Comendo em Cape Town: V&A Food Market, o inimigo das dietas

O V&A Food Market é o lugar no qual comi mais vezes em Cape Town. Além de ser bem localizado, o mercado gastronômico oferece opções variadas e baratas de comida.

Recomendo o V&A Food Market especialmente para quem está em seus primeiros dias de África do Sul e ainda se atrapalha com menus e temperos

(post atualizado em 24/1/2019)

Minha história com o V&A Food Market começou durante a Copa do Mundo de 2014, quando a radialista Stephanie B, da “5FM”, estava aqui no Brasil, junto com meu amigo Joe Crann, do “Soccer Laduma”. Ela me contou que havia um mercado novo e excelente no Waterfront. Uma espécie de Neighbourgoods Market diário.

Como ele foi comparado ao meu canto preferido no mundo, fiquei curioso. E, obviamente, foi um dos primeiros lugares que visitei no final daquele ano, durante minha segunda viagem a Cape Town.

Veja mais opções no post com dicas de restaurantes no Waterfront

Como é o mercado

O Food Market ocupa um grande galpão que, originalmente, funcionou como estação de energia. Na época do meu intercâmbio, ele abrigava uma enorme loja de cds chamada Musica. Localizada ao lado da Nobel Square, conta com diversos stands e uma boa variedade de opções gastronômicas.

Na área interna, você pode comer nas mesas de uso comum ou nos balcões, mas prefiro fazer minhas refeições no lado de fora. É ótimo ficar por ali, vendo o movimento na praça ou encarando a Table Mountain.

Mesmo cercado pela vibe mais turística do Waterfront, o mercado consegue apresentar um retrato da cultura local. Ao incluir vários tipos de cozinha, ele mostra a pluralidade da África do Sul, que mistura elementos do seu continente com asiáticos e europeus.

Você encontra stands de comida tunisiana, japonesa ou tailandesa, além de espaços que vendem cozidos, pap e chakalaka, sem falar nos quiosques exclusivos de biltongs, samosas e ostras.

E ainda há hambúrgeres, pães, doces, wraps, cafés, chás, cervejas… Não é fácil escolher, logo de cara, um lugar para comer.

A seguir, algumas palavras sobre stands que conheci:

Wicked Waffle

Começo pelo Wicked Waffle porque ele virou o meu novo point para comer waffles instagramáveis. Antigamente, eu me acabava nessa iguaria no quiosque da For the Love of Yummyness, que deixou o Food Market.

O waffle estupidamente delicioso das fotos abaixo é um retrato da combinação de custo e gostosura, tão comum em Cape Town e naquele mercado. Em novembro, ele estava saindo por 65 rand, valor equivalente a R$ 17 na época.

Chamado de Lady in Heaven, ele inclui morangos, chocolate belga derretido e sorvete.

Como achar: brasileiro(a) que é, você vai tirar uma foto do quiosque Lamb Rolla. Eu sei que vai. Nesse momento, dê um giro de 180 graus e olhe pra cima. O Wicked Waffle aparecerá ali, no mezanino.

Dr. Juice

Curiosamente, o Food Market não conta com muitas opções para comprar bebida. Um dos mais antigos é o Dr. Juice, que lembra as casas de sucos cariocas, aquelas com frutas penduradas em todos os cantos. Além dos óbvios juices, são vendidos smoothies.

Fiquei feliz ao voltar no mercado e descobrir que eles agora ocupam um stand maior. Estão no espaço antes ocupado pela Yummyness, perto de uma das portas do lado da Nobel Square.

Trecastelli Bakery

Fundada por italianos, essa padaria absurda foi uma descoberta tardia da minha viagem mais recente. Lamento muito ter comido lá apenas no meu último dia na Cidade do Cabo.

Sua vitrine é repleta de iguarias como cannoli, biscoitos e croissants. Para meu café da manhã, escolhi um palmier estupidamente gigante (lá é chamado de pig’s ears) e um pão recheado com baunilha cujo nome não entendi na hora.

