Hotel em Joanesburgo: Southern Sun do aeroporto

  • O Southern Sun é uma boa opção de hotel em Joanesburgo para quem vai ficar pouco tempo na cidade
  • Hotel fica a 400m do aeroporto OR Tambo e tem uma van gratuita que circula entre os dois pontos
  • Staff do hotel é enrolado e pode causar dor de cabeça desnecessária ao hóspede

O Southern Sun OR Tambo foi a minha escolha de hospedagem em Joanesburgo na viagem de março de 2024. Aliás, foi a segunda vez que me hospedei por lá. Por fora, ele parece um Hilton; no quarto, um Ibis. A recepção dá a impressão de ser um lugar bem luxuoso, enquanto os quartos são básicos e confortáveis.

O principal motivo pra escolhê-lo como meu hotel em Joanesburgo foi a proximidade com o aeroporto, já que, no dia seguinte à minha chegada, eu partiria para um safári.

Assim como a localização, outro fator que pesou foi o horário do café da manhã, que começa às 6h. Como a van da agência nos buscaria às 7h do dia seguinte no terminal de ônibus do aeroporto, daria pra comer com calma e pegar o shuttle do hotel.

Admito que, apesar de o Southern Sun ter dado pro gasto nessa viagem de 2024, não o listaria como primeira opção de hotel em Joanesburgo na minha próxima. Se precisar de um lugar perto do aeroporto, tentarei antes o City Lodge.

Veja também:

Como se virar no aeroporto de Joanesburgo

Voando com a SAA de Guarulhos para Joanesburgo

Adquirindo um chip de telefone na África do Sul

A grande vantagem do Southern Sun

Sem dúvidas, a localização do Southern Sun é seu grande trunfo e foi o motivo principal da escolha. Ele fica a 400m do aeroporto internacional e conta com uma van que vai e volta do terminal de ônibus do OR Tambo. Por sinal, esse “shuttle” é uma mão na roda, pois o trecho não é muito amigável para pedestres.

Hotel Southern Sun, aeroporto de Joanesburgo

Hotel em Joanesburgo: o quarto do Southern Sun do aeroporto

O quarto standard para não-fumantes se mostrou confortável para duas pessoas. A primeira coisa que se observa é que eles gostam muito de carpete, presente no piso dos corredores e em todo o apartamento.

Por sua vez, a decoração é antiquada, com móveis de madeira escura e um gigante ar-condicionado/aquecedor de chão. Enfim, o importante é que há um bom nível de conforto pra quem chega de um voo longo.

Hotel Southern Sun, aeroporto de Joanesburgo

A ampla janela abre, e há um espaço vazio entre ela e o vidro da fachada do prédio. A vista do meu quarto incluía parte da pista do aeroporto, o hotel Intercontinental e um movimentado posto de gasolina. Ela também deixava claro que não havia mesmo um caminho normal, com calçadas, na direção do OR Tambo.

Não achei a região barulhenta, embora tenha faltado sorte na manhã em que cheguei: na hora em que deitei pra descansar, uma convenção partidária no hotel ou em seus arredores tocava músicas altíssimas. Entretanto, o cansaço era demais e prevaleceu.

Detalhes do quarto do Southern Sun

Como em vários hotéis da África do Sul, o Southern Sun tem uma chaleira elétrica (a água da pia é potável) e sachês de chá, café e chocolate quente. Pelo preço, faltou um frigobar.

Para quem viaja a trabalho, há uma generosa escrivaninha de madeira. Por ali, você encontra tomadas de dois pinos e também no padrão sul-africano.

Falando em tomadas, elas só estão disponíveis em um lado da cama. Tive que usar o adaptador pra carregar meu celular e, para encaixar na parede, precisei afastar a mesa de cabeceira.

Tomada de parede, hotel Southern Sun, aeroporto de Joanesburgo

Falando em cama, eu achei a do Southern Sun bem confortável. A única crítica é um leve cheiro de cigarro entranhado nas fronhas, aquele aroma com notas de motel antigo. Vale lembrar que o hotel também disponibiliza quartos para fumantes.

Perto da janela, há uma mesinha, uma poltrona e um apoio para pés, ideal para quem assiste à televisão. Não reparei se era uma smart tv, mas ela conta com vários canais, incluindo alguns do grupo Supersport.

Banheiro do Southern Sun

Quem chega no hotel e vê aquela recepção toda luxuosa pode se surpreender com o banheiro. Tudo porque é um espaço básico e honesto, no padrão Ibis. Entre os ítens de conforto, o hóspede encontra dois copos e uma garrafinha de água; touca de banho; sabonetes em barra e líquido; shampoo.

O chuveiro é bom e possui um tapetinho plástico anti-derrapante. No entanto, é preciso ter atenção com uma peculiaridade: não há porta no box. Assim, a água vaza para o piso e escorre até a porta do banheiro.

Hotel Southern Sun, aeroporto de Joanesburgo

O confuso check-in

Fiz a reserva de uma noite através do site do Southern Sun e me inscrevi no programa de pontos dessa rede de hotéis. Assim, você tem acesso a uma tarifa menor.

