Onde comer: HQ, restaurante chique e barato em Cape Town

O restaurante HQ foi o grande achado da minha viagem a Cape Town em 2015/2016. Pena que só o descobri na véspera da volta para o Brasil.

O HQ é um restaurante que sintetiza a gastronomia na África do Sul: experiência ótima por um preço que brasileiros consideram justo

(post atualizado em 3/2/2020)

Nos meus tempos de intercâmbio em Cape Town, a noite de terça-feira era sinônimo de balada. E isso, necessariamente, significava enfiar o pé na jaca. Mesmo quando a disposição não era lá muito grande, havia sempre alguém pra dizer “só uma cerveja e vamos embora”. O tempo passou, e já me sinto um coroão. Agora, procuro por atividades mais tranquilas. Por isso, tive a sensação de encontrar um novo lar quando descobri a Date Night, programação da última terça-feira do mês no restaurante HQ.

Veja outros posts sobre gastronomia em Cape Town:

O High Tea do famoso Truth Coffee

Os cafés do Cape Quarter

Mercados e feiras gastronômicas de Cape Town

Onde comer no V&A Waterfront de Cape Town

Date Night

Chega a ser estranho falar em promoção num restaurante tão chique, mas o HQ faz algumas ações do tipo durante a semana. Quando fui lá pela primeira fez, era dia da Date Night, que acontece às terças.

Nessa noite, você pega um preço fixo por uma refeição completa para duas pessoas. Por 450 rand, servem:

– duas taças de espumante

– dois bifes de 250g cobertos pelo molho de manteiga cafe de Paris e acompanhados de batata frita

– duas taças do vinho shiraz da Fleur du Cap

– sobremesa

Considerando a cotação de fevereiro de 2020, tudo sai por menos de R$ 130. Acredito que, aqui no Rio de Janeiro, seja impossível jantar num lugar desse tipo pagando tão pouco.

Para mim, outro fato assustador era o molho que acompanha bife ser tão bom. De quebra, o prato incluía uma tonelada de batata frita.

Fui lá com três pessoas e a divisão de valores por quatro permitiu algumas “ousadias”. Pedimos uma garrafa de vinho e sobremesas (na época, a Date Night era composta de 2 saladas de entrada + 2 bifes + 2 taças de vinho). O cardápio ainda incluía um dos melhores malva puddings que provei na África do Sul.

A experiência é completada com música ao vivo. O cantor Ricky Botsis se apresenta caminhando entre as mesas, entoando clássicos da Antena 1 Light FM.

As outras promoções do HQ

Segundas: Live Music Mondays

A programação de segunda-feira inclui música ao vivo e a tradicional promoção 2 por 1 do HQ. São duas saladas de entrada + dois bifes de 250g cobertos pelo molho de manteiga Cafe de Paris e acompanhados de batata frita.

Quintas: Half Price Tapas

Todas as quintas, a partir de 18h, as tapas saem pela metade do preço. A noite é animada pelos DJs residentes do HQ.

Primeira quinta-feira do mês: First Thursdays

O HQ costuma fazer parte da programação das First Thursdays, realizada na primeira quinta do mês. Além das half price tapas, a noite é embalada pelo DJ Nick Birkby.

Sábados: Bottomless Bubbly

Aos sábados, entre 18h e 20h, o restaurante oferece um open bar de espumante Villiera Tradition Brut por 195 rand.

Sábados: Salsa Saturdays

A cada duas semanas, o HQ promove noites de salsa, bachata e kizomba. Se você quiser só dançar, a entrada é gratuita.

Antes de ir pra pista, você pode aproveitar o menu clássico do HQ (salada de entrada, bife e batata) por 295 rand. Nos Salsa Saturdays, ainda há open bar de espumante entre 17h e 19h por 195 rand.

Quem deve gostar do HQ

Apesar da vibe romântica, a Date Night também é uma boa para duplas que não são casais e grupos de amigos em número par. É um programa mais sossegado, uma opção à programação mais agitada de lugares como o Dizzys e o Bob’s Bar.

Serviço

HQÉ preciso reservar (021 424 6373; info@hqrestaurant.co.za). Endereço: 100 Shortmarket St. Abre de segunda a sábado. Veja outras informações no site oficial do restaurante.

Planejando sua viagem

Ao planejar sua viagem com os parceiros do Bastante Sotaque, você ajuda a manter o blog. As vendas garantem uma comissão ao blogueiro e, com isso, é possível cobrir os gastos com hospedagem do site e domínio.

Guia da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do blog Se Lança, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.Dicas da África do Sul

Seguro viagem

Leitores do Bastante Sotaque têm desconto de 5% ao adquirir este serviço com a nossa parceira Seguros Promo. Basta usar o cupom bastantesotaque5 na compra do seguro viagem.

Aluguel de carros

Rentcars.com é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras.

Para reservar, basta clicar aqui.

Passagens

Você pode consultar os preços e comprar passagens para África do Sul ou qualquer lugar do Brasil e do mundo através do site Passagens Promo. Com isso, o Bastante Sotaque ganha uma comissão e você ajuda o blog a se manter.

Quer mostrar o post pra alguém? Compartilhe!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.