A impressão foi tão boa que fiquei curioso para, numa próxima viagem, conhecer o restaurante que eles abriram em Blouberg.

The Creamery

Minha velha conhecida. Perdi a conta de quantos sorvetes da Creamery já tomei nos bancos da Nobel Square enquanto observava o movimento de turistas.

Meu favorito é o raspberry choc chip, que nem sempre está disponível, já que as opções variam conforme as épocas das frutas. Minha dica é não procurar por esse sabor logo de cara: prove tudo antes de escolher.

Yokos

Especializado em iogurte, o Yokos é outro quiosque das antigas no Food Market. Na minha volta, vi que eles ampliaram seu espaço e as opções do menu. Assim, acabei trocando o pote sabor morango de sempre por um smoothie de mojito. Estranho, eu sei. Mas, não é ruim.

O interessante é que eles também oferecem opções sem lactose. Os smoothies e bowls podem ser feitos com iogurte grego ou de côco.

Royal Tea

Voltando ao campo das bebidas saudáveis, provei os chás gelados da Royal Tea, marca também presente no Neighbourgoods Market. Quase tudo no cardápio custa 55 rand. Só acho que poderia ser um tiquinho mais barato.

Em relação aos sabores, bebi o jasmine orange e o orange burst, feitos com chá verde e que tinham pedaços de laranja. O menu ainda inclui opções menos ortodoxas, como os smooteas com queijo (sim) e o bubble tea com tapioca.

Já se você procura por bebidas mais comuns, como água, cerveja e refrigerante, não entre em pânico: há um bar no térreo, perto da porta que dá para a ponte azul.

The Old Biscuit Mill - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Café

Os amantes de café contam com opções como a filial do badalado Truth e a Coffee Power Station, cujo nome faz referência à estação de energia que funcionava naquele galpão.

Tomei alguns chocolates quentes e cappuccini na Power Station, que é um dos vários lugares da Cidade do Cabo que oferecem alternativas ao uso de plástico. Por sinal, eles vendem canudos de bambu reutilizáveis a 25 rand.

Cavaletes da alegria

Uma das marcas do V&A Food Market é o uso de cavaletes com frases espirituosas. O mais famoso é o que diz: “Não temos wi-fi. Conversem entre vocês e finjam que é 1995”.

A questão é que eles disponibilizam internet gratuita, sim.

V&A Food Market: Serviço

ONDE: Complexo do V&A Waterfront, ao lado da Nobel Square. Outros pontos de referência: hotel Cape Grace, ponte azul, Watershed e Two Oceans Aquarium.

QUANDO:

Entre maio e outubro – Domingo a quinta: 10-19h; sexta e sábado: 10-20h

Entre novembro e abril – Domingo a quinta: 10-20h; sexta e sábado: 10-21h

De 16/12 a 30/12: 10-21h; 31/12: 10h-0h.

O mercado abre todos os dias, com exceção de 25/12 e 1/1.

Veja também:

Gastronomia: Onde comer no Waterfront

Onde comer em Cape Town: Old Biscuit Mill

Vinhos: A histórica vinícola Groot Constantia

Seguro viagem

Leitores do Bastante Sotaque têm desconto de 5% ao adquirir este serviço com a nossa parceira Seguros Promo. Basta usar o cupom bastantesotaque5 na compra do seguro viagem.

As parcerias ajudam a manter o blog, cobrindo os gastos com hospedagem do site, domínio e ferramentas de monitoramento. As vendas garantem uma comissão ao blogueiro, enquanto os seguidores não precisam pagar nada a mais pelo serviço.

Aluguel de carros

Rentcars.com é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras.

Algumas informações sobre as reservas feitas com a Rentcars:

– cobrança em reais, mesmo para reservas fora do Brasil;

– parcelamento em até 12 vezes;

– atendimento e call center em português, inglês e espanhol sete dias por semana.

Relembrando: o leitor do Bastante Sotaque não paga nada a mais por isso. Para reservar, basta clicar aqui ou em um dos banners – este do post ou o da coluna ali da direita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.