A manutenção anual do teleférico da Table Mountain em 2020 será entre 7 e 26 de julho. Durante esse período, será possível subir a principal montanha da Cidade do Cabo apenas através de suas trilhas.
O serviço do bondinho da Table vai parar por 35 dias: esse período de manutenção ocorre anualmente
(post atualizado em 27/1/2020)
O bondinho da Table Mountain passa por uma manutenção anual no início de todo inverno. Em 2020, o serviço para entre 7 e 26 de julho. Entretanto, se você vai para Cape Town nessa época, não perca as esperanças. Em 2019, os trabalhos foram realizados com rapidez e o teleférico voltou a funcionar uma semana antes da data prevista.
Durante a interrupção, sobra apenas a forma mais aventureira e old school – muito old mesmo – de se chegar lá no alto: a pé, como Antônio de Saldanha. O navegador português foi a primeira pessoa a ter sua ida ao topo da “Mesa” documentada, no início do século 16.
“Para nós, segurança e proteção são primordiais. Para manter os mais altos padrões estabelecidos pelo Órgão Oficial Suíço para Teleféricos (BAV), vamos parar a operação para limpar os cabos, além de realizar testes neles, no sistema de freios do bondinho e nas cabines”, explicou a diretora da Table Mountain Cableway, Wahida Parker, em declaração publicada no site do serviço de teleférico antes da manutenção de 2018.
Vale lembrar que o Table Mountain Café também estará fechado e passará por uma reforma no período. O mesmo vale para os banheiros e a loja lá do topo.
Veja também:
Table Mountain: visitando o ícone da Cidade do Cabo
Table Mountain sem bondinho: plano B
Se você reúne condições físicas para encarar um percurso de cerca de 3 km montanha acima (e, depois, a volta), pode recorrer a uma das várias rotas que levam ao topo da Table Mountain.
Como só desci pela trilha uma vez, deixo aqui duas dicas de quem já subiu a pé:
Trilha Platteklip Gorge: veja o post do Casal Wanderlust. Segundo eles, é uma das rotas mais tranquilas.
Trilha Skeleton Gorge: confira o post da Laira Curado, do blog Olhar de Viajante.
Segurança
Lembre-se: trilhas envolvem riscos. Em 2011, quando desci a Table com os amigos do curso de inglês, vi um helicóptero se aproximando para resgatar uma menina acidentada. Por essas e outras, aqui vão algumas recomendações publicadas pelo site oficial do bondinho:
- Nunca vá sozinho(a). Um grupo de quatro pessoas é ideal. Nomeie um líder para guiar e tomar decisões em nome dos outros integrantes.
- O grupo não deve se separar, caminhando no ritmo do membro mais lento.
- Leve uma boa quantidade de água, especialmente no verão.
- Escolha sua rota levando em conta a experiência do grupo e as condições físicas dos integrantes.
- Procure fazer a trilha com alguém que já conheça a rota. Ou use um mapa ou guia atualizado. Também é legal consultar uma pessoa que já tenha feito aquele caminho.
Veja outras dicas aqui.
Just in case: Tenha em seu celular o número para emergências: 021 948 9900.
Quando o teleférico voltar
A Table é uma das atrações que ressaltam a importância de se ter um roteiro bem flexível em Cape Town. A mudança repentina do tempo ou uma ventania podem interromper o serviço do teleférico, melando os planos de um pôr do sol, por exemplo.
Sendo assim, sugiro que você faça dela uma prioridade. Se o clima ajudar, suba. Não deixe para outro dia.
Por se tratar da mais famosa atração turística da cidade, é natural encontrar filas longas na bilheteria. Uma opção é adquirir os ingressos online.
Por sinal, a administração do bondinho incentiva os visitantes a comprar o “afternoon ticket”, pois, segundo eles, o movimento é mais tranquilo a partir das 13h.
Para não perder a viagem, sugiro acompanhar o Twitter oficial do bondinho, que sempre informa se ele está operando. A home do site do Cableway também sinaliza as condições do local e o status da operação.
Serviço
Como chegar à base da Table Mountain
Transporte público, sempre. Vá de Uber ou peça (por telefone ou app) os táxis de empresas como Excite ou Intercab. O ônibus vermelho do City Sightseeing também para por lá.
Táxis: Nunca pegue os da rua. Utilize apenas os de empresas. Chame por telefone ou pelos aplicativos próprios de companhias como Unicab, Intercab (tel: 021 44 777 99) e Excite.
Ônibus MyCiti: salte na parada Lower Tafelberg Road e pegue o shuttle gratuito. Este serviço vai até às 19h.
City Sightseeing (ônibus vermelho): A Table Mountain é a parada 7, e está incluída na linha chamada de City Tour (antiga rota vermelha). Segundo a timetable válida até 3 de maio de 2020, o último ônibus sai de lá às 18h45. Até o dia 30 de março de 2020, ainda haverá um horário extra, às 19h05.
Preços
Valores válidos até 30/9/2020
Ingresso manhã (8h-13h) – Adultos: 360 rand (ida e volta) e 200 rand (1 trecho); 4 a 17 anos: 180 rand (ida e volta) e 100 rand (1 trecho).
Ingressos tarde (13h até fechar) – Adultos: 300 rand (ida e volta) e 200 rand (1 trecho); 4 a 17 anos: 150 rand (ida e volta) e 100 rand (1 trecho).
Estudantes: 180 rand (ida e volta) e 100 rand (um trecho). Apresente a carteirinha da escola de inglês. Compras só na bilheteria.
Horários do bondinho:
Janeiro/2020 – Primeira subida: 8h; última subida: 19h30; última descida: 20h30.
Fevereiro e março/2020 – Primeira subida: 8h; última subida: 19h; última descida: 20h.
Abril/2020 – Primeira subida: 8h; última subida: 18h30; última descida: 19h30.
Maio a agosto/2020 – Primeira subida: 8h30; última subida: 17h; última descida: 18h.
Planejando sua viagem
Ao planejar sua viagem com os parceiros do Bastante Sotaque, você ajuda a manter o blog. As vendas garantem uma comissão ao blogueiro e, com isso, é possível cobrir os gastos com hospedagem do site e domínio.
Guia de viagem
As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do blog Se Lança, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.
Seguro viagem
Leitores do Bastante Sotaque têm desconto de 5% ao adquirir este serviço com a nossa parceira Seguros Promo. Basta usar o cupom bastantesotaque5 na compra do seguro viagem.
Aluguel de carros
O Rentcars.com é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras.
Algumas informações sobre as reservas feitas com a Rentcars:
– cobrança em reais, mesmo para reservas fora do Brasil;
– parcelamento em até 12 vezes;
– atendimento e call center em português, inglês e espanhol sete dias por semana.
Para reservar, basta clicar aqui ou no da coluna ali da direita.
Passagens aéreas
Você pode consultar os preços e comprar passagens para África do Sul ou qualquer lugar do Brasil e do mundo através do site Passagens Promo. Com isso, o Bastante Sotaque ganha uma comissão e você ajuda o blog a se manter.
Obrigada pela indicação do nosso post. Nós adoramos fazer a trilha Platterkip Gorge. Chegamos exaustos lá em cima, mas valeu a pena. Super!
Abração!