Precisei de quatro viagens a Cape Town para me render ao sunset champagne cruise, o passeio de barco no pôr do sol. E não é que foi bom?
Assistir ao pôr do sol durante o passeio de barco foi um jeito legal de fechar a última viagem para a Cidade do Cabo
(post atualizado em 29/1/2024)
Se você aguarda pacientemente a hora em que os humilhados serão exaltados, tenho uma boa notícia: esse momento vem mesmo. E dura 1h30min. Esse é o tempo que leva o Sunset Champagne Cruise que fiz na Cidade do Cabo em novembro de 2018.
O nome da atividade já é um spoiler: trata-se de um passeio de barco que acontece no fim da tarde, e nele são servidas taças de espumante. À primeira vista, degustar uma bebida de boa qualidade em um veleiro pode até parecer um flerte com os clipes de funk da década passada. Entretanto, a verdadeira ostentação está em ter uma vista privilegiada da Cidade do Cabo sendo tingida pela golden hour.
Mesmo já tendo passado o olho pela Table Mountain milhões de vezes, fiquei bem impressionado ao contemplar seus 1.085m ganhando tons dourados durante o último pôr do sol daquela viagem. A exaltação chegara enfim.
Como é o passeio de barco
Operado pela Waterfront Charters, o Sunset Champagne Cruise partiu do V&A Waterfront rumo ao Atlântico às 18h30, e retornou pouco antes das 20h.
Eu estava a bordo do veleiro Esperance, que saiu da pequena marina próxima ao restaurante La Parada. A ponte móvel da Clock Tower foi aberta para que a embarcação seguisse viagem, e foi curioso observar os cliques e acenos do povo em terra firme.
O trajeto é no estilo Paulinho da Viola: “quem me navega é o mar”. Não há um roteiro fechado. Como naquela tarde o vento sudeste predominava, o barco foi Table Bay adentro, rumo a Milnerton, antes de fazer uma curva fechada e seguir rumo às águas protegidas de Granger Bay.
Foi justamente durante aquela manobra que derrubei minha segunda e última taça de champagne na bermuda. Naquele momento, também entrou um pouco de água e o piso da embarcação foi levemente inundado. Por isso, evite deixar seus pertences no chão.
Já no inverno, a incidência do vento noroeste é mais comum. Por isso, a tendência é que o barco navegue em direção às praias de Clifton antes de retornar a Granger Bay.
Golden hour
Sim, assistir ao pôr do sol ali do mar foi espetacular. Até porque Cape Town me presenteou com um daqueles céus de layout inspirado. Entretanto, como disse antes, foi a vista da Table Mountain que tirou o meu fôlego.
No geral, o passeio de barco vale a pena. Admito que fiquei ligeiramente arrependido por não ter feito isso em uma das três visitas anteriores à Mother City.
Como aquilo reunia todas as características de um programa romântico, não me surpreendi ao notar que a maioria dos 35 passageiros estava em casal. Por isso, indico a atividade para quem não tem problema em segurar vela e também tolera um leve balanço do mar.
Serviço
Eu comprei meu ingresso na loja da Waterfront Charters no V&A Waterfront, localizada ao lado do restaurante Sevruga. Os outros pontos de referência são o anfiteatro, a entrada lower 4 do shopping Victoria Wharf e o mastro com bandeiras.
Essa empresa conta com seis embarcações e oferece vários tipos de passeio – não só o do pôr do sol. O meu foi o Sunset Champagne Cruise com o veleiro Esperance.
Preço em janeiro/2024: 630 rand (567 rand no site da Waterfront Charters). Menores de 18 anos pagam 315 rand (ou 260 rand comprando online). Crianças até 4 anos não pagam. Você também pode adquirir seu passeio através da plataforma GetYourGuide, parceira do Bastante Sotaque.
Duração: 90 minutos. O meu passeio de barco começou às 18h30, mas esse horário costuma variar. Confira no seu ingresso e chegue no ponto de encontro meia hora antes.
Ponto de encontro do veleiro Esperance: A marina próxima ao restaurante La Parada, ao Victoria & Alfred Hotel e à moldura amarela mais antiga e movimentada do Waterfront.
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
Passagens
A Mari Magalhães sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.
Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.
Seguro viagem
A Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.
Guia da África do Sul
As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.
Aluguel de carros
O Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.
GetYourGuide
Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.