A manutenção anual do teleférico da Table Mountain em 2023 será entre 24 de julho e 6 de agosto. Durante esse período, será possível subir a principal montanha da Cidade do Cabo apenas através de suas trilhas.
O serviço do bondinho da Table vai parar por 14 dias: esse período de manutenção ocorre anualmente
(post atualizado em 28/6/2023)
O teleférico da Table Mountain sempre passa por uma manutenção no inverno. Em 2023, o serviço para entre 24 de julho e 6 de agosto. Entretanto, se você vai para Cape Town nessa época, não perca as esperanças. Em 2019, por exemplo, os trabalhos foram realizados com rapidez e o bondinho voltou a funcionar uma semana antes da data prevista.
Durante a interrupção, sobra apenas a forma mais aventureira e old school – muito old mesmo – de se chegar lá no alto: a pé, como Antônio de Saldanha. O navegador português foi a primeira pessoa a ter sua ida ao topo da “Mesa” documentada, no início do século 16.
“Para nós, segurança e proteção são primordiais. Para manter os mais altos padrões estabelecidos pelo Órgão Oficial Suíço para Teleféricos (BAV), vamos parar a operação para limpar os cabos, além de realizar testes neles, no sistema de freios do bondinho e nas cabines”, explicou a diretora da Table Mountain Cableway, Wahida Parker, em declaração publicada no site do serviço de teleférico antes da manutenção de 2018.
Normalmente, o café, os banheiros e a loja lá do topo também fecham durante o período de manutenção.
Veja também:
Table Mountain: visitando o ícone da Cidade do Cabo
Table Mountain sem bondinho: plano B
Se você reúne condições físicas para encarar um percurso de cerca de 3 km montanha acima (e, depois, a volta), pode recorrer a uma das várias rotas que levam ao topo da Table Mountain.
Como só desci pela trilha uma vez, deixo aqui dicas de quem já subiu a pé:
Trilha Platteklip Gorge: veja o post do Casal Wanderlust. Segundo eles, é uma das rotas mais tranquilas.
Saiba mais sobre as rotas no site oficial do teleférico da Table Mountain.
Segurança
Lembre-se: trilhas envolvem riscos. Em 2011, quando desci a Table com os amigos do curso de inglês, vi um helicóptero se aproximando para resgatar uma menina acidentada. Por essas e outras, aqui vão algumas recomendações publicadas pelo site oficial do bondinho:
- Nunca vá sozinho(a). Um grupo de quatro pessoas é ideal. Nomeie um líder para guiar e tomar decisões em nome dos outros integrantes.
- O grupo não deve se separar, caminhando no ritmo do membro mais lento.
- Leve uma boa quantidade de água, especialmente no verão.
- Escolha sua rota levando em conta a experiência do grupo e as condições físicas dos integrantes.
- Procure fazer a trilha com alguém que já conheça a rota. Ou use um mapa ou guia atualizado. Também é legal consultar uma pessoa que já tenha feito aquele caminho.
Veja outras dicas aqui.
Just in case
Tenha em seu celular o número para emergências em montanhas: 021 948 9900.

Quando o teleférico voltar
A Table é uma das atrações que ressaltam a importância de se ter um roteiro bem flexível em Cape Town. A mudança repentina do tempo ou uma ventania podem interromper o serviço do teleférico, melando os planos de um pôr do sol, por exemplo.
Sendo assim, sugiro que você faça dela uma prioridade. Se o clima ajudar, suba. Não deixe para outro dia.
Por se tratar da mais famosa atração turística da cidade, é natural encontrar filas longas na bilheteria. Uma opção é adquirir os ingressos online no site Webtickets.
Por sinal, a administração do bondinho incentiva os visitantes a comprar o “afternoon ticket”, que é mais barato. Ele é válido a partir de 13h, quando o movimento é mais tranquilo.
Para não perder a viagem, sugiro acompanhar o Twitter oficial do bondinho, que sempre informa se ele está operando. A home do site do Cableway também sinaliza as condições do local, o status da operação e o tempo de espera na fila.

Serviço
Como chegar à base da Table Mountain
Transporte público, sempre. Vá de Uber ou peça (por telefone ou app) os táxis de empresas como Excite ou Intercab. O ônibus vermelho do City Sightseeing também para por lá.
Táxis: Nunca pegue os da rua. Utilize apenas os de empresas. Chame por telefone ou pelos aplicativos próprios de companhias como Unicab, Intercab (tel: 021 44 777 99) e Excite.
Ônibus MyCiti: Utilize as linhas 106 (Camps Bay – Civic Centre) ou 107 (Civic Centre – Camps Bay). Desça na parada Kloof Nek e caminhe por 1,5 km até a base do teleférico.
Por ora, o transporte gratuito que era oferecido pelo MyCiti da parada Kloof Nek até a Table está fora de operação.
City Sightseeing (ônibus vermelho): A Table Mountain é a parada 7, e está incluída na linha chamada de Red City Tour (antiga rota vermelha). Segundo a tabela de horários válida até 5 de maio de 2024, o último ônibus sai de lá às 18h35. Durante a alta temporada (de 1/12/23 a 29/2/24_, essa última partida da Table será às 19h05.


Preços
Valores válidos até 30/9/2024
Adquira as entradas na bilheteria da Table Mountain ou no site Webtickets.
Ingresso manhã (8h-13h) – Adultos: 420 rand (ida e volta) e 240 rand (1 trecho); 4 a 17 anos: 210 rand (ida e volta) e 130 rand (1 trecho).
Ingressos tarde (13h até fechar) – Adultos: 360 rand (ida e volta) e 240 rand (1 trecho); 4 a 17 anos: 180 rand (ida e volta) e 130 rand (1 trecho).
Estudantes: 250 rand (ida e volta) e 150 rand (um trecho). Apresente a carteirinha da escola de inglês. Desconto apenas na bilheteria.
Fast Track (“fura-fila”): 950 rand (ida e volta) via Webtickets.
Horários do bondinho:
Fevereiro a abril – Primeira subida: 8h; última subida: 18h30; última descida: 19h30.
Maio a agosto – Primeira subida: 8h30; última subida: 16h; última descida: 17h.
Setembro a 15 de dezembro – Primeira subida: 8h30; última subida: 18h; última descida: 19h.
16 de dezembro a 15 de janeiro – Primeira subida: 8h; última subida: 20h; última descida: 21h.
16 de janeiro a 31 de janeiro – Primeira subida: 8h; última subida: 19h30; última descida: 20h30.
Planejando sua viagem
Ao planejar sua viagem com os parceiros do Bastante Sotaque, você ajuda a manter o blog. As vendas garantem uma comissão ao blogueiro e, com isso, é possível cobrir os gastos com hospedagem do site, domínio e ferramentas de monitoramento.
Seguro viagem
A Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui ou no banner abaixo.
Guia da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.
Aluguel de carros
O Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.
Obrigada pela indicação do nosso post. Nós adoramos fazer a trilha Platterkip Gorge. Chegamos exaustos lá em cima, mas valeu a pena. Super!
Abração!