Para quem pega o voo Guarulhos-Joanesburgo, o early check-in é bem útil. Afinal, os trechos operados por Latam e SAA chegam na África do Sul de manhã cedo. Entretanto, minha solicitação desse serviço no campo de observações foi ignorada, e só fui atendido quando enviei um e-mail (até pesquisei no Google como fazer um texto impecável).

Na resposta, a recomendação era fazer uma reserva para a noite anterior e assim garantir a disponibilidade de um quarto. Fiz exatamente o que recomendaram, recebi um e-mail dizendo que estava tudo certo e que as reservas foram “unificadas”. Até aí, tudo bem.

Infelizmente, isso não ficou claro no sistema deles. Na nossa chegada, a recepcionista se enrolou, não encontrou meus dados, mas tudo se resolveu. Não entendi uma cobrança de 200 rand, estava cansado demais para contestar. Só queria tomar um banho. Enfim, fica aí o sinal de alerta pra quem precisar lidar com o setor de reservas do Southern Sun: os caras são enrolados.

O confuso café da manhã

A experiência negativa nesse hotel em Joanesburgo fica por conta do café da manhã no dia de nossa chegada. Depois da confusão do early check-in, chegamos no restaurante e, apesar de a refeição estar incluída na reserva, a gerente insistiu que teríamos que pagar.

Exausto demais pra discutir, tomei meu café e fui resolver a situação. A gerente em questão, que não prezava muito pela educação, me acompanhou até a recepção onde foi informada sobre a nossa situação. Só ali a sua arrogância diminuiu.

Eu falei: o pessoal é enrolado.

Agora sim, o café

O café da manhã chama a atenção pela variedade, e isso acaba sendo um ponto forte para um hotel vizinho de um aeroporto internacional. Todo mundo vai achar uma opção que lhe agrade.

Café da manhã, hotel Southern Sun, aeroporto de Joanesburgo

Ovos e crepes são preparados na hora. A bancada é repleta de pães, croissants, panquecas, frutas, linguiças (bovina e suína), legumes. Em outro ponto, você encontra iogurtes, cereais e sucos – o de maçã é maravilhoso.

Já as bebidas quentes são servidas na mesa. Entretanto, o café não agradou a minha namorada. “Muito aguado”, segundo a Camila.

Na viagem de 2017, jantei no restaurante do hotel e provei um dos melhores malva puddings da minha vida. Não tive a chance de conferir se a qualidade continua, mas vale a tentativa.

Malva pudding, hotel Southern Sun, aeroporto de Joanesburgo

Serviço de quarto do Southern Sun

A mesa ao lado da cama tem um QR code que dá acesso aos cardápios do bar, do restaurante e do serviço de quarto. Naquele primeiro dia de viagem, a fome bateu tarde e pedi uma das opções disponíveis após as 23h: o polivalente chicken mayo – um sanduíche de frango com maionese – acompanhado de fritas, que cabe em qualquer refeição do dia.

O pedido chega rápido e você faz o pagamento direto com o garçom, que sobe com a maquininha do cartão de crédito.

Chicken mayo, hotel Southern Sun, aeroporto de Joanesburgo

Check-out e saída com a van

O check-out é como no Ibis Budget: basta entregar o cartão de acesso na recepção, já que não ficam contas pendentes.

Aliás, se você precisar sair cedo, pode descer com as malas, deixá-las no cantinho do concierge e tomar seu café da manhã. Como eles dão um pequeno tíquete, não há risco de levarem sua bagagem.

Quanto à van, muita calma! Pela quantidade de voos saindo pela manhã, é normal que ela lote nesse período. Porém, ela não para de circular e volta rapidamente para buscar mais hóspedes na recepção do hotel.

Como encontrar a van do hotel Southern Sun no aeroporto

O serviço de shuttle circula entre o Southern Sun e o terminal de ônibus do aeroporto de Joanesburgo. O veículo é uma van branca e ela reboca um trailer preto com a logomarca do hotel.

Para quem desembarca em Joanesburgo, basta seguir as placas para Bus Terminal e Intercontinental Hotel. Não precisa subir ou descer escadas, continue no térreo. Para quem sai do desembarque internacional, é mais fácil ainda: basta seguir reto e procurar uma das portas que dão pra rua.

Como saber se você tá no caminho certo:

  • Você atravessou a rua e deu de cara com o hotel Intercontinental.
  • Há um canteiro repleto de suculentas à sua direita

Pronto. Agora, é só continuar nessa calçada e a entrada do Bus Terminal aparecerá logo.

Como achar as vans no aeroporto de Joanesburgo

Serviço

Southern Sun OR Tambo International Airport

Localização: a 400 metros do aeroporto de Joanesburgo.

Tarifas: A partir de 1.665 rand, com café da manhã incluído (valor em março/2024). Fiz a minha reserva pelo site do hotel.

Como chegar: Utilize a van que circula entre o hotel e o terminal de ônibus do aeroporto internacional de Joanesburgo.


O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

A Melhores Tarifas é comandada pela Mari Magalhães, que sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.

Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.

Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.

Dicas da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.

Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.