidade do Cabo.

Guia de viagem - África do Sul

As estátuas de bronze da Cidade do Cabo

As estátuas do Long March to Freedom variam de estilo, já que foram feitas por diferentes artistas. Cada obra é acompanhada por uma placa com uma fotografia ou desenho da personalidade, um pequeno texto com sua história e os créditos da escultura.

Como as obras são posicionadas em ordem cronológica, os guias recomendam que você comece lá do final, onde ficam as mais antigas.

O número de pessoas retratadas chegou a exatamente 100 no final de março de 2025, quando inauguraram a homenagem ao cantor Johnny Clegg. Semanas antes, na minha visita, ainda eram 99 esculturas.

A seguir, destaco algumas pessoas retratadas em estátuas de bronze, mas que não são tão conhecidas como Nelson Mandela e Desmond Tutu.

Charlotte Maxeke

A professora Charlotte se formou em Ciências em uma universidade americana. Isso fez dela a primeira negra sul-africana a concluir o ensino superior.

Exposição - estátuas de bronze - Cidade do Cabo

Autshumato

A primeira estátua do roteiro retrata o líder de uma tribo khoikhoi chamada Goringhaikonas, que ocupava a área onde hoje está a Cidade do Cabo.

Durante o século 17, Autshumato atuou como negociante e intérprete nas trocas comerciais com os colonizadores holandeses, que dependiam do gado dos nativos.

Rei Shaka

A estátua de bronze do mais famoso rei zulu foi um grande desafio para o artista Xhanti Mpakama. Afinal, a única imagem que se tem dele é um desenho de 1824.

Estátuas de bronze na Cidade do Cabo

Miriam Makeba

Gosto muito dessa cantora e fiquei bem feliz ao encontrar sua estátua. A “Mama Africa” chegou a ser banida do país por 30 anos e, durante o exílio, alcançou fama mundial. Ela chegou até a gravar músicas em português, como “Chove Chuva” e “Xica da Silva”, ambas do Jorge Ben.

Se você ainda não está ligando o nome a pessoa, certamente já ouviu a “Pata Pata”. Essa música ganhou uma paródia em português na qual o refrão virou “tá com pulga na cueca”.

Bo-Kaap - Cidade do Cabo, África do Sul

Exposição de estátuas de bronze na Cidade do Cabo: Serviço/informações

A Long March to Freedom fica no Century City, a cerca de 10 km do Centro da Cidade do Cabo. Ele fica em frente ao shopping Canal Walk.

Encaixando no roteiro: Você pode emendar a Long March to Freedom com uma visita ao shopping Canal Walk. Aquela região ainda conta com dois parques: Intaka Island e Ratanga Park.

Ingressos: 50 rand (visita normal), 75 rand (passeio guiado). Compre na bilheteria ou no site Webtickets. Preços em novembro/2025.

Contatos: info@longmarchtofreedom.co.za; Instagram; Facebook.

Como chegar

O jeito mais fácil é através dos aplicativos Uber e Bolt. Para quem vai de carro, há um estacionamento enorme no local. Outra opção é o ônibus MyCiti (parada Canal Walk North, linhas 261 e D 08).

Endereço: Century Boulevard, em frente ao shopping Canal Walk.


Pedro Leonardo
Pedro Leonardo

Carioca, jornalista, SA Specialist certificado pela South African Tourism.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.