Cape Town de carro: veja o que visitar na cidade e arredores

É possível fazer uma ótima viagem por Cape Town de carro ou sem dirigir. Entretanto, explorar a cidade e seus arredores dirigindo é uma forma de aproveitar bem – e no seu tempo – os dias na pontinha do continente africano.

Confira dicas de lugares para conhecer em Cape Town de carro

(post atualizado em 10/7/2023)

Cape Town é uma cidade para todos os gostos e bolsos. Encanta e agrada a vários perfis de viajante. E, embora tenha um transporte público de bom nível, explorar a cidade de carro é altamente recomendável.

A grande e óbvia vantagem de se alugar um veículo é mandar na própria programação. Não é menos do que libertador conhecer os lugares no seu tempo, com autonomia, sem ficar de olho no relógio. Afinal, não há uma van cheia de turistas impacientes esperando pelo seu retorno.

Depois de falar sobre as formas de se explorar Cape Town sem carro, achei que era hora de apresentar sugestões para quem vai dirigir pelo Cabo. Ah, e não se preocupe com a mão inglesa. A adaptação à direção no “lado errado” é tranquila. Problema mesmo é aprender a entrar pela porta do motorista.

Veja também:

Explorando Cape Town sem carro

O guia da Garden Route: o que fazer e onde ficar

Cape Town de carro: Visitando a praia de Bloubergstrand, Cidade do Cabo

A Table Mountain é o ícone e principal cartão postal da cidade. Já o meu lugar preferido para admirá-la é Bloubergstrand, do outro lado da Table Bay. Aquela vista comprova toda a grandeza da montanha: mesmo de longe, parece gigante. De quebra, nos dias de vento forte, suas fotos ainda podem ganhar o colorido da turma do kitesurf.

Big Bay, a praia seguinte, também merece uma visita. É lá que fica o shopping Eden on the Bay, onde costumo estacionar e onde há alguns restaurantes. Também é por ali que fica uma das molduras amarelas que enquadram a Table.

Praia de Blouberg - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Como chegar

O caminho é fácil. Geralmente, o Waze manda pegar a estrada N1. É fácil estacionar na praia. Se der uma esticada até Big Bay, deixe o carro no shopping Eden on the Bay. Para mais detalhes e outras informações, não deixe de conferir o post que escrevi sobre a praia de Bloubergstrand.

Praia de Blouberg - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Dirigindo até a Signal Hill, na Cidade do Cabo

Vizinha da Lion’s Head e da Table Mountain, a colina é abraçada pelos bairros de Green Point, Sea Point e Bo-Kaap. Ela oferece vistas espetaculares, mas acho que não recebe a atenção devida dos turistas.

A Signal Hill pode ser uma boa opção para curtir o pôr do sol. Mas, fique atento(a): se você pretende dirigir até lá, chegue cedo. O estacionamento é pequeno e pode haver um engarrafamento nas últimas curvas.

Outro ponto forte da Signal Hill é a chance de avistar baleias. Quem teve essa sorte foi a super Juliana Blanz, leitora do blog, em julho de 2019.

Para saber mais sobre esse local, confira o post sobre a Signal Hill.

Signal Hill - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Cape Town de carro: como chegar na Signal Hill

O caminho é o mesmo da Lion’s Head. É só entrar na Signal Hill Road e seguir até o fim.

Após a rotatória, você verá estas duas estradas. A da direita vai para Lion’s Head e Signal Hill. (Imagem: Google Maps)

Vindo do Centro, é só seguir como se você fosse para Camps Bay. Suba a Kloof Nek Rd até a rotatória, onde é preciso virar à direita. Por ali, é tranquilo, pois há placas para a Signal.

Já se você vem de Camps Bay, suba pela Camps Bay Drive – que é uma continuação da Kloof Nek Rd -, virando à esquerda na rotatória.

Signal Hill - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Cape Town de carro: O alto da Camps Bay Drive

Quem aluga um carro em Cape Town pode fazer uma bela coleção de fotos em mirantes. Na minha viagem de 2015/2016, por exemplo, descobri um na Camps Bay Drive numa manhã de domingo. Em dias de sol, você tem uma vista incrível da praia homônima.

Camps Bay Dr - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Como chegar no alto da Camps Bay Drive

A Camps Bay Dr é a principal ligação entre o bairro litorâneo e o Centro. Se você sai da orla, é só seguir as placas para a Table Mountain.

Já para quem vem da região central, também é fácil. Afinal, a Camps Bay Drive é a mesma Kloof Nek Rd do tópico anterior. Só que, após a rotatória na altura da Table Mountain, ela muda de nome.

Veja também: Praia de Camps Bay

Camps Bay Dr - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Cape Town de carro: dirigindo pela Victoria Road

O trecho da Victoria Road entre Camps Bay e Hout Bay é uma das mais belas rotas cênicas do país. De um lado, você tem a companhia do mar. No outro, a escolta é feita pela cadeia de montanhas dos Doze Apóstolos.

