Cidade do Cabo: 14 experiências ‘esquecidas’ pelos guias

Viajar pela África do Sul é equivalente a conhecer vários países. A variedade e quantidade de atrações impressionam. E Cape Town é a cidade que concentra mais opções de qualquer coisa. Por isso, separei algumas experiências proporcionadas pela Cidade do Cabo e que não costumam figurar nos guias.

A Cidade do Cabo oferece atrações para todos os gostos e bolsos

A Cidade do Cabo merece a maior parte dos seus dias na África do Sul, e isso não acontece à toa. Seus pontos fortes são a quantidade de programas e a facilidade para se chegar aos lugares. Tudo parece perto.

Com tanta coisa boa para se fazer, algumas atividades acabam ficando fora dos guias ou não ganham tanto destaque. Pensando nisso, resolvi criar um post com coisas não tão mainstream que poderiam complementar seu roteiro.

Comer sushi na Signal Hill

A Signal Hill é um dos melhores lugares para se assistir ao pôr do sol na Cidade do Cabo.

Na primeira vez que fui lá durante a viagem de 2015, um casal chamou a minha atenção. Não era um par romântico comum: eles dividiam uma caixa de sushis. Levaram até os hashis. Que ideia sensacional.

Não sei onde eles compraram, mas o supermercado Pick n Pay vende caixas com comida japonesa.

Veja mais detalhes no post sobre a Signal Hill.

Dicas de Cape Town - Por do Sol na Signal Hill

Ver baleias em Hout Bay

Este ítem depende um pouco mais da sorte. Mas é válido.

Estive no Bay Harbour Market, em Hout Bay, em um domingo. Como acho aquele mercado meio apertado, resolvi comer meu sanduíche fora dali. Fui até às pedras, na beira do mar.

Foi difícil achar um lugar para sentar. Havia muita gente, não era normal. Aí, entendi que o povo acompanhava uma baleia que se exibia muito perto da calçada.

Caso você não tenha sorte ali pelo mercado, pode tentar observá-las mais do alto. A estrada Chapman’s Peak Drive começa em Hout Bay, e conta com vários lugares para encostar o carro e curtir a paisagem. E procurar baleias.

Dicas de Cape Town - Baleias

Comer em restaurante chique e pagar preço de Habib’s

O HQ, no Centro da Cidade do Cabo, tem uma promoção para duas pessoas nas noites de terça-feira. Chamada de Date Night, ela consiste em duas saladas de entrada, dois bifes cobertos pelo molho de manteiga cafe de Paris e acompanhados de batata frita, além de duas taças do vinho tinto Boschendal Larone. Tudo isso sai por 295 rand, cerca de R$ 80, considerando a cotação de julho de 2018.

O restaurante fica na 100 Shortmarket Street, perto do cruzamento com a famosa Bree St.

Ligue para reservar (021 424 6373), pois é bem concorrido.

Veja o post sobre a Date Night do restaurante HQ.

Degustar chocolates no Old Biscuit Mill

O Neighbourgoods Market é fantástico. Fica fácil se perder em meio às delícias do mercado dos sábados. Por isso, muita gente acaba nem sabendo que existe uma fábrica de chocolate naquele complexo do Old Biscuit Mill.

A CocoaFair se localiza atrás da área de moda. Caminhe pelas barracas até achar a fila do caixa eletrônico. A entrada fica “escondida” atrás desse pessoal.

Lá dentro, dá pra ver parte da fabricação, além de degustar gratuitamente uma grande variedade de chocolates.

Saiba mais sobre a feira no post sobre o Old Biscuit Mill.

Onde comer em Cape Town - Mercado Old Biscuit Mill
A seta indica a entrada da fábrica de chocolate

Comer e beber ao lado da linha do trem (com segurança!)

Kalk Bay é um dos vilarejos de False Bay, e conta com o curioso bar e restaurante Cape to Cuba.

Sua peculiaridade fica por conta das varandas, de frente para o mar. Entre elas e a água, apenas um detalhe: há uma linha de trem. Funcionando normalmente. Sim, um vagão pode passar do seu lado enquanto você come um hamburger ou bebe uma cerveja.

O Cape to Cuba pode entrar no seu roteiro para o Cabo da Boa Esperança.

Onde comer em Cape Town - Kalk Bay

Tirar uma foto com o Bart Simpson

Durante o intercâmbio, em 2011, passei muita vezes pela rua Saint Georges Mall. Porém, só na última semana que notei uma escultura do artista local Brett Murray.

A obra conta com várias cabeças do Bart Simpson. E, desde maio de 2000, está ali no cruzamento com a Waterkant St.

Já a St. Georges Mall pode tranquilamente fazer parte da sua viagem sem carro por Cape Town.

ica Cape Town - Cidade do Cabo - Centro

Comprar camisas de time de futebol baratas

Teoricamente, o Access Park é um lugar para comprar barato. Afinal, é um shopping outlet localizado no bairro de Kenilworth, perto de Claremont. Entretanto, sempre achei difícil encontrar algo que eu goste, seja do meu tamanho e custe pouco.

Ao menos para quem gosta de camisas de time, há uma loja interessante. Em 2014, havia vários artigos de times locais de futebol e rugby a bons preços.

Embora não lembre quanto paguei, levei duas camisas do Kaizer Chiefs de temporadas anteriores.

Dicas de compras - Shopping em Cape TOwn/Cidade do Cabo

Comer na Earth Fair Food Market

A Earth Fair Food Market é mais um motivo para gostar da St. Georges Mall, minha rua preferida em Cape Town. A feira acontece todas as quintas, entre 11-15h, entre a Wale St. e a Church St..

