- O passeio de barco em Cape Town no final da tarde teve um embarque meio bagunçado, mas a vista da cidade no pôr do sol compensa qualquer confusão.
(post atualizado em 28/5/2025)
Se você aguarda pacientemente a hora em que os humilhados serão exaltados, tenho uma boa notícia: esse momento vem mesmo. E dura cerca de 1h30min. Esse é o tempo que leva o Sunset Champagne Cruise, um passeio de barco em Cape Town que é uma opção diferente para se curtir o pôr do sol.
Índice
Como é o passeio de barco em Cape Town
O nome do Sunset Champagne Cruise é autoexplicativo: trata-se de um passeio de barco em Cape Town que acontece no fim da tarde, e nele são servidas taças de espumante. À primeira vista, degustar uma bebida de boa qualidade em uma embarcação pode até parecer um flerte com os clipes de funk da década passada. Entretanto, a verdadeira ostentação está em ter uma vista privilegiada da Cidade do Cabo sendo tingida pela golden hour.
Já fiz esse passeio duas vezes, em 2018 e 2025. Mesmo já tendo passado o olho pela Table Mountain milhões de vezes, fiquei bem impressionado ao contemplar seus 1.085m ganhando tons dourados.

Rotas
Operado pela Waterfront Charters, o passeio parte do V&A Waterfront. O horário varia conforme a época do ano. No verão, com o sol se pondo mais tarde, ele começa por volta de 18:30 e retorna às 20h.
As embarcações com motor navegam em direção às praias de Clifton antes de retornar a Granger Bay.
Já o trajeto dos veleiros é no estilo Paulinho da Viola: “quem me navega é o mar”. Não há um roteiro fechado. No inverno, a incidência do vento noroeste é mais comum. Por isso, a tendência é que se siga a mesma rota dos barcos a motor.
Quando o vento sudeste predomina, o barco vai Table Bay adentro, rumo a Milnerton e Bloubergstrand, antes de fazer uma curva fechada e seguir rumo às águas protegidas de Granger Bay.
Embarque
Na minha experiência mais recente, em março de 2025, a pior parte foi o embarque. A fila se desfez e todo mundo se aglomerou junto ao acesso estreito ao pequeno cais localizado perto do restaurante Sevruga. Precisei até dar um empurrão no jovem que passou na minha frente.
Esse pequeno tumulto e o fato de algumas pessoas já chegarem um pouco alcoolizadas me deram a impressão de que eu estava participando de um esquete do Zorra Total. O cheiro de “perrengue chique” era muito forte naquele momento.

O passeio
O sunset cruise de março de 2025 aconteceu a bordo do catamarã Sea Princess. Fiquei no segundo andar, que era ao ar livre e contava com alguns bancos. Já o primeiro era coberto, repleto de assentos e tinha banheiros e um bar.
O motor foi ligado às 18:33 e a embarcação partiu logo em seguida. Ao deixar a área do Waterfront e entrar no mar aberto, bateu um vento bem gelado. Com esse frio em alto mar, veio o arrependimento de ter vestido uma bermuda. Pelo menos, levei um casaco.
Em relação à paisagem, o pôr do sol em si não parecia muito promissor, pois o horizonte estava cheio de nuvens. Entretanto, a vista para as montanhas estava perfeita, com Table Mountain, Signal Hill e Lion’s Head sendo tingidas de dourado pouco a pouco.
Sem perrengue chique
Felizmente, minha expectativa de embarcar em um barco como o do filme “Triângulo da Tristeza” não se confirmou. Embora uma jovem desse toda pinta de que poderia tropeçar e cair na água geladíssima do Atlântico, tudo terminou bem.
No geral, o clima foi agradável. E o staff teve uma grande participação nisso, pois eram todos gentis, animados e generosos com a bebida.
Já o pôr do sol não foi tão épico, mas, ainda assim, era um pôr do sol de Cape Town. O ponto alto ficou por conta das montanhas vestidas de dourado e a cidade se iluminando. Tudo isso ao som de remixes de dance music dos anos 90.
O desembarque aconteceu por volta das 20:10. Com isso, deu tempo de passar no Pick n Pay do Waterfront e comprar algo para jantar no hotel.
Mini informação: A cantora Lexa fez esse passeio no mesmo dia que eu, mas em outra embarcação.
Veja também: Viagens de famosos: Inclua as atividades no seu roteiro

Como foi em 2018
Meu primeiro Sunset Champagne Cruise foi na última tarde da viagem de 2018. Naquela oportunidade, o veleiro Esperance partiu do pequeno cais perto da moldura amarela.
O embarque foi tranquilo e o barco circulou numa área da Table Bay mais próxima de Bloubergstrand. O pôr do sol foi caprichado, mas o que fez meu queixo cair mesmo foi a vista da Table Mountain. Mesmo de longe, ela é gigante.


Passeio de barco em Cape Town: Serviço/informações
A empresa
A Waterfront Charters conta com nove embarcações e oferece vários tipos de passeio – não só o do pôr do sol. Sua base fica no V&A Waterfront, ao lado do restaurante Sevruga. Os outros pontos de referência para se chegar ali são o anfiteatro, a entrada lower 4 do shopping Victoria Wharf e o grande mastro com bandeiras.
Contatos: Site, Instagram; WhatsApp: +27 64 093 5650.
Como reservar
Na viagem de 2025, fiz a reserva do Sunset Champagne Cruise pelo no site da Waterfront Charters. A confirmação da compra veio pelo WhatsApp, junto com as informações sobre o horário de embarque e ponto de encontro.
Também é possível fazer a reserva na própria base da Waterfront Charters ou através da plataforma GetYourGuide, parceira do Bastante Sotaque.
Antes de embarcar, é preciso retirar a passagem na base da empresa no Waterfront.
Preços
Preços em maio/2025: A partir de 612 rand (adultos) e 306 rand (5 a 17 anos). Crianças até 4 anos não pagam.
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
- Cartão de débito internacional: Wise
- Guia de viagem: Guia Se Lança para África do Sul
- Emissão de passagens internacionais: Mari Magalhães (asmelhorestarifas@gmail.com)
- Seguro Viagem: Real
- Aluguel de carros: Rentcars
- Reservas de passeios: GetYourGuide
Saiba mais sobre as parcerias do Bastante Sotaque.