Aquela via conta com diversos mirantes e pode ser uma opção para o fim de tarde. Com sorte, algumas baleias podem dar o ar da graça. Ah, e leve um casaco. Sempre enfrentei fortes ventos por ali.

Praias

É no trecho da Victoria Rd entre Camps Bay e Hout Bay que ficam os acessos a praias não tão exploradas por brasileiros, como Oudekraal e Llandudno.

Como chegar

Principal ligação entre Camps Bay e Houy Bay, é fácil chegar até ela. Para quem sai de Sea Point, é só seguir para o norte: se encontrar mansões do seu lado direito, tá no caminho certo. Já para quem vem do Centro, é só pegar a Kloof Nek Rd/Camps Bay Dr.

Na dúvida, use o Waze ou confie nas placas. A sinalização é muito boa na África do Sul.

Clarence Drive (caminho para Hermanus)

Se você tiver a chance de fazer uma road trip pela África do Sul, a R44/Clarence Drive tem tudo pra ser uma das melhores partes do caminho. A estrada acrescenta alguns quilômetros no caminho para Hermanus e a Garden Route. No entanto, a beleza do trecho do litoral faz essa alternativa valer a pena.

A Clarence Drive pode entrar no roteiro, por exemplo, de quem sai de Cape Town rumo à Garden Route, e vice-versa. Ela também é um caminho diferentão para Hermanus – a capital mundial das baleias – e Gansbaai – onde fazem os mergulhos com tubarões-brancos.

Uma das atrações daquele pedaço é a colônia de pinguins da Stony Point Natural Reserve. Ela fica em Betty’s Bay, a 1h30min da Cidade do Cabo. Não confundir com a famosona Boulders Beach de Simon’s Town.

R44/Clarence Drive - Kogel Bay, África do Sul

Como chegar

Pelo que vi no mapa, a melhor opção para quem sai de carro da Cidade do Cabo é pegar a estrada N2. Na altura de Somerset West, saia para a R44/Clarence Drive, seguindo as placas para Gordon’s Bay e Kleinmond.

para quem vem da Garden Route pela N2, há um acesso para o litoral na altura de Bot River. Você deverá pegar a R43 e logo verá a saída para a R44/Clarence Drive.

Veja também: Post sobre a Clarence Drive/R44

Rota cênica - R44/Clarence Drive - África do Sul

Hermanus

A charmosa Hermanus fica a cerca de 2h da Cidade do Cabo. Como ainda não tive a chance de passar muito tempo lá, está na lista de uma próxima viagem para a África do Sul. Ela parece ser uma boa para um bate-volta ou passar o final de semana,

Autodefinida como “capital mundial das baleias”, é apontada como o melhor lugar do planeta para a observação desses mamíferos. É possível vê-los dos mirantes ou em passeios de barco. Essa turma da pesada sai da Antártida e fica nessa região entre junho e novembro – às vezes, até dezembro.

O negócio é tão sério que, anualmente, a cidade sedia o Festival das Baleias.

Veja também: O maravilhoso post do Se Lança sobre Hermanus

Caso você esteja procurando por tubarões-brancos, Hermanus também pode ser encaixada no roteiro. É comum usar a cidade como base para o shark diving na vizinha Gansbaai.

Hermanus, África do Sul

Como chegar

Para quem sai de carro da Cidade do Cabo, o normal é pegar a estrada N2 e, depois, a saída para a R43. A outra opção – mais demorada e divertida – é a Clarence Drive.

Cape Town de carro: Cape Point e Cabo da Boa Esperança

Eu precisaria de um post inteiro para falar o quanto aquele lugar é deslumbrante. Por isso, confira minha sugestão de roteiro para o Cabo da Boa Esperança.

Lugares em que você “PRECISA IR” podem ser um pé no saco. Afinal, atraem enormes excursões – logo, muita gente mal-educada também. Contudo, acho que aquela parte do Table Mountain National Park sempre merece ser olhada com mais carinho.

Há os pontos que ficam bem lotados, como o farol antigo do Cape Point e a placa do Cabo da Boa Esperança. Entretanto, fora do roteiro das excursões, há vários cantos interessantes e paisagens inesquecíveis.

Vá. E respire fundo. Sério. O ar dali é um dos mais puros do mundo.

Cabo da Boa Esperança - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Como chegar

Recomendo reservar um dia inteiro para este passeio. Assim, você pode fazer na ida e/ou na volta o caminho mais longo (e belo), pegando a Chapman’s Peak Drive. Essa estrada desce pelo lado oeste da Península do Cabo e é repleta de mirantes.

