A Clarence Drive (ou R44) aumenta em alguns quilômetros o caminho para a Garden Route ou a cidade de Hermanus. A beleza desse caminho faz valer a pena cada metro a mais percorrido.pode ficar ainda melhor com um desvio que aumenta a quilometragem.
(post atualizado em 18/6/2024)
A R44 ou Clarence Drive pode ser um toque criativo e original no roteiro de quem sai de Cape Town rumo à Garden Route ou faz o caminho inverso. Essa estrada também é um caminho alternativo para se chegar em Hermanus, a capital mundial das baleias.
O seu trecho pelo litoral, entre Gordon’s Bay e Kleinmond, é uma rota cênica que lembra a belíssima Chapman’s Peak Drive da Cidade do Cabo. Seu começo fica no lado não tão visitado da False Bay, no lado oposto ao Cape Point e vilarejos como Simon’s Town e Kalk Bay.
Veja também: O Guia da Garden Route: O que fazer e onde se hospedar
Saindo de Cape Town e ignorando o Waze
Se você sai de Cape Town rumo à Garden Route ou Hermanus, o Waze deve mandar você seguir pela estrada principal, a N2. Pra dar um pouco mais de graça ao trajeto, sugiro fazer um desvio pelo litoral: na altura de Somerset West, saia para a R44/Clarence Drive. Siga as placas para Gordon’s Bay e Kleinmond.
O que tem no caminho da Clarence Drive
Além das várias praias e mirantes espalhados pela rota cênica, há dois pontos que podem entrar no seu roteiro.
O primeiro é o Steenbras Lookout Point, próximo a Gordon’s Bay. Pare o carro lá no alto, perto do portão da represa. Com sorte, você pode ver um show das baleias da False Bay. Planejei fazer isso na viagem de 2015, mas não tive tempo.
Mais à frente, em Betty’s Bay, há uma colônia de pinguins. A Stony Point Natural Reserve fica a cerca de 1h30min de Cape Town.
Seguindo viagem para a Garden Route
Para quem parte de Cape Town, há duas opções quando a Clarence Drive/R44 acabar. Caso você esteja indo para a Garden Route, é só seguir as placas para a N2.
Já se o seu destino for Hermanus, a capital mundial das baleias, pegue a R43 no sentido litoral.
Veja também:
Onde ver as baleias de Hermanus [blog Se Lança]
Eu e a Clarence Drive
Conheci esse caminho na viagem de 2014, quando estava em Hermanus. Após tomar café em um pequeno shopping, fui pedir umas informações no que parecia ser a loja de algum órgão de turismo. Uma senhorinha bem simpática me deu um mapa, e explicou as duas opções de caminho até Cape Town: pegar a N2 direto ou fazer um desvio pela rota do litoral, “que é mais longa, mas muito bonita”, antes de seguir para a estrada principal.
Como eram os meus primeiros minutos da vida dirigindo em mão inglesa, decidi pegar o caminho padrão.
Ao planejar a viagem do ano seguinte, lembrei daquela dica. “Dirigi” por todo aquele trecho alternativo no Google Street View, e vi que era possível. E ainda descobri o mirante da represa graças às imagens do satélite.
Como foi
Em um domingo de dezembro de 2015, saí de Mossel Bay rumo a Cape Town. Era a reta final daquela Garden Route. Depois de umas 3h de viagem, saí da N2. Acho que foi na altura de Riviersonderend. Imagino que o certo seja sair em Bot River, mas acabei descobrindo uma estrada linda até Hermanus. Sem exagero, ela parecia um papel de parede do Windows.
Depois que achei o litoral, ficou tudo mais fácil, e logo apareceram nomes que eu lembrava do Google: Betty’s Bay e Pringle Bay.
Entretanto, o cansaço falou mais forte, e acabei passando direto pelo acesso à represa. Deixei pra outro dia – e acabei não voltando lá. Na altura de Gordon’s Bay, peguei o caminho que dava na N2.
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
Passagens
A Mari Magalhães sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.
Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.
Cartão Wise
Na minha viagem de 2024, usei o cartão Wise pela primeira vez e achei a experiência excelente. Uma das vantagens que mais curti foi a integração com a carteira virtual do Google. Fazendo seu cartão Wise através deste meu link, o blog ganha uma comissão e você não paga nenhum valor a mais. Conheça algumas vantagens de se usar o cartão Wise na sua viagem para a África do Sul:
- Enviar dinheiro e fazer pagamentos em rand e em mais de 40 moedas diferentes
- Pagar no máximo 1,1% de IOF em todas as transações
- Usar um cartão aceito em lojas e restaurantes do mundo todo
- Sacar até R$ 1.400 gratuitatemente por mês em mais de 2 milhões de caixas eletrônicos em todo o mundo
- Depositar, converter em tempo real, consultar saldos e transações de forma descomplicada no aplicativo da Wise
Seguro viagem
A Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.
Guia da África do Sul
As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.
Aluguel de carros
O Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.
GetYourGuide
Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.
Olá, tem empresas em Cape Town que oferecem essa rota ?
Acredito que sim.