O lugar é tipo um mini Old Biscuit Mill: tem vários tipos de comida, além de frutas, verduras e legumes frescos.

Quando passei por lá na viagem de novembro/2014, havia até um brasileiro vendendo picanha. Como eu estava há quase um mês fora de casa, foi bom pra matar a saudade do churrasco. Atualmente, a Earth Fair é mais um lugar em que você pode encontrar a brasileiríssima tapioca da Love Kooxs.

Comer malva pudding

Se a ideia é comer algo típico da África do Sul, as dicas costumam apontar para o Mama Africa e o Marco’s African Place, ambos no Centro.

No entanto, a culinária do país não se resume a pratos como bife de springbok e espetinho com carnes de caça. Você também pode provar uma sobremesa tradicionalmente sul-africana, o malva pudding. Trata-se de um bolinho ou brownie coberto por uma calda quente feita com ovos. Amigos locais me explicaram que o nome “malva” tem a ver com a sua consistência.

Ele é encontrado em vários restaurantes, mas a qualidade e a apresentação variam muito. O que mais gostei na Cidade do Cabo foi o do Willoughby & Co, no Waterfront.

Dicas Cape Town: restaurantes

Visitar o muro de Berlim na Cidade do Cabo

Há um pedaço do Muro de Berlim no início da rua St. Georges Mall, quase esquina com a Wale St.. Ele foi um presente à Cidade do Cabo, em honra à visita oficial do então presidente Nelson Mandela ao país europeu em 1996.

Provar a casquinha do Steers

Acho o Steers uma lanchonete meia-boca. Mesmo assim, gosto da casquinha (ou cone, como chamam por lá) que eles servem. Especialmente a Caramel Dip, na qual uma camada crocante de caramelo envolve o sorvete. Também é disponível no sabor chocolate.

Assitir ao pôr do sol nas pedras de Sea Point

Enquanto procurava um lugar para fazer um timelapse em Sea Point, achei uma espécie de passarela de concreto, construída sobre as pedras, quase chegando no mar.

Gostei do que vi, montei meu equipamento e fiz as fotos. Porém, assim que o sol se pôs, me mandei dali. Acredito que aquela área fique meio tensa à noite. É que, enquanto fazia minhas imagens, descobri umas camisinhas pelo chão…

Aproveitar as ondas em Sea Point

Quando falo em ondas, não me refiro ao surf. Elas quebram com força perto do calçadão de Sea Point. No verão de 2015, a explosão de água fez a alegria das crianças.

Dicas Cape Town

Passeio no Green Point Park

Sei que o imponente Cape Town Stadium rouba as atenções naquela parte de Cape Town. Por isso, o belo Green Point Park pode passar despercebido nos seus passeios. O que seria um grande pecado.

O parque leva o nome do bairro colado no Centro de Cape Town e é definido como um “pedacinho de paraíso no meio da cidade” pelo site da prefeitura.

Ele é uma boa para quem quer correr, caminhar e fazer picnics. Pode ser interessante também para crianças, pois conta com vários brinquedos.

O local ainda tem o Jardim de Biodiversidade, no qual existem cerca de 25 mil exemplares de plantas nativas.

Veja também:

Roteiro de 10 dias em Cape Town para trintões de idade ou espírito

Os preços do Uber em Cape Town

Saiba mais sobre hospedagem no bairro de Sea Point na Cidade do Cabo

Conheça a feira gastronômica do Old Biscuit Mill


Seguro viagem

Leitores do Bastante Sotaque têm desconto de 5% ao adquirir este serviço com a nossa parceira Seguros Promo. Basta usar o cupom bastantesotaque5 na compra do seguro viagem.

As parcerias ajudam a manter o blog, cobrindo os gastos com hospedagem do site, domínio e ferramentas de monitoramento. As vendas garantem uma comissão ao blogueiro, enquanto os seguidores não precisam pagar nada a mais pelo serviço.

Aluguel de carros

Rentcars.com é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras.

Algumas informações sobre as reservas feitas com a Rentcars:

– a cobrança é sempre em reais, mesmo para reservas fora do Brasil;

– parcelamento em até 12 vezes;

– atendimento e call center em português, inglês e espanhol sete dias por semana.

O leitor do Bastante Sotaque não paga nada a mais por isso. Para reservar, basta clicar aqui ou em um dos banners – este do post ou o da coluna ali da direita.

Quer mostrar o post pra alguém? Compartilhe!

5 comentários

  1. Pedro, seu blog é incrível e tem me ajudado muito nas pesquisas. Estou indo pra Cape Town e Joburg agora em dezembro pra temporada, e to de olho na sua página do face. Parabéns pelo trabalho!

    Tem um email ou face pessoal pra eu tirar algumas dúvidas? Se não for incômodo.

    Obrigada,
    Julia

  2. […] CIDADE DO CABO: 14 EXPERIÊNCIAS ‘ESQUECIDAS’ PELOS GUIAS Comer na Earth Fair Food Market A Earth Fair Food Market é mais um motivo para gostar da St. Georges Mall, minha rua preferida em Cape Town. A feira acontece todas as quintas, entre 11-15h, entre a Wale St. e a Church St. O lugar é tipo um mini Old Biscuit Mill: tem vários tipos de comida, além de frutas, verduras e legumes frescos. […]

  3. Olá, irei em julho para Cape Town… sei que é uma época bem chuvosa mas eram as datas que eu poderia ir! Gostaria de saber se existe alguma recomendação especifica para essa época.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.