- O restaurante 34 South, em Knysna, foi o lugar no qual comi ostras pela primeira vez na vida.
- Localizado no Waterfront, ele é famoso por servir ostras selvagens encontradas apenas na costa da África do Sul.
Quando se fala em restaurantes de Knysna, uma aposta segura é o Waterfront, um shopping a céu aberto na beira da lagoa. Uma das opções por ali é o 34 South, lugar que visitei nas minhas viagens de 2015 e 2025.
Índice
O 34 South
O nome do lugar tem a ver com sua latitude: -34.04°. Ou seja, o paralelo 34°S passa sobre a cidade de Knysna. Falando do restaurante, você encontra um cardápio com boa variedade de frutos do mar. Sua iguaria mais famosa é a ostra selvagem.
O 34 South fica em um canto meio escondido no Waterfront, perto de uma das pequenas pontes. E quem olha de longe não tem noção do espaço lá de dentro. Além do salão, há um mercadinho. Acaba sendo uma opção para uma compra mais tardia, após o fechamento dos outros supermercados da cidade.

A ostra de Knysna
Esse restaurante se autointitula “a casa da ostra de Knysna”. Quando estive nesse lugar pela primeira vez, em 2015, o garçom afirmou que a espécie que eles servem lá é a selvagem. Ele também explicou para o leigo aqui que ela é servida logo depois de tirada da água, e deve ser comida ainda viva.
Com o nome científico de Striostrea margaritacea, essa ostra selvagem existe apenas em um trecho da costa sul-africana banhado pelo Oceano Índico. Segundo o site do 34 South, a sua coleta tem regras e é fiscalizada com rigidez.

Esse site, por sinal, é completinho, repleto de informações. Há até curiosidades sobre o lado histórico, como a importância das ostras para o “desenvolvimento do cérebro humano moderno”. Mérito da quantidade de Ômega-3 presente nelas.
“Pesquisadores do Mossel Bay Archaeology Project descobriram que frutos do mar foram colhidos de forma sistemática, pela primeira vez, na região do paralelo 34 há 165 mil anos”, explicou o restaurante.
Comendo no 34 South
Depois de dez anos, voltei ao 34 South em fevereiro de 2025. Naquela noite de terça, as ruas estavam completamente vazias perto das 20h. Foi até uma surpresa chegar no Waterfront e o restaurante estar lotado.
Quanto à comida, começamos com um combo formado por calamaris empanados, filé de peixe e as onipresentes batatas fritas. Depois, pedimos mais uma porção de calamaris. Desta vez, acertei – eu não queria o empanado. No final, um bom malva pudding, sobremesa típica do país.
- Nosso pedido: Hake & calamari (235 rand), Patagonica calamari tubes (é o da foto abaixo; 220 rand), Malva pudding (65 rand).



Como chegar
O 34 South se localiza no Waterfront de Knysna, próximo a uma pequena ponte. Ela fica à esquerda de quem chega pela entrada principal.
Serviço
Veja também:
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
- Cartão de débito internacional: Wise
- Guia de viagem: Guia Se Lança para África do Sul
- Emissão de passagens internacionais: Mari Magalhães (asmelhorestarifas@gmail.com)
- Seguro Viagem: Real
- Aluguel de carros: Rentcars
- Reservas de passeios: GetYourGuide
Saiba mais sobre as parcerias do Bastante Sotaque.




