A Long March to Freedom é um espaço que celebra a democracia da África do Sul através de 100 estátuas de bronze na Cidade do Cabo.
A viagem de fevereiro e março de 2025 marcou minha sexta passagem pela Cidade do Cabo, e um dos lugares novos que descobri dessa vez foi a Long March to Freedom.
Índice
O que é a Long March to Freedom
A Long March to Freedom é uma exposição permanente que homenageia personalidades que ajudaram a construir a democracia sul-africana durante cerca de 350 anos.
Esse tributo é feito através de 100 estátuas de bronze que vão desde Autshumato – líder dos Goringhaikonas – ao vencedor do Nobel da Paz Desmond Tutu.
O local ainda conta com uma coadjuvante de luxo: a Table Mountain, que aparece atrás das esculturas.

Curiosidades
Entre as curiosidades reveladas por um dos guias, a que mais chamou a minha atenção foi o fato de as estátuas de bronze serem posicionadas intencionalmente no chão, sem pedestais ou nada que as eleve, como é comum em monumentos. O objetivo é passar uma ideia de igualdade.
O espaço ainda tem um programa para receber escolas locais. Quando fui nesse lugar em março de 2025, havia um animado grupo de estudantes por lá e isso tornou aquela visita mais especial.
Dica para os dias de sol
Por ser um local aberto e sem sombras, o visitante pode pegar uma das sombrinhas disponibilizadas perto da recepção. Só descobri isso na hora de ir embora, e elas fizeram falta naquela tarde de muito sol na Cidade do Cabo.

Bastante Sotaque indica:
Guia de viagem em pdf
Se Lança para África do Sul
As estátuas de bronze da Cidade do Cabo
As estátuas do Long March to Freedom variam de estilo, já que foram feitas por diferentes artistas. Cada obra é acompanhada por uma placa com uma fotografia ou desenho da personalidade, um pequeno texto com sua história e os créditos da escultura.
Como as obras são posicionadas em ordem cronológica, os guias recomendam que você comece lá do final, onde ficam as mais antigas.
O número de pessoas retratadas chegou a exatamente 100 no final de março de 2025, quando inauguraram a homenagem ao cantor Johnny Clegg. Semanas antes, na minha visita, ainda eram 99 esculturas.
A seguir, destaco algumas pessoas retratadas em estátuas de bronze, mas que não são tão conhecidas como Nelson Mandela e Desmond Tutu.
Charlotte Maxeke
A professora Charlotte se formou em Ciências em uma universidade americana. Isso fez dela a primeira negra sul-africana a concluir o ensino superior.

Autshumato
A primeira estátua do roteiro retrata o líder de uma tribo khoikhoi chamada Goringhaikonas, que ocupava a área onde hoje está a Cidade do Cabo.
Durante o século 17, Autshumato atuou como negociante e intérprete nas trocas comerciais com os colonizadores holandeses, que dependiam do gado dos nativos.
Rei Shaka
A estátua de bronze do mais famoso rei zulu foi um grande desafio para o artista Xhanti Mpakama. Afinal, a única imagem que se tem dele é um desenho de 1824.

Miriam Makeba
Gosto muito dessa cantora e fiquei bem feliz ao encontrar sua estátua. A “Mama Africa” chegou a ser banida do país por 30 anos e, durante o exílio, alcançou fama mundial. Ela chegou até a gravar músicas em português, como “Chove Chuva” e “Xica da Silva”, ambas do Jorge Ben.
Se você ainda não está ligando o nome a pessoa, certamente já ouviu a “Pata Pata”. Essa música ganhou uma paródia em português na qual o refrão virou “tá com pulga na cueca”.

Cidade do Cabo:
Passeio guiado por Centro, Bo-Kaap e District Six.
Exposição de estátuas de bronze na Cidade do Cabo: Serviço/informações
A Long March to Freedom fica no Century City, a cerca de 10 km do Centro da Cidade do Cabo. Ele fica em frente ao shopping Canal Walk.
Encaixando no roteiro: Você pode emendar a Long March to Freedom com uma visita ao shopping Canal Walk. Aquela região ainda conta com dois parques: Intaka Island e Ratanga Park.
Ingressos: 50 rand (visita normal), 75 rand (passeio guiado). Compre na bilheteria ou no site Webtickets. Preços em novembro/2025.
Contatos: info@longmarchtofreedom.co.za; Instagram; Facebook.
Como chegar
O jeito mais fácil é através dos aplicativos Uber e Bolt. Para quem vai de carro, há um estacionamento enorme no local. Outra opção é o ônibus MyCiti (parada Canal Walk North, linhas 261 e D 08).
Endereço: Century Boulevard, em frente ao shopping Canal Walk.
Planeje sua viagem
- Reserva de passeios: GetYourGuide
- Cartão de débito global: Wise
- Seguro viagem: Real
- Aluguel de carros: Rentcars
- Guia de viagem em pdf:
Se Lança para África do Sul - Emissão de passagens internacionais:
Mari Magalhães
Saiba mais sobre as parcerias do Bastante Sotaque.