Na ida, basta seguir as placas para Simon’s Town, último vilarejo antes do parque. Isso pode demorar cerca de 1h20min. Mas, vale a pena.

Jardim de Kirstenbosch, Cidade do Cabo

Incluí Kirstenbosch neste post, principalmente, porque ele ainda não é atendido pelo serviço de ônibus MyCiti. Descrito no seu site oficial como “um dos mais grandiosos jardins botânicos do mundo”, ele se localiza aos pés da Table Mountain, no bairro de Newlands, a 13 km do centro de Cape Town.

Durante o verão, o jardim recebe shows (tema deste post aqui) e cinema ao ar livre. Uma de suas atrações mais fotografadas é a passarela sobre as árvores, a Tree Canopy Walkway.

Jardim Botânico de Kirstenbosch - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Como chegar ao Jardim de Kirstenbosch

Com trânsito livre, dá pra chegar do Centro a Kirstenbosch em uns 15 minutos. Normalmente, o Waze manda você pegar a Rhodes Dr.

Jardim de Kirstenbosch, Cape Town

West Coast National Park, Langebaan

Presença raríssima nos roteiros dos brasileiros, essa atração se localiza a menos de 2h de carro de Cape Town. O grande apelo dali é a cor “caribenha” da água de sua lagoa. Vale ficar pelo menos uma noite em Langebaan, para conhecer o parque e a cidade.

Em setembro, o destaque é a Flower Season, quando o West Coast National Park é tingido pelo colorido das flores.

Se estiver com disposição, você pode até dar uma esticadinha à bucólica Paternoster.

Gostei tanto daquela região que fiz até um post com dicas para um bate-volta a partir de Cape Town.

Shark Bay - Langebaan, África do Sul

Como chegar

Confie no Waze. E cuidado com a estrada, já que o radar fiscaliza a média de velocidade.

Saiba mais sobre Langebaan e a West Coast:

Onde se hospedar em Langebaan: Masada Guest House

Visitando o West Coast National Park

Drakenstein Correctional Centre (entre Paarl e Franschhoek)

Essa vale pelo lado histórico. Se você estiver por Franschhoek e Paarl (30-40 minutos de Cape Town), pode conhecer o local no qual Nelson Mandela foi libertado.

Ali, o que mais chama a atenção é a estátua erguida diante do portão daquela prisão para presos de menor risco. Ela reproduz a imagem do ex-presidente caminhando para a liberdade em 11 de fevereiro de 1990.

Estátua do Nelson Mandela - Drakenstein Correctional Centre, África do Sul

Como chegar

Ao digitar o nome do local, o Waze apresenta alguns resultados. O primeiro me levou para o Centro de Paarl. Só acertei na segunda tentativa, enquanto deixava Franschhoek numa manhã de Natal.

Para garantir, aqui vão as coordenadas do Google, fornecidas pelo Turismo Oficial: -33.843631, 19.016106.

Ainda de acordo com a South African Tourism, o local fica na estrada R301, a 5km da Hugenot Road/R45.

Serviço

Aluguel de carros na África do Sul

Para quem pensa em alugar um veículo na África do Sul, uma opção é aproveitar a parceria do Bastante Sotaque com a Rentcars. Para reservar, basta clicar aqui

CNH brasileira na África do Sul

Sempre usei a carteira de habilitação brasileira por lá. Cheguei até a ser parado numa blitz na estrada, perto de Plettenberg Bay, e foi tudo bem. Na próxima viagem, pretendo usar a permissão internacional, mas apenas para me prevenir de qualquer aporrinhação.

Também conversei sobre o assunto com Diogo Caldeira, do Turismo Oficial da África do Sul. Confira no vídeo abaixo o que ele disse sobre a aceitação da nossa CNH na África do Sul:



O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

A Melhores Tarifas é comandada pela Mari Magalhães, que sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.

Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.

Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.

Dicas da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.

Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.

5 comentários

  1. Oi Pedro,

    Apesar de estar sozinha na viagem em 2019 para Africa do Sul, estou pensando na possibilidade de troca o Bazbus por alugar um carro. Minha maior preocupação é a segurança em dirigir por toda Route Garden. Além disso, queria saber sobre a adaptação em dirigir na mão inglesa.
    Obrigada, adoro seu blog.

    • Mão inglesa: minha adaptação como motorista foi bem rápida. É mais difícil para pedestre.
      Segurança: sem problemas. Mais civilidade e gentileza que aqui. Exemplo: cidades pequenas como Jeffreys Bay não têm sinais nos cruzamentos. Todos esperam sua vez de passar.

  2. Olá!! Adoro seu blog!

    Vou fazer a garden route (de Jeffreys Bay até Cape Town) e vi que tem um caminho bem bonito, chamado clarence drive. Você tem um roteiro desse caminho passando por Hermanus para Cape Town?

    Obrigada!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.